misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que são xenotransplantes?

Genética
Mayana Zatz
Assine o Feed RSS | Saiba o que é

categoria
O que são xenotransplantes?
sexta-feira, 16 de abril de 2010 | 17:12



O que são xenotransplantes?

O termo xenotransplante é empregado para o transplante de células, tecidos ou órgãos de uma espécie para outra. Por exemplo: o transplante do coração de um porco ou macaco para o homem. Como existe uma escassez de órgãos humanos, cerca de 60% dos pacientes que aguardam um transplante acabam morrendo na lista de espera. Por isso, se fosse possível utilizar órgãos de outras espécies, muitas vidas poderiam ser salvas. Mas existem inúmeros problemas - tais como a rejeição, a transmissão de doenças e o ciclo de vida mais curto dos animais - que ainda impedem tornar essa técnica viável. Para quem trabalha com células-tronco humanas, transplantá-las para um modelo animal, que chamamos de xenotransplante, é um passo fundamental antes de partirmos para ensaios clínicos.

O que está sendo feito?

Estudos sobre os mecanismos de rejeição e como evitá-los poderão no futuro permitir xenotransplantes. É possível que órgãos de porcos, que são os que mais se assemelham aos humanos, possam no futuro ser manipulados geneticamente de modo a substituir órgãos humanos defeituosos. Por exemplo: poderia ser possível introduzir genes humanos no porco de modo a “enganar” o sistema imunológico humano e impedir a rejeição.

Camundongos nas pesquisas

Existem camundongos que são imunodeficientes. Os camundongos nude (”pelado” em inglês, devido à ausência de pelagem), por exemplo, têm uma mutação genética que inibe seu sistema imunológico. Aceitam qualquer transplante sem rejeitá-lo. Esses animais são preciosos para os cientistas porque permitem estudos em um organismo vivo.

Os xenotransplantes são fundamentais

O único modo de saber como as células-tronco humanas se comportam em um organismo vivo é através de xenotransplantes. Nossa equipe no centro de estudos do genoma humano tem como objetivo avaliar quais são as melhores fontes de células-tronco humanas para se diferenciar em tecido ósseo e muscular. Para isso temos que injetar essas células em animais como camundongos e ratos. As perguntas que queremos responder são: Qual é a melhor fonte de células-tronco? Para formar músculo? Ou osso? Qual é a melhor via de injeção? Como garantir que cheguem ao órgão-alvo? Como impedir a rejeição? Os xenotransplantes de células humanas em camundongos são o pré-requisito para responder essas perguntas antes de qualquer ensaio clínico.

As boas notícias

Em uma pesquisa realizada por nossa equipe, injetamos células-tronco de tecido adiposo humano em camundongos que tinham uma doença muscular. E os resultados foram animadores. As células foram para o músculo dos animais, produziram a proteína muscular que estava faltando nesses camundongos e promoveram uma melhora clínica. E o mais surpreendente: as células humanas não foram rejeitadas, apesar dos camundongos terem um sistema imunológico normal. Esse fenômeno da não-rejeição de certos tipos de células-tronco humanas (as chamadas células mesenquimais) já foi comprovado em vários estudos de xenotransplantes. Isso é muito animador, porque se isso também ocorrer em seres humanos, será aberto um leque enorme de doadores de células-tronco potencialmente compatíveis.

Por Mayana Zatz

Tags: animais, células-tronco, órgãos, pesquisa, xenotransplantes


http://veja.abril.com.br/blog/genetica/o-que-sao-xenotransplantes/

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada