misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A Biblioteca do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Histórico


A Biblioteca do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), teve sua biblioteca criada no mesmo ano da inauguração do Instituto – 1954. A criação do IBBD foi formalizada por meio do decreto presidencial n° 35.124, de 27 de fevereiro de 1954, por sugestão da Unesco e de uma proposta conjunta do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Departamento Administrativo do Setor Público (Dasp).


O objetivo principal do IBBD era servir como centro de informações científicas para os pesquisadores e estudiosos do país, onde desde algum tempo, cogitava-se a organização de um centro nacional de bibliografia. Assim, com vistas a atingir sua finalidade principal, o IBBD realizou um programa especial de intercâmbio bibliográfico, incentivando o desenvolvimento dos trabalhos pertinentes a bibliotecas especializadas, principais bibliotecas e centros de documentação do Brasil.


Diante do objetivo do IBBD, a Biblioteca, o Laboratório de Reproduções Fotográficas, o Serviço de Publicações e o Serviço de Intercâmbio de Catalogação foram especialmente beneficiados, com a ampliação e aperfeiçoamento das instalações e dos equipamentos.


A Biblioteca do IBBD era constituída de quatro coleções: a) bibliografias de todos os tipos, guias de instituições científicas, dicionários especializados etc.; b) a coleção de obras sobre energia nuclear; c) a coleção de publicações que constituíam a antiga Biblioteca do Conselho Nacional de Pesquisas; d) obras de biblioteconomia e documentação. Na biblioteca, existiam duas seções: a de Preparação e a de Referência/Empréstimo. Além dos trabalhos inerentes à aquisição, registro, catalogação e classificação das publicações, a Biblioteca do IBBD desenvolveu importantes trabalhos de referência bibliográfica, auxiliando na localização de informações que lhe eram solicitadas.


Em 25 de março de 1976, pela Resolução n° 20/76, o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), transformou-se no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade subordinada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o intuito de preencher uma lacuna no Sistema Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (SNDCT) no que se refere à disseminação de informações em ciência e tecnologia à comunidade.


A partir desse período, a Biblioteca do Ibict teve um novo direcionamento na composição de seu acervo bibliográfico. Assim, acabou por tornar um centro especializado em ciência da informação, denominado Centro de Informação em Ciência da Informação (CCI).


Em 1985, a Biblioteca do Ibict possuía os seguintes produtos e serviços: Sumários Correntes de Periódicos e Monografias, base Literatura em Ciência da Informação (LICI), Catálogo de Teses e Dissertações em ciência da informação, Banco de Bibliografia (BAMBI) e Calendário de Eventos em Ciência da Informação.


Em 1988, a Biblioteca do Ibict passa a ser denominada Centro de Documentação e Informação, incorporando a Divisão de Coleta e Tratamento de Informação, Divisão de Difusão de Informação, Divisão de Documentação Audiovisual em Ciência e Tecnologia e Divisão de Editoração e Divulgação Institucional.


Com a Medida Provisória n° 2049-21, de 28 de julho de 2000, o Ibict e outras unidades de pesquisa transferiram-se do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).


A partir desse período, a Biblioteca do Ibict deixou de ser um centro de documentação e voltou a atuar como biblioteca especializada em ciência da informação e biblioteconomia, tendo em seu acervo monografias, periódicos, anais de eventos, normas técnicas, materiais alternativos, obras de referência, teses e dissertações em ciência da informação, memória técnica. Em 23 de fevereiro de 2005, a Biblioteca do Ibict automatizou seus produtos e serviços com a aquisição do software PHL (Personal Home Library), incorporando a base Literatura em Ciência da Informação (LICI).


Em 2006, a biblioteca foi inserida novamente na estrutura do Ibict, e, hoje, é denominada Setor da Biblioteca. Isso mostra a sua valorização e importância perante a comunidade científica.


Com essa trajetória, portanto, a Biblioteca do Ibict envida esforços para atender a seus usuários de forma eficiente e com qualidade, contribuindo na disseminação e no acesso às informações para a comunidade.

Fonte: ARAUJO, Priscilla Mara Bermudes. Estudo preliminar de benchmarking aplicado à melhoria contínua dos serviços da Biblioteca do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict. 2006. 100 f. Monografia (Especialização em Inteligência Competitiva e Organizacional)- Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

http://www.ibict.br/secao.php?cat=Biblioteca%20do%20Ibict/Hist%F3rico

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada