misabellC Tour

free counters

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia


Conceitos e diretrizes para o Serviço de Referência:

Introdução:
diretrizes são delineamentos básicos institucionais para o estabelecimento de uma base comum ao S.R.(Setor de Referência)e Informação. E para que sirva de um marco nacional, é preciso que um organismo representante da área e da maior credibilidade(como por exemplo é o American Library Association) emita essas diretrizes em forma de documento oficial de classe.Não se preocupa com números e medidas como acontece com os padrões. Fornece informações gerais, tais como:objetivo e escopo do S.R.(Sistema de Referência) e informação; serviços; recursos; pessoal;ambientação física; princípios éticos; avaliação; esquema de manual de serviço.
Padrões são modelos de uma realidade nacional bibliotecária, estabelecendo critérios quantitativos sobre, por exemplo: orçamento, acervo,área,pessoal, instalação, serviços que sirvam de apoio no momento de planejamento e/ou de avaliação dos sistemas bibliotecários.
Publicadas pela UNESCO, existem as "Normas para os Serviços Bibliotecários", tendo em conta bibliotecas nacionais,universitárias,especializadas, públicas e escolares de diversos países.É preciso que os países em desenvolvimento façam a devida retrição no momento de aplicarem normas internacionais, levando em conta que são modelos de realidades diferentes.
Após essas primeiras reflexões, é preciso que fique bem claro que as diretrizes devem ser estabelecidas como passos iniciais, a fim d preparar terreno para os padrões.

Conceitos e caracterização do Serviço de Referência(S.R.):
optou-se, primeiro, por visualizar uma situaçao de referência e, depois, extrair dela uma conceituação, que não é definitiva e tem por objetivo servir de base para discussões.
1-Primeira Situação:
existe uma gama imensa de obras de referência, praticamente desconhecidas pela grande parte dos usuários de bibliotecas.Por isso, o bibliotecário de referência é solicitado constantemente para ajudar na solução de questões dos mais diversos tipos.
Esta é uma situação de referência que demanda a presença de um bibliotecário no salão de leitura para assistir o usuário.Com apoio de obras de referência, o bibliotecário indica a fonte mais adequada que responda àquelas questões, naquele momento, para um determinado propósito.
Em decorrência dessa primeira situação, surge uma exigência:conceituar também o que é obra de referência, questão de referÊncia e bibliotecário de referência.
Obra de Referência: é p tipo de fonte de informação que foi conceituada e estruturada para servir de instrumento de consulta em momentos determinados.Desta forma o arranjo da matéria é geralmente alfabético, sistemático ou tabular, sempre provido de índices que completem o acesso à informação.
a)Obras de referência: são aqueles tipos de fontes que permitem a obtenção de dados informativos e conhecimentos de um assuntoou tópico na integra, tais como: informação enciclopédica, histórica, biográfica, estatística, miscelânea, endereços, etc.
b)Fontes bibliográficas, do ramo de bibliografia,são obras de referência que indicam e/ou endereçam o usuário à informação primária, classificadas como fontes secundárias, arrolam referências bibliográficas de livros, trabalhos de congressos, teses, artigos de periódicos,etc., e são, também, providas de índices que permitem a localização da informação por diferentes meios.Podem ser, também, gerais, especializadas, internacionais, nacionais e regionais: são bibliografias, índices, resumos, etc.

Questão de Referência: distingue-se da questão típica de Referência como aquela que, em princípio, é respondida pelo profissional da área e/ou at´´e por outros especialistas, e não pode ser confundida com perguntas rotineiras: onde fica o banheiro? que horas são?Desta forma, em busca de uma classificação que subside àqueles que vão planejar técnicas de avaliação e precisam elaborar impressos para apresentar quais as perguntas que devem ser consideradas como do S.R.(Serviço de Referência), é preciso distinguí-las bem.A questão típica de referência é, na verdade, aquela respondida por meio de obras de referência.

Bibliotecário de Referência:em princípio, pelo fato de ser necessário fixar competências e terminologia, atribui-se o título de "Bibliotecário de Referência" para o profissional destacado para atender o público, em questões especializadas.Ou seja: informar sobre assuntos da área e que dizem respeito à indicação de fontes de informação, dentro e fora da biblioteca; uso dos seus recursos e qualquer tipo de orientação em que entrem a pesquisa bibliográfica e a leitura; a extensão cultural, à organização de instrumentos de alerta e disseminação da informação.
Segunda Situação:além de responder questões de referência, o bibliotecário é solicitado para resolver uma série de dificuldades do usuário.Entre as dificuldades, pode-se exemplificar algumas: localizar-se dentro da biblioteca, consultar o catálogo; localizar um livro na estante, etc.Desta forma, expediente vários devem ser previstos para evitar o desgaste dos usuários.
Terceira Situação:além de responder questões e orientar usuários, cabemos ao aetor de ReferÊncia a responsabilidade de alertar o usuário sobre o que há de novo na sua área de interesse no sentido de atualizá-lo quando pode vir À biblioteca e antecipar-lhe a informação quando não pode frenquentá-la assiduamente.
Pode-se compreender que o Serviço de ReferE^ncia não é fácil de definir-se em poucas palavras.Entende-se que ele comporta quatro linhas de atuação do bibliotecário, a saber:
a) Referência propriamente dita - correponde à tradicional "ready reference". O bibliotecário, no seu posto, aguarda ser procurado pelo usuário para responder a questões de referência e assistí-lo numa de suas dificuldades de localização e obtenção da informação, bem como o encaminha a outras instituições quando não existe no recinto a informação.
b) Orientação formal ao usuário - quando o setor programa, de forma sistemática, visitas orientadas à biblioteca, cursos, etc., para instruir os usuários no manejo da biblioteca, na prática da pesquisa bibliográfica, etc.
C) Disseminação da Informação: que corresponde à moderna posição de se antecipar a busca da informação pelo usuário, preparando boletins bibliográficos e informativos; sínteses da informação;instrumentos de alerta e disseminação seletiva, corrente da informação, não o obrigando a vir amiúde à biblioteca.
d) divulgação e interpretação da biblioteca- por meios vários: impressos, comunicação visual, audiovisuais, a fim de colocar a par o usuário de como funciona o sistema de informação.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada