misabellC Tour

free counters

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Ordem para consultar as fontes:
Normalmente, recomenda-se a seguinte ordem para a consulta às fontes:
Terminologia ---> é melhor esclarecer as dúvidas sobre termos antes de mais recomendável e consultar dicionários gerais ou especializados.
Informação básica ---> para alcançar a visão panorâmica de um tema, pode-se ler o artigo apropriado numa enciclópédia geral ou especializada.
Informação suplementar ---> para uma informação mais extensa, recomenda-se a consulta de um armário, de um suplemento ou de outro tipo de publicação semelhante.
Acontecimentos contemporâneos ---> a contribuição das revistas e boletins cientifícos e técnicos é a informação recente.

Sugestões para entrevistas com o leitor:
Conselhos para que as entrevistas com leitores sejam satisfatórios:
Estabelecer os limites: quando a pergunta do consulente revela um campo de interesse muito amplo, deve-se tratar de averiguar se está interessado em todo o campo ou em um único aspecto ou divisão setorial.
Começar com o geral: quando há dúvidas sobre o material que o leitor deseja, será conveniente dar-lhe primeiro uma obra de caráter popular ou elementar ensinando -lhe que a biblioteca tem outras obras que tratam do assunto de forma profissional ou científica.
Levar o tempo em consideração: é conveniente, dar-lhe, em seguida, alguma obra apropriada que esteja a mão, para que vá examinando logo, dizendo-lhe que, dentro de breves momentos, recebem uma obra mais profunda.
Começar na coleção geral: se não se encontra nada a mão para um leitor apressado, pode-se levá-los às estantes e iniciar o levantamento entre as publicações de classificação apropriada. Juntos examinarão obras diferentes e, certamente encontrarão algo que intersse ao consulente.
Mostrar otimismo: nunca dizer"não tem nenhuma informação sobre o assunto pelo qual se interessa."
Estabelecer um bom relacionamento: o leitor não deve jamais ser levado a dúvidas da boa vontade do B.R(Bibliotecário de Referência) para ajudá-lo.
Continuar o levantamento: nem todas as perguntas pode ser resolvidas no instante.Aceite a possibilidade de concluir uma busca durante a primeira entrevista, faz-se uma anotação da informação desejada, informa-se ao leitor que a pesquisa continuará e que pode voltar depois do prazo necessário, para examinar outras fontes.
Captar as possibilidades do leitor: não se deve mandar qualquer pessoa ao catálogo, sem antes estar-se seguro de que sabe usá-los. Deve-se ajudá-los a ganhar a confiança necessária, que tornará agradável a consulta de alguma dessas fontes.
Demonstrar respeito: todo pedido de informação, por trivial ou impossível que pareça a primeira vista, tem de ser respondido com respeito e consideração.O bibliotecário será prestativo ao máximo, evitando, assim, que alguém se afazte da biblioteca por sua culpa ou se queixou dos serviços de biblioteca.
Fazer um exame de consciência: durante um momento de cada coluna no trabalho, recordar e avaliar o serviço dispensado nesse dia aos diversos leitores, que o consultaram. Isso ajudará ao bibliotecário a ter sempre na ponta da língua as fontes de informação.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada