misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Thesaurus da Língua Portuguesa do Brasil

Thesaurus da Língua Portuguesa do Brasil
Índices

Há muitos anos eu tive meu primeiro contato com o Roget's Thesaurus e fiquei impressionado com o conteúdo. Tentei encontrar um livro parecido em português, mas o máximo que descobri foram dicionários de sinônimos, que, apesar de bons, não eram a mesma coisa...
Em janeiro de 2000, com as facilidades de publicação oferecidas pela Internet, eu resolvi começar eu mesmo a preparar tal obra. Eu sabia que ia demorar bastante para esta obra tomar a forma que eu desejava, principalmente porque não poderia devotar muito tempo a essa tarefa, mas achava que valia a pena tentar. Em dezembro de 2001, quase dois anos mais tarde, eu finalmente tinha algo mais ou menos usável a oferecer à comunidade de internautas brasileiros. Infelizmente eu não pude trabalhar muito mais no Thesaurus nesses últimos dois anos, minhas outras atividades não me permitiram voltar a ele para fazer as melhorias que eu queria...
Obs.: devo avisar que não sou lexicógrafo nem tenho qualquer pretensão de realizar um trabalho perfeitamente de acordo com as normas de confecção de dicionários. Meu único objetivo é apresentar à comunidade lusófona e lusófila uma ferramenta de trabalho que considero importante e que está fazendo falta há muito tempo.
Obviamente, uma obra dessa envergadura jamais estará verdadeiramente encerrada. Portanto, estou aberto a sugestões, tanto relativas à forma quanto ao conteúdo deste dicionário. Meu endereço eletrônico aparece ao final desta página.

Disponível em: http://alcor.concordia.ca/~vjorge/Thesaurus/apresentacao.html



ENCONTREI ESTE TRABALHO DO VALDIR JORGE SOBRE THESAURUS E RESOLVI DÁ UM NORTEAMENTO DE PESQUISA AQUI,PARA OS QUE APRECIAM METODOLOGIAS DE INDEXAÇÃO. BY misabellC

Um comentário:

Techisa disse...

Você já olhou o "Dicionário Analógico da Língua Portuguesa" de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo?
Acho que ele é um Thesaurus.

misabellC search

Pesquisa personalizada