misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia


Documentação das perguntas:
Ao finalizar cada entrevista o B.R.(Bibliotecário de Referência)registrará em uma folha de estatística, na classificação correspondente, a pergunta que acaba de atender. Cada pergunta se classifica dentro das grandes divisões do saber humano: literatura, história,etc. Anota-se o tipo de material consultado.Também será indicado o tempo que durou a busca.Se foi necessária uma pesquisa extensa e esta ficou incompleta, anota-se o nome do leitor e o nº do telefone onde se possa localizá-lo para avisá-lo quando se puder completar a informação.
Arquivos de respostas: muitas bibliotecas arquivam as notas sobre os resultados das investigações difíceis e prolongadas. Esta documentação se justifica por razões como:
fins estatísticos; informes; aquisições; consultas futuras; fins publicitários.

Fontes de informação para perguntas frequentes:
As fontes básicas para todo serviço de referência e na falta de outras podem prestar um valioso serviço.São elas:
a)um bom dicionário;
b) uma boa enciclopédia;
c) um almanaque mundial;
d) o catálogo do público


Perguntas sem resposta:
Para muitas perguntas não se encontram respostas aceitáveis.Para outras, encontram-se respostas que se aproximam da informação desejada. algumas ainda poderão ter solução - apenas numa biblioteca especializada.
Algumas perguntas para as quais não se encontram respostas talvez possam ser atendidas consultando-se coleções bibliográficas maiores ou especializadas. Deve-se avisar o leitor quando existe alguma dúvida sobre a respsota dada.

Buscar informação foco da biblioteca:
Pode-se economizar muito tempo se em lugar de se ficar manuseando livros em busca de uma informação impossível de achar, uma coleção geral, pedir-se ajuda a uma biblioteca especializada.Para decidir sobre a necessidade de pedir ou não tal colaboração verifica-se:
1- Se a pergunta é independente ou se faz parte de um grande projeto de pesquisa. Ni segundo caso aconselha-se o leitor a se por em contato diretamente com as instituições indicadas.
2 - Se o leitor pode escrever cartas e tomar iniciativas necessárias para conseguir a informação.
3- Se o orçamento da biblioteca prevê os gastos que sua intervenção acarretaria(em correpondÊncia; porte; etc.)
4 - Se existe a opotunidade de recorrer a oura instituição cutural ou outra entidade


Lembrar os leitores:
O bibliotecário deve viver em constante contato com seus leitores e toamr iniciativa de avisá-los, quando chegar à bibblioteca uma publicação que possa interessá-los.

Estudo de comunidades visando à criação de bibliotecas:
Os estudos de comunidades são portanto, investigações que se fazem para conhecer aspectos de um a população, seus hábitos e interesses. A bibliografia já indica quais os aspectos a serem conhecidos nos estudos sociológicos e que apontam as variáveis econômicas, culturais, educacionais, entre outras, como as mais importantes para serem analisadas. Na área de Biblioteconomia, no Brasil, só agora começam a ser levantados dados sobre as populações a serem atendidas pela biblioteca públicas e comunitárias. No entanto, para o planejamento de bibliotecas, estes estudos tornam-se imprescindíveis e são justificadas por autores que dizewm que do ponto de vista do administrador, o estudo da comunidade é tão básico para a administração da biblioteca pública,quanto o diagnóstico médico para a prática de medicina. Esta comparação é apenas para afirmar a importância desses estudos para o bibliotecário, a fim de que o planejamento e a escolha de estratégias de ação sejam feitas de forma mais adequada e acertada.

1- Bairros como comunidades:
Comunidades são agrupamentos de pessoas que vivem numa mesma área delimitada, tudo em comum aspectos geográficos, econômicos e/ou culturais que lhes conferem certa uniformidade no estilo de vida.
Esta conceituação destaca o esforço físico como um dos elementos constitutivos das comunidades, devido a importâcia que a proximidade geográfica assume para motivar a aglutinação de pessoas.
Uma cidade ou município se constituem em comunidades.Cada uma delas, no entanto pode ser subdividida em vários agrupamentos sociais, formados de maneira espontânea ou forçada, que exibem características bem diferenciadas entre eles. No caso das cidades por exemplo, encontramos os bairros, que se constituem em unidades geográficas distintas, que vão se configurando com o passar do tempo. Nelas as habitações se aproximam formando um conjunto mais denso com características mais ou menos semelhantes. Por esta razão, encontramos bairros residenciais com edificações parecidas que mostram as influências resultantes da aproximação entre as pessoas.
Porém, comunidade é antes de tudo, uma unidade social, decorrendo daí as características de ser viva, imutável e variável.A dinâmica que resulta da convivência entre as pessoas contem forças que podem conduzir tanto à evolução, quanto à estagnação ou desagrgação. Os bairros são comunidades porque seus habitantes formam unidade social na divisão de uma cidade, com interesses comuns e bem-estar social e cujos membros tem consciência de a ele pertencer por ocuparem um território determinado, no qual se interrelacionam por utilizarem os mesmos serviços e recursos.São vários os fatores que atuam sobre os grupos humanos como um estímulo mais ou menos intenso. Cada um é incorporado, ou mesmo modificado para que a vida comunitária seja melhor, que tenha mais facilidades nas realações humanas.
Os padrões culturais provenientes de outras áreas culturais, ao serem incorporadas a uma sociedade se fundem com padrões similares existentes, resultando um padrão novo fruto da chamada aculturação.
Essa fusão cultural provoca modificações profundas na vida das cidades e dos bairros.
Apesar das diversidades culturais resultantes de uma formação e organização social, os bairros, quando encarados como áreas naturais e relativamente isoladas representam uma unidade lógica de estudo quer por seus aspectos históricos, geográficos ou culturais.

Porque e como estudar a comunidade:
Todo serviço criado para a comunidade deve basear-se em um estudo prévio da mesma para poder agir com conhecimento de causa e garante sua plena utilização.São os chamados estudos de comunidade que apresentam o conhecimento objetivo da realidade de um determinado grupo social.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o texto, muito bom, conceitos valiosos, conceitos que devem cada vez mais ser difundidos e esclarecidos para o bem comum.

misabellC search

Pesquisa personalizada