misabellC Tour

free counters

terça-feira, 20 de abril de 2010

Principais Tipos de Catálogo


A ordenação das fichas no catálogo deve ser alfabética.Temos os seguintes catálogos:
1- Catálogo de autor: reúne todas as entradas principais e secundárias de autor(pessoa, entidade, as remissivas e referências correspondentes) numa só ordem alfabética.
2 - Catálogo de título: todas as entradas principais e secundárias de título, as de série e as remissivas e rederencias relacionadas estão reunidas neste catálogo numa única sequencia alfabética.
3 - Catálogo de autor e título:limitado as entradas de autor e título, remissivas e referências correspondentes a estas entradas, o Catálogo de Autor e Título - como o anterior - é arrumado alfabeticamente em uma só ordem.
4 - Catálogo alfabético de assunto: nele é indispensável o uso de muitas referências e remissivas cruzadas ou recíprocas neste catálogo para que ele possa cercar muito bem aspectos ou facetas do assunto e seus correlatos. O arranjo alfabético pela sua complexidade e meandro faz com que o catálogo cresça desproporcionalmente à coleção, compromentendo, inclusive , a sua clareza.
5- Catálogo dicionário: nele são encontradas todas as entradas de autor, título, assuntos e as remissivas e referências reunidas em uma só ordem alfabética.
6 - Catálogo dicionário dividido: quando e dividido em duas partes, uma é para relacionar os autores e títulos e a outra é para relacionar os assuntos.
7 - Catálogo alfabético-sistemático:ele é alfabético, embora apresente suas entradas arrumadas de forma sistemática.
8 - Catálogo sistemático: ele é composto de um catálogo sistemático propriamente dito e o índice alfabético de assunto, chave do sistemático. Nas primeiras estão as entradas de assunto representadas pelas notações fr um sistema de classificação; a segunda parte, o índice alfabético de assunto, é um elemento auxiliar, cuja função é identificar, através de expressões verbais, as notações existentes no catálogo sistemático, pois esta ordem por si só não é suficiente para evidenciar determinado assunto, quando não se conhece a notação sob a qual está ordenada.

Estrutura da AACR²
1 - as regras decidem a sequencia das operações executadas pela maioria dos catalogadores.
Base: ISBD(tb) - descrição bibliográfica onteracional normalizada que tem como responsável a IFLA ou FIAB.
2 - Parte I(vol.1)
Regras de 1 a 13 ---> regras referentes ao suporte físico do item
---> ponto inicial para descrição do suporte físico

Parte II(vol.2)
Regras de entrada---> para item descrito faça uma entrada principal suplementada por entradas secundárias.
3 - Apêndices ---> A: uso de maiúsculas
---> B: abreviaturas
---> C: numerais
---> D: glossário

4 - Apresenta:
a) regras alternativas ou acréscimos opcionais("quando couber"), "se importe" e "se necessário") ---> necessidade de julgamento e interpretação pelo catalogador.
b)estrutura mnemônica(cada nº de regra é formado pelo nº do capítulo seguido de um ponto e do nº da área na descrição.
c)as regras podem ser suplementadas entre si.
d)todas as entradas nos capítulos da Parte I são opcionais(sua redação não é prescritiva)
e)ele apresenta três níveis de descrição: ---> flexibilidade na política de catalogação na biblioteca: escolha de um nível para todos os itens ou estabelecendo diretrizes para o uso de todos os três em um catálogo.

Um comentário:

Prof. Thiago S. Rodrigues disse...

no item 7 vc digitou errado
arruamdas = "arrumadas"

misabellC search

Pesquisa personalizada