misabellC Tour

free counters

terça-feira, 20 de abril de 2010

Estrutura do Catálogo


A organização de um catálogo dependerá não só dos padrões a serem adotados, como também do arquivo de decisões e/ou do manual de serviços.É essencial que seu desenvolvimento se processe de forma harmoniosa, corrente e constante, pois os princípios devem ser seguidos de moda a ssegurar uniformidade e flexibilidade ao catálogo.Ele deverá fornecer atuais,satisfatórias aos usuários.

1- Ficha Catalográfica:
Registram em ordem preestabelecida, de maneira uniforme, os dados que vão identificar, caracterizar ou individualizar as publicações no seu todo ou em parte.
Suas dimensões são padronizadas em 7,5cm de altura e 12,5cm de largura, com orifício no centro de sua margem inferior. Suas margens são invariáveis.

2- Entrada do Catálogo:
O catálogo é constituído de um conjunto de entradas que permite recuperar - sob diversos e diferentes pontos de acesso - as publicações do acervo. Para cada publicação existente na coleção, são elaboradas as seguintes entradas de fichas:
2.1- Uma entrada principal:
Também chamada ficha principal ou matriz - é completa e independente. Reuneum conjunto de informações indispensáveisa identificação da publicação, convencionalmente apresentadas na seguinte ordem:
nº de chamada
cabeçalho da ficha de entrada principal
corpo da ficha ou da entrada
colação ou notas bibliográficas
nota de série
notas especiais
ISBN
Pista

2.1.1 - O nº de chamada tem por finalidade, localizar fisicamente a publicação na estante. É constutuído por notaões ou símbolos que representam o assunto (nºde classificação) e o autor ou o título (nº do livro) de uma obra.
2.1.2 - O cabeçalho da ficha ou da entrada principal é o nome do autor (pessoa ou identidade)ou o título, se a publicação for melhor identificada por esta parte da obra, ou se for anônima.
2.1.3 - Corpo da ficha ou da entrada.Esta parte da ficha contém: título; subtítulo, nome de prefaciador(es), tradutor(es), etc. Número da edição e autoria relacionada com a edição, se for o caso."Local, editor comercial, data de publicação e/ou copyright da obra".(imprentas ou notas tipográficas).
2.1.4 - A colação ou nota bibliográfica indica as características físicas da obra: nº de páginas (de folhas ou volume) ilustrações, tamanho e material adicional.
2.1.5 - A nota de série é tradicionalmente iniciada entre parenteses, após a colação ou notas bibliográficas. Ela é constituída de título da série e sua numeração(volume, tomo, número, etc.), ou apenas do título, se não for numerada.
2.1.6 - As notas especiais são informações que suplementam as partes anteriores da ficha; indicam particularidades que ajudam a identificar ou qualificar melhor a obra, dando explicações sobre título, ou sobre a sua história bibliográfica (relação com outras obras), sobre imprenta, colação, série, conteúdo, etc.
2.1.7 - ISBN é o nº que, de acordo com o Sistema Internacional para Numeração de Livros, representa a obra dentro de sua editora(editor comercial).Este nº será sempre precedido da sigla ISBN(e ISSN se for periódico).
2.1.8 - Pista ou a indicação das entradas de assunto e secundárias.Sua localização é variável, dependendo do critério adotado pela biblioteca, pode aparecer no final ou no verso da ficha.Na pista as entradas em geral obedecem uma ordem:
a)assunto(s)
b) colaborador(es), editor(es), e outros participantes do texto
c) série
d) título(s)
2.2 - Entradas Secundárias:
Também conhecidas como fichas secundárias, reproduzem total ou parcialmente as informações da entrada ou ficha matriz.Elas tem por finalidade particularizar - por meio de cabeçalhos apropriados diferentes do cabeçalho da ficha principal - outros elementos identificadores da publicação, suplementando a entrada principal.
2.3 - Entradas de Assunto:
Estas entradas, como as secundárias, evidenciam os assuntos contidos nas publicações. Elas podem ser representadas por expressões verbais, ou por notações (símbolos alfabéticos, númericos, etc.) que representam os assuntos em um dos sistemas classificação bibliográfica, como a CDU,CDD, etc.
2.4 - Entradas de referÊncia e remissivas.
2.4.1 - Enquanto as entradas de referÊncia tem por finalidade fazer a ligação de cabeçalhos correlatos ou subordinados as remissivas rtemetem de um cabeçalho não usadopara outro mais apropriado e adotado no catálogo.Estas são caracterizadas aquelas pela expressão VER TAMBÉM( ou representadas pelo símbolo XX).Estes símbolos, quando postos à frente de cabeçalhos significam que devem ser feitas ou existem remissivas(X) ou referÊncias(XX) sob cabeçalhos.
2.4.2 - Referências recíprocas ou cruzadas ligam simultaneamente entradas correlatas.
3 - Fichas Guias:
São elementos auxiliares, servem para identificar de espço a espaço, pontos da ordenação do catálogo, - de acordo com as necessidades - com o objetivo de facilitar a consulta do mesmo.
4- Desdobramento das fichas:
As fichas secundárias e as de assunto são facilmente elaboradas pela simples reprodução mecânica(impressão tipográfica, offset¹, minigraph², flexowriter³, xerox, etc. ou datilografadas) da ficha principal ou matriz, bastante acrescentar-lhes - acima do cabeçalho da ficha principal - os demais cabeçalhos.Dessa forma, tem-se a mesma publicação mais de uma vez representada no catálogo por cabeçalhos diversos.



¹A impressão offset (no Brasil chamado também de ofset) é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set - fora do lugar - vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície. Este método tornou-se principal na impressão de grandes tiragens (a partir de 1.000); para menores volumes, porém, sua utilização não compensa, já que o custo inicial da produção torna-a proibitiva.

²mini-graph. As fichas secundárias são feitas pela semples aposição de um cabeçalho na ficha matriz (Stencil) de mini-graph. ...

³O Friden Flexowriter ou flexowriter como sobre a sua placa, era um teletipo , um pesado máquina elétrica capaz de ser conduzido, não só por uma digitação humanos, mas também automaticamente através de vários métodos, incluindo ligação directa a um computador e através da utilização de fita de papel . It has also been referred to as the Flex-O-Writer , and colloquially referred to as a flexo . Também tem sido referido como o Flex-O-Writer, e coloquialmente referido como um flexo.

Elements of the design date back to the 1920s, and variants of the machine were produced until the early 1970s; the machines found a variety of uses during the evolution of office equipment in the 20th century, including being among the first electric typewriters, computer input and output devices, forerunners of modern word processing, and also having roles in the machine tool and printing industries. Elementos da data de design desde 1920, e as variantes da máquina foram produzidas até o início dos anos 1970, as máquinas encontraram uma variedade de usos durante a evolução dos equipamentos de escritório, no século 20, incluindo a estar entre as primeiras máquinas de escrever elétrica, a entrada do computador e dispositivos de saída, precursores de processamento de texto moderno, e os papéis também conta na máquina-ferramenta e da indústria gráfica.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada