misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia


Thesaurus:
Definição:
--->Segundo sua função:instrumento de controle terminilógico que permite traduzir a linguagem natural dos documentos, dos indexadores e dos usuários, numa "linguagem sistêmica" mais rígida (linguagem documentária, linguagem do sistema de informação).
--->Segundo sua estrutura: é um vovabulário controlado e dinâmico de termos relacionados semântica e gerenciamento, que cobre um campo específico de conhecimento.
Um Thesaurus é uma parcela estruturada da linguagem natural, que permite descrever o conteúdo dos documentos.Um Thesuarus não é um dicionário, por não dar definições das palavras ou termos.Também não é um índice, ele só contém termos, ele não dá indicação de localização dos documentos associados a cada termo.Porém os termos de um Thesaurus podem ser organizados em forma de índice alfabético.
No Thesaurus os termos são organizados de acordo com o seu nível hierárquico.Porém, no Thesaurus só indicam as relações consideradas convenientes para a indexação dos documentos e para a recuperação da informação.

Organização:
A relação entre os termos organizados nos Thesuarus são:
---> Relação de Equivalência: permite pôr em evidência os termos que tem um significado equivalente uma disciplina determinada(sinônimo) nele aparece as expressões USE(use), USED FOR(usado no lugar de ou usado para).
---> Relação Hierárquica: evidência as relações de subordinação do tipo genérico - específico dos termos. As expressões utilizadas são BRODER TERM(termo mais amplo, genérico)ou sua abreviatura(BT) e NARROWER TERM(termo mais estreito, específico) ou sua abreviatura(NT).
---> Relação de Associação(de Afinidade): empregada para indicar aquelas outras relações entre conceitos que não são nem hierárquicos nem de equivalência (semelhanças, autonomia).São incluídas para facilitar a indexação e a recuperação. A expressão usada é RELATED TERM(termo relacionado0 ou sua abreviatura(RT). A relação de associação pode ser do tipo:
autonomia(oposição)
coordenação
descendência
concorrência
causa-efeito
instrumental

Construção de Thesaurus:
Duas abrodagens:
a)método analítico: implica na análise do conteúdo dos documentos e na seleção dos termos significativos.É aplicado com vantagem em áreas especializadas do conhecimento.
b)método gestalt: utiliza e o conhecimento de um grupo de especialistas que selecionam os termos a partir de elementos já instruturados, com índices, publicações secundárias e outras fontes de referência.É aplicado em áreas do conhecimento relativamente amplas que cobrem várias disciplinas.

* Ambos métodos são empíricos, no sentido que não dependem de uma análise linguistica rigorosa.
* Os dois métodos são aplicados conjuntamente quando se trata de construir um Thesaurus.

Etapas para Construção de um Thesaurus:
a) Seleção dos termos: pode ser realizada a partir de termos significativos envcontrados nos próprios documentos ou a partir de índices bibliográficos, sistemas de classificação, etc. Em dado momento devem ser eliminados os termos que aparecem muito frequentemente e que tem baixo valor informativo; os termos que aparecem como pouca especificidade, a fim de limitar o volume do Thesaurus.
b) Organização dos termos: para definir a estrutura, convém agrupar os termos por grupos(assuntos, facetas, classes ou categorias) determinando suas relações.
c) Estabelecimento das relações: determinação hierárquica.
d) Avaliação crítica e atualização: eliminação de termos inúteis, da informação de novos termos, da modificação da estrutura, etc.Para aprimorar constantemente sua qualidade.

* Um Thesaurus não é um dicionário nem um esquema de classificação é o resultado do entendimento e interpretação do próprio uso.Apresenta um nível elevado de pré-coordenação, porém deve-se observar o controle excessivo para não perder a flexibilidade e nem provocar afastamento perigoso da estrutura da linguagem real. Pois a linguagem é dinêmica, determinadas áreas cria novos termos e expressões que deverão ser incluídas e outras extraídas, necessitando revisão das estruturas.
* Um Thesaurus nunca está terminado.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada