misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Considerações sobre a promoção do uso da informação:
Os problemas das bibliotecas nos países em desenvolvimento não devem ser entendidos, erroneamente,como mera falta de recursos, mas sim, como má alocação e subutilização dos recursos. Neles as bibliotecas tem sido vistas, como instituições parceiras, que existem para organizar e armazenar documentos para uso futuro.
Hoje a necessidade delas se tornarem ativas, de se voltarem para o usuário, prestando serviços de alto nível e com base nas novas tecnologias da informação, que justifiquem a sua existência ou investimento que é feito para as bibliotecas possam funcionar.
A atuação das bibliotecas modernas deve ser dinâmica, orientada ao usuário, devem prever as necessidades informacionais em vez de se manterem estáticas, orientadas ao próprio sistema e só reagindo, quando não demandadas.
O baixo uso da informação é atribuído, muitas vezes, ao ato de que os sistemas existentes não são estruturadas de acordo com as necessidades/expectativas dos seus usuários.O não-usuário de biblioteca não é apenas aquele que não procura pelos serviços das bibliotecas, mas também é aquele usuário em potencial que deixa de ser um usuário real. Existem duas definições para o não-usuário: o não-usuário inflexível - alguém que deixa de usar os serviços que a biblioteca oferece, e o não-usuário desprevilegiado - alguém a quem é negado o uso da biblioteca, quer porque os serviços que lhe seriam úteis não existem ou porque não está educacionalmente equipado para beneficiar-se dos serviços oferecidos.
Uma biblioteca é formada por três componentes:
---> acomodações físicas, constutuindo-se do edifício e equipamentos;
---> a coleção de recursos, constituindo-se nos livros, fitas, microfichas, periódicos, discos, cassetes, cds e outros artefatos de informação;
---> pessoal.
Vejamos alguns itens que as bibliotecas poderiam atuar para atingirem os seus usuários, ou serem orientados aos usuários, promovendo seu uso. Partindo do ponto de que todas as bibliotecas são subutilizadas, embora tente-se mostrar o oposto. Apenas uma fração do potencial da comunidade, e uma razão para isto é que as bibliotecas são difíceis de serem utilizadas para a maioria das pessoas e os bibliotecários, por motivos operacionais, as tornam mais difíceis ainda. Os bibliotecários possuem um imenso poder e não estão conscientes disto:estão envolvidos em um processo fundamental e infinito - o de transferência de informação, e deveriam usar deste poder para remediar o problema central das bibliotecas:a dificuldade de serem utilizadas, e a eles cabe torná-las humanamente aceitáveis.
As bibliotecas devem ser planejadas para prover meio ambiente hospitaleiro, agradável, para seus usuários. A atmosfera deverá causar boa impressão, isto é, um lugar familiar, onde tem vontade de ficar. Além disso receber bons tratamentos pelo pessoal que lá trabalham.Ademais da atitude amisotosa, a postura do pessoal deve ser positiva e orientada à prestação de serviço, paralelamente a uma segurança discreta.
Um tópico importante é sobre a arquitetura, da forma versus função:geralmente, a função tem que seguir a forma do edifício, o problema é como fazer a forma funcionar. Partindo do princípio de que a biblioteca existe para os usuários, temos que, quando necessário, deslocar o mobiliário e colocar sinalização, como um benefício para o edifício,não para a mutilação da estética.Sinalização adequada é um serviço ao público, ao mesmo tempo em que deixa o bibliotecário com mais tempo para ajudar aqueles que necessitam de orientação.
A função moderna das bibliotecas é a de disseminar a informação, mas as 'chaves" para o uso das coleções das bibliotecas( a primeira disseminação, por assim dizer), os catálogos, não são compreendidos pelos usuários e , na maior parte das vezes, é um dos instrumentos mais subutilizados nas bibliotecas.
Nos países desenvolvidos, a catalogação é um resultado de uma busca por princípios, não uma cega obediência a códigos; apesar de a correção ser considerada essencial, o procedimento de catalogação tem que ser planejado para:
1- favorecer alta produtividade;
2- reduzir ao mínimo as regras de complexidades;
3- permitir ao catalogador usar critérios próprios e bom senso,por exemplo, sobre entradas secundárias, descrição bibliográfica e o de omitir.
O problema com os esquemas de classificação é que eles tem sido convencionalmente utilizados para servir a três propósitos:
1- localização nas estantes;
2- recuperação da inforação;
3- elo entre a entrada no catálogo e o livro na estante(notação).Uma sugestão é a de adotar um método de abreviar a classificação para tornar o arranjo mais fácil de entender e de administrar, os números completos sendo mantidos para o propósito de recuperar a informação apenas.
Os bibliotecários devem falar a mesma língua da comunidade, com a responsabilidade, com a responsabilidade de não somente disseminar a informação,mas também torná-la compreensível. Não é preciso falar adotando o jargão profissional dos usuários, para alguns isto é apenas um hábito,para outros é uma forma de manter as pessoas à distância - qualquer um dos casos deverá ser evitado. Os bibliotecários são fornecedores de informação e assim não devem máscaras a informação em termos que não sejam entendidos pelas pessoas.
As bibliotecas devem se adaptar às percepções que os usuários tem delas se o uso do catálogo é difícil, todo o esforço deve ser feito não para explicar como usá-lo, mas estudar maneiras de melhorar a sua eficiência e acessibilidade. Da mesma maneira, deve-se verificar como simplificar o sistema de classificação que tem a finalidade de apenas localizar os livros nas estantes e agrupar assuntos semelhantes.
Com relação ao pessoal que trabalha nas bibliotecas, o problema é, talvez, tentar mudar a imagem do bibliotecário aos olhos dos usuários - que são intrumentos políticos dentro da instituição à qual a biblioteca pertence.Muitas vezes os bibliotecários são vistos como colecionadores de livross e periódicos, e quando, por falta que não lhes cabe,não podem fazer isto de maneira adequada, são considerados incompetentes. Porém,se os bibliotecários puderem estabelecer o conceito de biblioteca como instrumento para transmitir a informação, mais do que um local que guarda documentos impressos, poderão estar no caminho da melhoria da sua imagem.Para isto, devem enfatizar a idéia e promover o conceito de que eta biblioteca não é um lugar, mas um serviço, isto é, o foco deve ser no corpo de pessoal- como fonte de informação,não a coleção.
São os bibliotecários que transformam os conteúdos inertes da coleção em "informação" - a comunicação viva que altera o comportamento do bibliotecário, que deve set o de parceiro intelectual da sua comunidade, não um mero guardião, mantenedor e fazedor(de fichas?).Esta mudança também é a chave para melhorar o status do bibliotecário para afastar dos aspectos menores da profissão, os quais devem ser delegados ao pessoal de apoio. A atuação do bibliotecário deve ser de complementar o trabalho do usuário, através de papéis sociais valiosos, como: parceiro de pesquisa, especialista bibliográfico, administrador de um sistema de informação e instrutor em sala de aula sobre o uso de fontes de informação e em qualquer área de assunto.

Técnicas e idéias práticas:
Dentre as medidas que podem ser tomadas pelos bibliotecários para promover o uso da informação, enfatizamos:
---> edifício confortável e adequado com estacionamento próximo e rampa para deficientes;
---> atmosfera conduziva ao estudo na biblioteca: confortável, agradável, espaçosa, com salas de leitura bem planejadas, arejadas e iluminadas;
---> fácil acesso às estantes, com sinalização adequada;
---> salas de leitura separadas para periódicos e referência;
---> serviço de lanchonete anexo à biblioteca;
---> empréstimos com prazos diferenciados e flexíveis;
---> horários extensos para atender convivências variadas;
---> estabelecimentos das necessidades, tipos e níveis de informação que são relevantes aos usuários;
---> organização de serviço agressivo de informação, istó é, que se antecipa a demanda;
---> atenção para opinião do usuário;
---> envolvimento dos usuários desde o planejamento e na manuntenção e operação;
---> promoção do uso, com corpo de pessoal tecnicamente capacitado e bem treinado para lidar com pessoas;
---> otimização do uso através de Guia da Biblioteca bem confeccionado, familiarizando o usuário com a biblioteca, realizando treinamento e apontando para os benefícios do uso;
---> oferecimento de bibliografias dirigidas aos interiores dos usuários;
---> fornecimento de DSI(Disseminação Seletiva da Informação), circulação rotativa de seminários, de periódicos e de listas especializadas de novos materiais;
---> inovação de produtos e serviços;
---> sistema automatizado de abordagens promocionais variadas:publicações, exposições, notícias de eventos, uso audiovisual;
---> planejamento da biblioteca como centro educacional da comunidade e das atividades culturais(exposições, pinturas, discos, clube do livro);
---> oferecimento de serviços de xerox.


Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada