misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia


Linguagem de Indexação:
Um Sistema de Recuperação da Informação (S.R.I.)é uma organização para armazenar e tornar disponível a informação. Espera-se que um S.R.I. explore a informação de modo positivo e ofereça outros serviços. E também que possua um índice o equipamento físico que permite a recuperação de referências.Índice, abrange catálogos, bibliografias, índices de artigos de períodicos, índices de livros, etc.
O ato de incluir o registro de um documento, um repertório de informação(índice) tem o nome geral de indexar, que abrange tarefas tais como identificação de um documento, determinação do assunto de que trata e seleção dos termos a empregar para o representar nos índices.
A linguagem empregada para descrever os assuntos dos documentos é chamada linguagem de indexação, linguagem documentária, linguagem de informação ou linguagem descritora. Os métodos fundamentais de indexar são: indexação por palavras, indexação por conceito.
A indexação por palvra utiliza os mesmos termos empregados pelo autor na apresentação das suas idéias. Uma indexação por palavra registrará os documentos pelos vocábulos utilizados pelos autores. O exemplo de indexação por palavra é o índice KWIC, que utiliza os títulos dos documentos.Ao indexar empregando palavras encontradas no próprio documento, usa-se uma linguagem natural.
A indexação por conceito pressupõe a análise do conteúdo temático do documento(análise conceitual), a decisão sobre os conceitos presentes no texto e a tradução do obsercado em linguagem apropriada com a qual rotulam-se os documentos e os seus requisitos bibliográficos.
Na indexação por conceito determinam-se cabeçalhos a empregar, distinguem-se homônimos, controlam-se sinônimos, preveem-se ligações hierárquicas e colaterais, etc., emprega-se uma linguagem artificial ou controlada.
As linguagens artificiais, segundo o modo como apresentam os conceitos compostos, são divididas em dois grupos: pré-coordenadas e pós-coordenadas.
Sistemas pré-coordenados fazem a indexação à base de conceitos compostos, e é assuntos que constituem em 2(dois) ou mais conceitos simples combinados. Neles, os vários conceitos que compõem o assunto são combinados no ato da indexação para a formação dos cabeçalhos, sobre os quais os documentos são descritos nos índices.São deste tipo os índices baseados em listas de cabeçalhos de assunto e sistemas de classificação.
Sistemas pós-coordenados utilizam conceitos simples na indexação e a combinação ou coordenação de conceitos para obtenção de conceitos compostos é feita no momento da recuperação.
Na avaliação da eficiência de um serviço de recuperação da informação, duas medidas estão diretamente ligadas aos seus índices, o coeficiente de revocação e o coeficiente de precisão.
A habilidade de um S.R.I. em recuperar documentos existentes na coleção é conhecida como sua capacidade de revocação, que é a relação entre os documentos relevantes recuperados e o número total de documentos relevantes sabidamente existente na coleção.
A precisão é a relação entre os documentos relevantes recuperados e o nº total de documentos recuperados.
Os dois fatores que governam a revocação e a pecisão são: a exaustividade e especificidade. Onde exaustividade é a extensão com que determinado documento é indexado, ou seja, o nº de conceitos contidos nos documentos utilizados na indexação.
As bibliotecas gerais costumam indexar só pelos assuntos globais, reconhecendo só os termos dominantes, fazendo em média uma entrada e meia por documento, praticando o que se denomina sumarização.
As bibliotecas especializadas procuram indexar mais detalhadamente indexando todos os assuntos ue sabem ter interesse para seus usuários.Quando um número relativamente
alto de conceitos é indexado por documentos, pratica-se uma política de indexação em profundidade.
Indexando em profundidade, a revocação será elevada, mas alguns documentos recuperados tratarão superficialmente do assunto e a precisão será baixa.
Trabalhando com baixo grau de exaustividade indexando só pelos assuntos principais, a capacidade de revocação do sistema será baixa, mas todos os documentos recuperados serão relevantes para o tema procurado, havento, portanto alto grau de pecisão.
A especificidade é a exatidão com que os descritos utilizados representam o conteúdo temático dos documentos.A especificidade esta na dependência da linguagem de indexação utilizada na compilação dos índices e dela deriva a precisão.
Nem sempre a especificidade é a vantagem, pois dificulta a recuperação de toda a documentação existente no acervo sobre determinado assunto.
Utilizando uma linguagem hierárquica, como a CDU é fácil alargar a pesquisa procurando nos assuntos mais gerais, mas utilizando outras linguagens de indexação, cabeçalhos de assunto por exemplo, que não preveem remissivas ascendentes, isto não poderá ser feito automaticamente.
O coeficiente de revocação e o coeficiente de precisão estão estreitamente relacionados com a especificidade e a exaustividade. A exaustividade aumenta a revocação e diminui a precisão. Maior especificidade leva a menos revocação e a maior precisão.
Thesaurus, listas de cabeçalhos de assunto e sistemas de classificação são linguagens de indexação. As linguagens de indexação possuem vocabulário e sintaxe. Onde o vocabulário é a coleção de termos de indexação utilizáveis para representar o conteúdo temático dos documentos, que podem ser cabeçalhos de assuntos descritores ou símbolos de classificação.
Descritores são as palavras de uma linguagem de indexação: são os termos atribuídos por um indexador a um documento para descrever seu assunto.
Símbolos de sistemas de classificação e cabeçalhos de assunto são descritores e os conjuntos de descritores dos tesauros e das listas de cabeçalhos de assunto ou a totalidade dos símbolos de classificação oferecidos por determinado sistema de classificação constituem vocabulários de indexação.
Cada descritor constitui uma classe, reunindo os documentos que tratam do conceito que representa.
A sintaxe em linguagem de indexação, inclui o conjunto de artifícios empregados para revelar as relações entre os conceitos e as regras para estabelecer os descritores e determinar a ordem em que devem ser citados. Incluí os elementos promotores da revocação e da precisão.
Os elementos promotores da revocação são aqueles que levam aumentar o nº de documentos de uma classe, alargando a definição do descritor e reduzindo o tamanho do vocabulário. Pertecem a este grupo: controle de sinônimos; controle de quase-sinônimos; agrupamento de vároas formas de uma palavra; elos hierárquicos.
Os elementos que promovem a precisão reduzem o tamanho das classes, restringem a definição dos descritores aumentam o tamnho do vocabulário.São elementos de precisão: coordenação, distinção de homônimos, ponderação, elos(linha), papéis ou funções (roles).
Uma linguagem de indexação que controla o vocabulário e tentar indicar as relações entre os termos deste vocabulário é dita estruturada.
Os sistemas de classificação são basicamente sistemas pré-coordenados, são linguagens de indexação artificiais, variando quanto à especificidade que possibilitam.
A CDU permite em geral maior especificidade do que a CDD.
Os sistemas de classificação agrupam conceitos semelhantes ou relacionados, permitem em maior ou menor escala, a coordenação de assuntos e apresentam elos hierárquicos, mas separam os vários aspectos de um assunto, os chamados assuntos relacionados dispersos. Reúnem os temas de uma mesma disciplina, mas separam os fenômenos relacionados.
Os índices alfabéticos que acompanham os sistemas de classificação, reúnem os assuntos relacionados dispersos.
Os sistemas de classificação oferecem dois tipos de abordagem do assunto: por disciplinas através dos símbolos de classificação e por assuntos relacionados diversos, por meio dos seus índices.
Ao decidir por determinado sistema deve-se considerar as garantias de atualizações futuras oferece.
Os sistemas de classificação são utilizados nos Serviços de Armazenagem e Recuperação da Informação ou Serviços de Recuperação da Informação com duas finalidades: ordenação dos próprios documentos pelos assuntos de que tratam e, ordenação nos índices, das referências, bibliográficas ou das fichas catalográficas que representam os documentos.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada