misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

A entrevista com o leitor:
Para responder satisfatoriamente às perguntas de referÊncia devem ser levados em conta trÊs fatores: o ponto de vista do leitor, as fontes de informação disponíveis e o conhecimento que o bibliotecáriode referência delas possui.
Existe uma relação pessoal entre o leitor e o bibliotecário de referência; mas há uma relação impessoal que se estabelece entre a pergunta e a fonte. Uma falha em qualquer ponto do processo de transmissão da informação prejudica as boas relações entre biblioteca, bibliotecário e leitor.

Relações Pessoais: o bibliotecário de referência deve compreender o leitor, para poder ajudá-lo de maneira eficaz. Um mínimo de cortesia se exige do bibliotecário, que deve ouvir o consulente com respeito, olhando-o de frente e escutando atentamente o que diz. Ao finalizar a entrevista, deve estar certo de que tudo terminou satisfatoriamente e de que o leitor recebeu a melhor resposta possível.

Acessabilidade: a todo momento, o bibliotecário de referência deve ser acessível ao público, não só física, como intelectualmente; se trata de mostrar interesse e simpatia quando o leitor se aproxima.

Timidez de alguns leitores: quando um leitor se mostra muito tímido, o melhor é oferecer ajuda, cordialmente, a menos que seja evidente, que ele não a deseja, nem necessita. Se a pessoa recusa comentar sua necessidade de dados, aceita-se sua negativa, ensiminando apenas um sincero desejo de ajudá-lo quando necessitar.

Obstáculos: aglomeração de gente ao redor da mesa de consultas, a certas horas do dia, para evitar isso deve-se ter pessoal suficiente para atender a uma afluência maior dos usuários, durante certas hors do dia. Bom ouvido e voz baixa ajudam o bibliotecário de referÊncia a conservar o caráter com o público.Às vezes, é preciso explicar ao leitor que deve esperar algum tempo, enquanto se procuram livros dispersos.Classe de leitores: distinguem-se eles pelas seguintes características: os que sabem exatamente o que querem; outros não dão quase nenhum rtabalho, desculpando-se ser importunar o bibliotecário de referência efetue todo o trabalho de busca.

Imporância de primeira impressão: todos que se aproximam da mesa de informação na referência devem ser recebidos cordialmente, pela importÂncia que tem a primeira impressão.

Para causar uma boa impressão: o bibliotecário de referência deve lembrar-se:
a) nunca parecer aborrecido ou indiferente;
b) nunca mostrar-se tão ocupado que não possa ser interrompido;
c) estar disposto a ir ap encontro do leitor no meio do caminho;
d) receber o público como desejaria ser recebido numa biblioteca estranha;
e) evitar todas as expressões cortantes e definitivas;
f) depois de ouvir o problema apresentando, deve dar uma resposta de esperança.

Como tratar os especialistas: o bibliotecário de referência não deverá se constrangir em dizer descouber o assunto completamente. Tal franqueza pode estimular o leitor a partilhar seus conhecimentos sobre possíveis fontes de consulta, informação que poderá encurtar muito tempo de busca.

Reservar tempo para as entrevistas: se isso não ocorrer, o leitor poderá pensar que sua pergunta não merecem o interesse da biblioteca, não voltando mais. Encontrar o tempo necessário para desenrolar tranquilo das entrevistas pessoais exige em palnejamento administrativo.

Necessidade de esclarecer as perguntas:o bibliotecário de referência, muitas vezes, tem de adivinhar o que o leitor quer e proporcionar-lhe aquilo de que necessita, mesmo que o consulente não saiba identificá-lo. É preciso incutir confiança no entrevistado, para que manifeste o que deseja, pedindo-lhe sua cooperação no esclarecimento da pergunta. A ambiguidade de alguns termos exige um esclarecimento sério, na dúvida, averigua-se em que sentido o leitor usa a palavra-chave da pergunta, para ter a certeza de que sua definição coincide com a do bibliotecário de referência.

Captar as necessidades do leitor: as bibliotecas ocorrem usuários de diferentes níveis culturais, entre os quais se distinguem:
a) o especialista
b) o leitor instruído
c) outras pessoas que tem conhecimentos amplos e práticos num determinado campo, de indivíduos que tem pouco ou nehum conhecimento sobre a matéria de seu interesse, que não tem hábito de leitura e exigem explicações sobre as fontes e até uma interpretação da informação.

Possíveis fontes de consulta imediata: à medida que transcorre a entrevista, o bibliotecário de referÊncia deverá se lembrar imediatamente nas possíveis fontes de consulta, separar de imediato alguma obra, para que o leitor a examine, enquanto o bibliotecário continua a busca em outras fontess. Esta medida tem várias vantagens:
a) mostrar ao leitor a boa vontade da instituição;
b) ganhar tempo;
c) conhecer as reações do leitor, diante do material selecionado inicialmente, o que dará ao funcionário uma idéia de como deve proceder na busca. Uso da informação obtida.Se o B.R.(Bibliotecário de Referência) soubesse desde o início o uso que o leitor pretende fazer da informação solicitada, isso poderia simplificar a localização das fontes apropriadas. Nem sempre é aconselhável fazer uma pergunta direta e franca neste sentido; o melhor é sugerir 2 ou 3 possibilidades, deixando que o consulente responda à sua maneira. Devem ser evitadas sempre perguntas desnecessárias ou pessoais, deixando que a conversa fique por conta da solicitude do leitor.Quando a informação pedida é para uma pesquisa científica, industrial ou acadÊmica, é imprescindível que os dados se verifiquem em mais de uma obra.

Resultados da entrevista: os benefícios que resultam da entrevista são:
a) estabelecimento de relações cordiais com o consulente, a fim de que tenha uma atitude amistosa para com a biblioteca;
b) cada problema trazido pelo leitor deve ficar esclarecido no curso da busca de dados.

Participação do leitor na busca: cabe perguntar se o leitor deve ser convidado a acompanhar o BR na localização das fontes. Entre as várias considerações, podemos lembrar:
a) a distribuição física da coleção bibbliográfica dentro da instituição;
b) as normas da instituição que governam o acesso dos leitores à coleção, etc;
c) as distâncias a vencer ou zonas congestionadas a cruzar;
d) os materiais valiosos que devem ser consultados;
e) que pede a informação;
f) o tempo de que o leitor dispõe para a pesquisa;
g) se este mostra algum interesse pela metodologia na busca de informação e se beneficiará da observação;
h)se a busca será tão longa que terá tempo ilimitado;
i) se o bibliotecário será mais eficiente trabalhando só.
Pode ser o caso de se decidir se o leitor pode efetuar a busca sem auxílio. B.R(Bibliotecário de Referência) não deve abandonar os leitores evidentemente inexperientes na busca de formação sem antes oferecer-lhes auxílio.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada