misabellC Tour

free counters

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia


Processos de Indexação:
Indexação é um processo intelectual que pressupõe que o acesso à informação documentária, por intermédio dos termos de indexação ou código de indexação, será o ponto de partida equivalente à seleção de várias categorias a partir de uma lista de cabeçalho de assunto ou um Thesaurus.
O índice é o mais importante instrumento para recuperar a informação. ele é a chave condensada que dá acesso à informação contida nos documentos, ou como uma ponte entre o conteúdo de acervo de informações e os usuários.
A indexação consiste em indicar o conteúdo temático de uma unidade de informação, mediante a atribuição de um ou mais termos(ou códigos) ao documento de forma a caracterizá-lo de forma unívoca.
A indexação tem por finalidade a recuperação da informação para satisfazer às necessidades dos usuários potenciais.Os tipos de usuários são: aqueles que se satisfazem com a identificaçãodos documentos requeridos através de características diferentes do assunto e,que precisam de informações sobre um certo assunto, mas não conhecem quais são os documentos que contém as informações relevantes. Os primeiros satisfaz-se com os catálogos organizados de forma adequada, o segundo tipo levará em conta a indexação, como processo de descrever e identificar um documento mediante seu conteúdo.
Etapas do processo de indexação:
- análise conceitual do conteúdo significativo do documento, ou seja, indentificação do assunto;
- expressão desta análise através de um conjunto de palavras, frases ou códigos que representam o assunto;
- a traduçao das descrições dos assuntos relevantes para a linguagem de indexação;
- organização das descriçõe spadronizadas dos assuntos de acordo com a síntese da linguagem de indexação.

As duas primeiras etapas são intelectuais e subjetivas e dependem em grande medida dos conhecimentos e da experiência do indexador.As duas últimas são mais fáceis.

A identificação do assunto pode ser subdividido em:
- compreensão do conteúdo do documento, da intenção do autor, etc.;
- identificação dos conceitos que representam o conteúdo;
- seleção dos conceitos que se pensa na recuperação.

Elementos do livro que se deve postar mais atuação para indexar :
- Título
- prefácio e/ou introdução
- sumário
- resumo
- conclusão
- primeiros páragrafo
- palavras sublinhadas ou impressas em um tipo diferente do texto


A identificação e a relação dos conceitos exige uma análise cuidadosa do texto(ou da parte considerada) em relação a exaustividade e especificidade. A exaustividade refere-se ao nível de reconhecimento(e/ou inclusão) dos diferentes conceitos ou noções do que se trata o documento.A especificidade da indexação se refere ao nível de generalidade( ou abrangência)dos conceitos escolhidos, em relação ao assunto tratado. A especificidade pode ser afetada em função do peso( significância relativa) atribuído pelo autor a um determinado conceito.
Em relação à representação dos conceitos em termos de linguagem de indexação, trata-se de escolher os descritores(ou palavras-chave, ou códigos)que melhor descrevem os conceitos escolhidos. Aí se utiliza os instrumentos de controle terminológicos ou linguagens documentárias.
Deve-se lembrar que os descritores se ordenam de forma a representar a sequência de pensamento do autor. Em muitos casos pode aconselhar-se também uma certa redundância conceitual para aumentar a probabilidade de recuperação, especialmente quando se utiliza alguma pré-coordenação repetindo os minitermos correspondentes às expressões compostas, ou escolhendo os termos em vários níveis de especificidade.

Indexação com ajuda do Computador:
Indexação automática:
Qualquer procedimento que permita identificar e selecionar os termos que representam o conteúdo dos documentos, sem a intervenção direta do documentalista.
Os descritores(ou palavras-chave) são escolhidos do título e/ou resumo - ou mesmo do próprio texto do documento - seguindo uma série de regras que verificam sua validade como tais, por comparação com termos de dicionários adequados.
KWIC é um sistema de indexação automática que não utiliza o Thesaurus ou dicionário de descritores e , por isso, a relação de termos "significativos" não tem controle algum.Como consequência, os sinônimos não são identificados.Por outro lado, muitos dos termos não são considerados como vazios, tem pouco valor significativo, o que aumenta o nível de ruído do índice. Tecnicamente,as dificuldades para evitar dificuldades na construção do dicionário ou Thesaurus, ou na recuperação da informação(dispersão dos conceitos e baixo controle dos descritores, perda de informação, etc.).
A finalidade das bases de dados é diminuir cada vez mais o esforço dos usuários para organizar suas buscas.Os sistemas interativos já são numerosos, para recuperação da informação que operam satisfatoriamente com linguagem natural.
Indexação por palavras utiliza palavras do próprio autor, as quais conduzem a outras palavras do contexto. A indexação por assunto é feita a partir das palavras e de suas associações, identificam-se os conceitos, e estes são expressados em forma de descritores ou de cabeçalhos elaborados.
A indexação totalmente automatizada conduz a índices de palavras-chave, cujo resultado pode melhorar-se utilizando algum tipo de normalização da forma final das palavras.
O índice de assuntos requer ao menos em alguma fase do processo, a intervenção humana(indexação com ajuda do computador).
Principais abordagens para a soluçãodo problema de determinar o(s) assunto(s) a partir das palavras do texto são: contagem da frequência de ocorrência dos termos e de sua associações; identificação das raízes significativas, análise sintática do texto; análise semântica do texto.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada