misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Biblioteconomia conteúdos


Catálogo coletivo:
conceituação:
é uma bibliografia que lista obras e indica as bibliotecas que as possuem. Podem listar periódicos no todo monografias, microformas, teses e dissertações,outros meios não convencionais, ou uma combinação de tipos de obras.O mais conhecido no Brasil é o Catálogo Coletivo de Publicações Periódicas coordenado pelo IBICT e utilizado pela rede de Comutação Bibliográfica(COMUT).
Guia ou Manual Bibliográfico:
conceituação:
Um guia bibliográfico dá uma visão ampla e geral de um de um campo de conhecimento, procurando orientar o usuário na metodologia de pesquisa naquele campo. Indica as fontes de informação básica e a maneira de usá-las e aproveitá-las.Os guias mais simples apresentam um panorama geral do campo e arrolam as fontes de informação básica com anotações analíticas e críticas.
Os complexos podem incluir traços de outros tipos de livros de referência, dando orientações dando orientações quanto aos sistemas de catalogação e classificação, cabeçalhos de assunto, organizações profissionais, congressos, instituições especializados, bibliotecas especializadas, etc. Normalmente são compilados dentro de um campo do conhecimento(ex.Fontes de Informação nas Ciências Biomédicas).
Índice:
conceituação:
é um instrumento que dá acesso sistemático e metódico a todas as partes de uma ou mais unidades.Geralmente vem ao final dos livros e remetem as páginas do corpo principal do livro onde encontra-se informações sobre os diferentes assuntos.
Outro tipo de obra de referência que às vezes utiliza o termo índice no título e a concordânciaque é uma lista alfabética de todas as palavras usadas em uma obra com indicação todas as páginas onde aparece cada palavra usada no texto.
Os índices podem ser, de acordo com o material indexado.
---> Índice de jornais: no Brasil são raros; a BN(Biblioteca Nacional) publicou o Correio Brasileiro;
O Estado de São Paulo mantém um interno que pode ser consultado, mas nunca foi publicado.
----> Índice de revistas: a compilação destes é feita mediante uam característica comum a todos os títulos a serem indexados. Esta pode ser de uma língua, editroa, formato, tempo ou assunto.´
--->Índice de formas literárias ou artísticas: esta dá acesso a poemas, contos, reproduções de obras de arte, etc., contidos em antologias ou coleções.
---> Índice cumulativo: ele ordena e reúne em um arranjo ou combinações de arranjos, os verbetes de fascículos anteriores do mesmo índice.
--->Índice especializado: dedica-se a cobrir uma área do conhecimento, um assunto, um autor, etc.
---> Índice seletivo: seleciona obras incluídas sob algum critério(qualidade).
---> Índice exaustivo ou compreensivo: procura arrolar todas as publicações do assunto ou assuntos pretendidos.
---> Índice anotado: apresenta comentários sobre os itens indexados.
---> Índice analítico: apresenta um resumo que relata o conteúdo a cada item indexado.
---> Índice crítico: apresenta anotações que imitem um julgamento com relação ao valor de cada item indexado.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada