segunda-feira, 24 de maio de 2010
Conteúdos Biblioteconomia
Indexação e Tesauros:
Conceitos gerais sobre indexação temática:
Definições e finalidades:
O índice é o roteiro ordenado - alfabético ou sistemático dos itens da coleção.
Ao ato, ao processo, ou ao resultado da elaboração de entradas para um índice é dado o nome de indexação.
Coleção é o conjunto de documentos indexados.
Item é a unidade autônoma de uma coleção, ou das entradas referentes aos documentos existentes que podem ser:
Livro trecho ou capítulo de livro
Periódico artigo de periódico
Relatório trecho de relatório
Multimeios, etc. etc.
A composição do índice se baseia nas entradas que são unidades de informação:
Cada entrada apresenta:
a) identificação do conceito por meio de símbolos alfabéticos(cabeçalhos de assunto, descritor, palavra-chave), númericos( classificações puras), alfa ou alfanuméricas;
b)localização do item relacionado com o conceito indexado, ou com os autores indicados(referência bibliográfica. Esta localização remete so setor do documento onde se encontra o conceito.
As entradas que compõem o índice, conhecidsa também como Rótulos Semânticos, são informações impressas ou escritas(alfabéticas ou codificadas), transmitidas a um sistema de informação para processamento.São, ainda as técnicas, mecanismos e meios utilizados para a comunicação com o equipamento de processamento de dados e para os próprios dados compreendidos, ou envolvidos nessa comunicação.
Indexação é a representação do conteúdo dos documentos, por meio de símbolos especiais, quer retiradas do texto original(palavras-chave ou símbolos especiais quer retiradas do texto original(paalvras-chave ou frases-chave extraídas do documento)quer escolhidos numa linguagem de informação ou de indexação.
Conceito é o entendimento concreto ou intríseco de uma unidade de informação, independente de uma expressãolinguística é portanto a representação mental de um conhecimento. Ou conceito é o conjunto de características resultantes das afirmações verdadeiras sobre determinados objetos. As características podem ser essenciais ou acidentais.
Objeto define-se: é tudo aquilo que física ou moralmente se apresenta e se oferece aos nossos sentidos ou à nossa alma. Objeto é um elemento do mundo exterior fabricado pelo homem e que este deve assumir ou manipular.
Denomina-se categorias, as classes que resultam da divisão do universo de conhecimentos de acordo com as características intrísecas ou fundamentais de cada conceito. No entanto em 1962, Eric de Grolier¹ informava que não havia uma definição firmemente estabelecida no campo de classificação para o termo "categoria". Esta afirmativa continua válida até hoje pois são várias as definições encontradas para o referido termo.
Categoria é a faceta geral que se aplica a vários campos do conhecimento ou a vários assuntos.
Faceta é o conjunto de divisões (sub-facetas) proveniente da subdivisão de um assunto a partir de um determinado aspecto ou ponto de vista.
Natureza dos índices é determinada pelo conteúdo do material que está sendo indexado pelos objetivos do sistema e pela formação acadêmica de seus usuários.
Linguagem Natural e Linguagem Articial:
Os sistemas de indexação podem utilizar dois tipos de linguagem natural e artificial.Antes de explicar estas linguagens defina-se o sistema de indexação como o grupo de pessoas, trabalhos, métodos e equipamentos reunidos para a atividade de análise - lato-sensu² da informação.
A linguagem natural é formada pela reunião de sinais utilizados utilizados e reconhecidos facilmente pelo homem. A fala, os gestos, os olhares, a palavra escrita, por exemplo,são tipos de sinais empregados pelo homem para expressar suas idéias.Sinal é o símbolo convencional que se destina a transmitir uma informação.
O dicionário de linguística de Zélio dos Santos Jota³,registra a seguinte definição: "Sinal: objeto através do qual o sujeito toma conhecimento de outro objeto. A fumaça, por exemplo é sinal de fogo." Registra também, "Signo: qualquer unidade linguística provida de significação, o radical, o prefixo,o sufixo. Em sentido mais lato Signo é todo o elemento que sugere outro elemento.Preferimos sinal para este sentido".
O pequeno vocabulário da linguística moderna de Francisco da Silva Borba indicaa definição: "Sinal - fato imediatamente perceptível que nos dá a conhecer alguma coisa por meio de outra; é uma impressão sensorial porque relaciona duas sensações". Quanto a Signo registra : entidade semiológica que substitui o objeto a conhecer, representando-o aos indivíduos e apresentando-se-lhes em lugar do objeto... o Signo sempre estabelece uma relação entre dois objetos relatados. Assim, combina um elemento perceptível ou sensível a um elemento inteligível para constituir a relação. Ao primeiro elemento se chama, desde Saussure, significante ao segundo significado, ao resultado significação."
Linguagem artificial elaborada de acordo com as regras previamente estabelecidas procura-se adaptar a necessidades específicas.Esta linguagem é o espelho do chamado vocabulário controlado, que relaciona termos utilizados em sistemas de indexação, com vistas à uniformidade de armazenagem de informações, bem como à facilidade de recuperação.As listas de cabeçalhos de assunto e os tesauros são espécies de vocabulários controlados.
Vocabulário é a relação dos termos de uma língua apresentados habitualmente em ordem alfabética e acompanhados geralmente de definições.É um dos componentes básicos da linguaguem artificial.
Outro componente básico da linguagem é a sintaxe é a ordem das palavras ou mensagens, ou e, parte da mensagem como as orações, parágrafos e sentenças.
Mensagem é a comunicação,o arranjo sequencial de dados , tudo por finalidade transmitir uma informação de um ponto a outro sem modificação ou alteração de seu conteúdo.
A sintaxe também pode ser definida como o estudo das palavras que formam as orações, das orações que formam os períodos e parágrafos que formam o discurso.Em resumo, sintaxe é a estrutura gramatical da língua.
A linguagem de indexação é uma linguagem artificial utilizada para o registro ou indicação dos assuntos contidos nos documentos, dotada de um vocabulário controlado e regida por uma sintaxe própria.
¹Erich Fromm (nascido em 23 de marco de 1900 em Frankfurt am Main , Hesse , Alemanha - 18 de março de 1980 em Muralto, Canton Ticino , Suíça ) foi um proeminente psicólogo social , psicanalista , filósofo e humanista alemão .
Miembro del Instituto de Investigaciones Sociales de la Universidad de Frankfurt , participó activamente en la primera fase de las investigaciones interdisciplinarias de la Escuela de Frankfurt , hasta que a fines de los años 40 rompió con ellos debido a su heterodoxa interpretación de la teoría freudiana (intentó sintetizar en una sola disciplina el Psicoanálisis y los postulados del Marxismo ). Membro do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt , participou ativamente da primeira fase da pesquisa interdisciplinar da Escola de Frankfurt , até o final de 40 , ele rompeu com eles por causa de suas interpretações não ortodoxas da teoria freudiana (tentativa resumidos em uma única disciplina Psicanálise e os postulados do marxismo ). Fue uno de los principales renovadores de la teoría y práctica psicoanalítica a mediados del siglo XX . Ele foi um dos principais inovadores na teoria psicanalítica e prática em meados do século XX .
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Erich_Fromm&ei=d836S5bhL4-DuAe5roG-Dg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCEQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dbiografia%2BEric%2Bde%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG
²Lato sensu
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lato sensu é uma expressão em latim que significa literalmente em sentido amplo.
Educação superior
Designação genérica que se dá aos cursos de pós-graduação que não são avaliados pelo MEC e pela CAPES. Sua duração mínima é de 432 horas-aula (que equivalem a 360 horas cheias) como regra geral, sendo concebidos para serem cursados por pessoas que desempenhem outras atividades simultaneamente. Embora não forneçam um título de mestre ou de doutor, os cursos lato sensu oferecidos por escolas de renome são valorizados no mercado de trabalho. Assim, pessoas com atuação nas mais diversas áreas optam por um curso lato sensu, não só pela facilidade de cursá-lo, enquanto prosseguem em sua atividade profissional, mas também porque, em geral, tais cursos tendem a ser mais focados na aplicabilidade prática dos conceitos, melhorando assim sua atuação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lato_sensu
³O Dicionário de Lingüística, de Zélio dos Santos Jota, é também, já na sua primeira edição, de 1976, uma obra póstuma. Com base no prefácio do autor, datado de 1970, vê-se que é e dicionário uma obra de "longos anos". Assim, como o dicionário de Mattoso Câmara Jr., também sem condições de atualidade que permitissem refletir a gigantesca produção (principalmente em inglês) suscitada pelo gerativismo, em primeiro lugar, mas também por outras teorias e correntes. O dicionário de Zélio dos Santos Jota tem um objeto mais amplo e, conseqüentemente, um número de verbetes muito maior que o encontrado no dicionário de Mattoso Câmara Jr. Ainda assim, são raríssimas as presenças de verbetes em línguas estrangeiras modernas, conservando a ortografia original. Das que marcam o tecnoleto dos lingüistas aparecem quatro em inglês, três em francês, duas em alemão e uma em dinamarquês e em espanhol. Perde-se, porém, a conta do número de helenismos e latinismos. Grego e Latim aparecem, nos diferentes graus de adaptação ao vernáculo, tanto nos termos de uso clássico, como nos neologismos.
http://www.riterm.net/actes/2simposio/santos.htm
Saussure - Ferdinand de Saussure (Genebra, 26 de novembro de 1857 - Morges, 22 de fevereiro de 1913) foi um linguista e filósofo suíço cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência e desencadearam o surgimento do estruturalismo. Além disso, o pensamento de Saussure estimulou muitos dos questionamentos que comparecem na linguística do século XX.
Filho de um eminente naturalista, foi logo introduzido aos estudos linguísticos por um filólogo e amigo da família, Adolphe Pictet. Saussure estudou Física e Química, mas continuou fazendo cursos de gramática grega e latina. Por fim, convenceu-se que sua carreira estava nos estudos da linguagem e ingressou na Sociedade Linguística de Paris. Estudou línguas europeias em Leipzig e aos vinte e um anos publicou uma dissertação sobre o primitivo sistema das vogais nas línguas indo-europeias, a qual foi muito bem aceita. Defendeu sua tese sobre o uso do caso genitivo em sânscrito, em Berlim, e depois retornou à Paris, onde passou a ensinar Sânscrito, Gótico e Alto Alemão e depois Filologia Indo-Europeia. Retornou a Genebra, onde lecionou sânscrito e linguística histórica em geral. Em 1906 foi encarregado de ensinar Linguística Geral, e com isso realizou conferências que apresentaram conceitos que mudaram completamente o modo de encarar a linguística.
Entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs fosse chamada de Semiologia. Graças aos seus estudos e ao trabalho de Leonard Bloomfield, a linguística adquire autonomia e seu objeto e método próprio passam a ser delineados. Seus conceitos serviram de base para o desenvolvimento do estruturalismo no século XX.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_de_Saussure
Assinar:
Postar comentários (Atom)
misabellC search
Pesquisa personalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário