misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Estrutura das linguagens de indexação:
Conceitos e termos:
O conceito vocabulário foi definido como a relação de palavras utilizadas numa língua.Quando considerado do ponto de vista da linguagem natural compreende-se o seu significado sem maiores dificuldades, mas surgem dúvidas quando se aplica o termo a linguagens artificiais.
Quais seriam os vocabulários dos arquivos de classificação considerados como linguagens artificiais.
Os vocabulários desses esquemas são:
- os índices alfabéticos do esquema;
- os simbolos númericos, alfa ou alfanuméricos que representam os assuntos.

O vocabulário da linguagem documentária é a relação de termos e símbolos empregados para a identificação temática nos sistemas de informação. Rótulo semântico é outra expressão usada para termos.
Linguagem documentária é o conjunto de regras, símbolos e termos previamente estabelecidos estabelecidos para identificação de assuntos constantes dos documentos.
A sintaxe como definida:
Sintaxe absoluta é uma expressão utilizada por Neelameghan, para designar o padrão de estruturação, pelo cérebro humano, das idéias que constituem o assunto, este conceituado como "corpo sistematizado de idéias"', e também entendido e denominado "conhecimento". Segundo o autor, a estrutura profunda percebida pelo intelecto de qualquer ser humano normal, parece similar em diferentes assuntos. Esta similaridade, cuja probabilidade de mudança nos próximos anos é considerada muita baixa, parece ocorrer desde o provável surgimento do homem há cerca de 500.000 anos.

A sintaxe absoluta trata, portanto, da estruturação e ordenação das idéias que formam os assuntos compostos expressos por cabeçalhos compostos.

A sintaxe lingüística é de uma expressão utilizada por Neelameghan para denominar "a sintaxe dos nomes de assuntos". É baseada na sintaxe da linguagem natural e pode variar de urna língua para outra.

A sintaxe lingüística ocorre no plano verbal, no plano da expressão das idéias. É a combinação ou a ordenação das palavras que formam o nome do assunto, no caso, o cabeçalho de assunto.

Para o cabeçalho composto que designa assunto simples, ou melhor, que representa apenas um conceito/referente/termo é preciso que se determine um critério para orientar a sua sintaxe já que a ordem-de-citação a ele não se aplica. Neste caso, a sintaxe da linguagem corrente deve ser a preferida pois não contraria a maneira como o usuário se expressa e busca a informação. Tal diretriz acaba resgatando, de certa forma, o "princípio do uso", de Cutter.

Os casos apresentados de análise da sintaxe lingüística de cabeçalhos compostos da LCASB, restringem-se a exemplos de nomes de Coisa/Produto, ou de Parte de Coisa/Parte de produto. Entretanto, os mesmos princípios ou pressupostos se aplicam à análise de cabeçalhos representando outras categorias como, por exemplo: Ação (Processo/ Operação/Atividade), Material, Agente/Instrumento, Propriedades, Lugar, Tempo, Forma temática e/ou documentária.
complemento de texto disponível em: http://www.conexaorio.com/biti/lecy/lecy.htm#4.2

A sintaxe é a própria estrutura gramatical da língua: abrange o conjunto de regras referentes à combinação de elementos que possuem significados diferentes daqueles das palavras simples encontradas no vocabulário básico ou geral.
A sintaxe nas linguagens documentárias, proporciona a extensão da capacidade descritiva do vocabulário.
Torne-se por exemplo, os substantivos: LEGISLAÇÃO, PALNEJAMENTO E TREINAMENTO e os adjetivos: BANCÁRIA, GLOBAL E PROFISSIONAL. Por meio de síntaxe é possível transmitir três unidades de informação:
- Legislação Bancária;
- Planejamento Global;
- Treinamento Profissional.
Que não se encontram no vocabulário básico.

Nas linguagens de indexação é fundamental que o vocabulário e a sintaxe sejam regidos por normas previamente fixadas a fim de que seja preservada a uniformidade de indexação, pois a vantagem dessas linguagens provém de sua utilização correta e da obediência à sintaxe estabelecida.

Notação:
Por notação entende-se a reunião de símbolos que dispostos numa determinada ordem traduzem uma informação.
Na linguagem natural, a notação é a interpretação de um conceito através dos símbolos alfabéticos consubstanciados na palavra que o designa.
A notação de um esquema de classificação no seu conjunto forma dos vocabulários do esquema.O índice alfabético seria outro vocabulário do esquema.
Nos sistemas de classificação define-se notação como reunião de símbolos - númericos , alfabéticos ou alfanuméricos - que dispostos numa determinada ordem traduzem os assuntos, as divisões e as subdivisões de assuntos do esquema classificatório. Na classificação Decimal Universal o símbolo númerico 338.924(81) significa a mesma coisa que o símbolo alfabético: Industrialização no Brasil.
Linguagens de indexação:
um dos aspectos básicos das linguagens estruturadas de indexação é o registro das relações entre os termos do vocabulário. Se o sistema inclui os termos: FLORESTAS e REFLORESTAMENTO é conveniente indicar as relações entre os dois, pois o pesquisador que procura informação sobre REFLORESTAMENTO, pode ser alertado para consultar também as informações sob o termo FLORESTA onde encontrará talvez informações pertinentes ao assunto que está buscando.
Entre os vários tipos de linguagens estruturadas de indexação mais conhecidas na área da informática são:
- esquemas de classificação;
- lista de cabeçalhos de assunto;
- tesauros.

Informatologia é o conjunto de conhecimentos especializados relativos às técnicas de transferências de informação cientifica e tecnològica à Biblioteconomia,à Documentação, etc., bem como os campos mais recentes de análise linguística, da informática, etc.Outra definição da Enciclopédia Mirador: "Estudo interdisciplinar de origem, comunicação e consumo dos produtos culturais... a palavra informação se refere aos elementos símbolicos empregados para comunicar o conhecimento científico e técnico, independentemente da sua natureza(númerica, textual, figurativa, etc.) dos suportes materiais das normas de apresentação".

A CDU, a lista de Cabeçalhos de Assuntos(editada pelo IBICT, em 1977), o Thesaurus para Indexaçaõ da Literatura Agrícola Brasileira(EMBRATER/ SNIR) exemplificam as três espécies mais utilizadas de linguagens estruturadas, definidas como aquelas providas de um vocabulário controlado e de uma sintaxe( sistema de indexação das relações entre os termos do vocabulário).

Os vocabulários de entrada registram, outrossim, os jargões especializados.
Jargão é a linguagem técnica de um grupo específico ou como registra o Novo Dicionário de Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, é a gíria profissional.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada