misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Construindo tesauros a partir de tesauros existentes: a experiência do TCI - Tesauro em Ciência da Informação . DataGramaZero v. 7, n. 4, ago. 2006 ()
MOREIRA, Manoel Palhares; MOURA, Maria Aparecida
A necessidade de um tesauro atualizado em Ciência da Informação para experimentos relativos à atualização semi-automática de tesauros levou a construção de um Tesauro em Ciência da Informação (TCI) a partir de tesauros existentes na área. Foram eleitos os tesauros do IBICT, em português, do ASIS, em inglês, do DOCUTES e o do CINDOC, ambos em espanhol. Os três últimos foram traduzidos para o português resguardando as facetas originárias. O tesauro ASIS tornou-se base para o novo tesauro. Foram realizadas adequações no novo instrumento no sentido que o mesmo pudesse responder às questões de representação informacional no âmbito da Ciência da Informação no Brasil. O texto apresenta as etapas de sistematização e implementação do Tesauro e a o detalhamento da metodologia para criação de tesauros em outras áreas em circunstâncias semelhantes.

Palavras-chave: thesaurus. indexing language. information organization. thesaurus construction. thesaurus of information science. tesauro. linguagem de indexação. organização da informação. construção de tesauros. tesauro em ciência da informação




Linguagens de indexação em contextos cinematográficos: a experiência de elaboração do tesauro eletrônico do cinema brasileiro . Perspectivas em Ciência da Informação v. 10, n. 1, jan./jun. 2005 (ARTIG)
MOURA, Maria Aparecida; NAZÁRIO, Luiz; RODRIGUES, Daniela Cristina da Silva; VIEIRA, Elisabete Quatrini; SILVA, Iris da; PAOLIELLO, Lúcia Mara Barbosa de Oliveira
Relata a experiência de elaboração do Tesauro Eletrônico do Cinema Brasileiro, estruturado para auxiliar a organização e a recuperação de informações produzidas em contextos cinematográficos. Sua realização partiu da constatação da ausência de instrumentos especializados no tratamento temático dos acervos cinematográficos brasileiros e das crescentes demandas por linguagem especializada realizadas por centros de memória e referência audiovisual consolidados no país. Objetivou desenvolver um instrumento de indexação capaz de representar tematicamente os acervos cinematográficos específicos bem como o conhecimento produzido sobre o cinema brasileiro. Foram estabelecidas ações para mapear tematicamente a área com o objetivo de identificar os conceitos principais vinculados ao domínio e sua rede de relações e realizados estudos fundamentados na literatura da área, seguido de cotejamento conceitual baseado no acervo fílmico e nas publicações mantidas pela Ophicina Digital do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes - UFMG. Propõe a estrutura facetada do instrumento com base na literatura e no conhecimento do especialista em cinema brasileiro integrante da equipe. Tais medidas visaram assegurar que os princípios fundamentais de garantia literária e de uso norteassem a elaboração do tesauro. Foram realizados pré-testes de indexação para assegurar a especificidade do instrumento e avaliar sua performance em contextos específicos. O tesauro resultante é composto por 1040 termos organizados em 34 facetas específicas.

Palavras-chave: tesauro eletrônico. linguagem de indexação - elaboração. cinema brasileiro


A bibliometria na exploração de bases de dados: a importância da Lingüística . Transinformação v. 15, n. 1, jan./abr. 2003 (ARTIG)
MUGNAINI, Rogério
A utilização das bases de dados para levantamento do estado da arte, procedimento necessário a qualquer pesquisador, exige dos mesmos a definição de estratégias para a recuperação eficaz da informação. A Bibliometria pode ser uma ferramenta útil neste processo, permitindo a filtragem de grandes quantidades de informação. Por se tratar de uma análise estatística de dados, a qualidade destes dados é de vital importância e o procedimento de indexação para representação da informação se torna essencial. Pretende-se aclarar a importância da Estatística, Lingüística e Indexação para a Ciência da Informação, focalizando alguns aspectos de suas relações e destacando a necessidade da utilização conjunta dessas disciplinas.

Palavras-chave: bibliometria. estatística. indexação. linguagem documentária


A concepção e o uso das linguagens de indexação face às contribuições da semiótica e da semiologia . Informação & Sociedade: Estudos v. 12, n. 1, 2002 (ARTIG)
MOURA, Maria Aparecida; SILVA, Ana Paula; AMORIM, Valéria Ramos
Diante do crescente processo de produção de informação os sistemas de informação enfrentam o desafio de criar instrumentos de organização e recuperação da informação adequados as diferenciadas necessidades informacionais de seus usuários. Neste trabalho procurou-se identificar, caracterizar e precisar teoricamente os pressupostos utilizados na construção das linguagens de indexação, juntamente com as teorias de estudo da linguagem abordadas pela semiótica e semiologia. Posteriormente, foi analisado o processo de utilização das linguagens de indexação, pelos indexadores. Finalmente, procurou-se caracterizar as potencialidades dos estudos da semiótica e da semiologia para a construção e utilização de linguagens de indexação.

Palavras-chave: linguagem de indexação. semiótica. semiologia


A leitura do indexador: estudo de observação . Perspectivas em Ciência da Informação v. 4, n. 1, jan./jun. 1999 (ARTIG)
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes
O processo de análise inicia-se pela leitura do texto e dela depende a qualidade da análise, síntese e representação. A leitura documentária está sujeita a condições específicas: limite de tempo, propósito definido, geração de produtos, conjunto limitado de tipos de textos e áreas de assunto. Realizou-se investigação sobre procedimentos de leitura documentária, em condições específicas, mediante estudo de caso com o serviço de indexação da Sub-Rede Nacional de Informação na área de Ciências da Saúde Oral . Para observação dos procedimentos de leitura dos indexadores foi adotado o Protocolo verbal. Resultados indicam que os indexadores utilizam estratégias metacognitivas de leitura, realizam associação com a linguagem documentária do sistema durante a leitura e conhecem a estrutura textual dos documentos de odontologia

Palavras-chave: análise. representação. indexação. linguagem documentária


Exaustividade, Especificidade e Coerência da Indexação da Base de Dados Bibliográficos do NID/FURG (SAB-II) . BIBLOS - Revista do Departamento de Biblioteconomia e História v. 9, 1997 (ARTIG)
NUNES, Claudio Omar Iahnke; FREITAS, M. R. M.
Os problemas relativos à exaustividade, especificidade e coerência da indexação tornam-se cruciais para o gerenciamento e recuperação de informações nas bases de dados bibliográficos. A Base de Dados do Núcleo de Informação e Documentação da Fundação Universidade do Rio Grande (NIF/FURG), que abrange parcialmente os acervos das bibliotecas desta Universidade e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), adota o Sistema de Administração de Bibliotecas - II (SAB-II), sendo que não existem estudos sobre a consistência dos processos de indexação adotados. Este primeiro estudo foi realizado sobre uma amostra de 422 registros, correspondentes a igual número de documentos integrantes do acervo, distribuídos por todas as áreas do conhecimento. Cada registro da amostra foi objeto de comparação com o próprio documento e com os instrumentos de indexação utilizados pelo NID, especialmente Tesauro SPINES, verificando-se o comportamento das variáveis exaustividade e especificidade. A variável coerência foi verificada através do trabalho experimental de indexação realizado por um grupo de controle, integrado por seis indexadores, em 21 itens integrantes da amostra. A análise e discussão dos resultados indicou que o nível de exaustividade é baixo, situando-se em 3,9 cabeçalhos de assunto, 1,54 descritores e 0,58 termos livres por registro, respectivamente. O princípio da especificidade freqüentemente não é observado, verificando-se, inclusive, a adoção concomitante de termos genéricos e termos específicos para um mesmo item. A coerência inter-indexadores aproxima-se dos valores encontrados na literatura, situando-se num índice médio global de 0,23 para os pares de coerência encontrados. Esses resultados evidenciam a necessidade de se adotar instrumentos de indexação especializados e procedimentos de rotina automatizados para o controle do vocabulário.

Palavras-chave: linguagem documentária. controle de vocabulário. recuperação da informação. base de dados bibliográficos. indexação

Bases de dados: a metáfora científica . Ciência da Informação v. 25, n. 3, set./dez. 1996 (PONTO)
SAYÃO, Luís Fernando
Traça um paralelo entre as formas de incorporação de conhecimento nas bases de dados internacionais e o conceito de memória coletiva dentro do âmbito da produção científica mundial. Analisa as bases de dados, seus esquemas de representação e recuperação, sua seletividade e as barreiras impostas pelas linguagens de indexação à ciência produzida no Terceiro Mundo. Conclui que as bases de dados são os repositórios dos conhecimentos consensuais gerados pela ciência moderna, constituindo, dessa forma, a memória da ciência oficialmente aceita.

Palavras-chave: databases. Collective memory. Knowledgerepresentation. indexing languages. information industry. bases de dados. memória coletiva. Memóriacientifica. Representação de conhecimento. linguagem de indexação. Indústria dainformação.


Instrumentos e metodologias de representação da informação . Informação & Informação v. 1, n. 2, jul./dez. 1996 (ARTIG)
NOVELLINO, Maria Salet Ferreira
Contextualiza e conceitua o processo de representação da informação. Analisa a evolução histórica dos instrumentos que foram e vêm sendo utilizados para a representação da informação. Apresenta uma descrição das várias concepções que subjazem às metodologias para a representação da informação.

Palavras-chave: análise de assunto. indexação de assunto. linguagem documentária. representação da informação. tesauros. transferência de informação


Construção de linguagens de indexação . Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG v. 21, n. 1, jan./jun. 1992 (ARTIG)
RIVIER, Alexis
Esta contribuição é resultado de uma pesquisa sobre fundamentos teóricos das linguagens de indexação em estudos existentes e na literatura especializada. Foram reunidas mais de cem referências, transcritas no fim do artigo. Depois de apresentar seu método de investigação, o autor examina, sintetizando, os trabalhos escolhidos, a evolução, em quarenta anos, dos princípios teóricos que regem a concepção das classificações, das linguagens de indexação em cadeia e dos tesauros, bem como as implicações das teorias linguísticas e matemáticas nas linguagens de indexação.

Palavras-chave: linguagem de indexação


Sistemas de informação em linguagem natural: em busca de uma indexação automática . Ciência da Informação v. 21, n. 3, set./dez. 1992 (ARTIG)
BRITO, Marcílio de
Este artigo aborda o tratamento automático de linguagens naturais, particularmente a descrição do conteúdo informacional de textos, para melhorar sua indexação e preencher os requisitos dos sitemas de informação documentária, a partir de elementos fornecidos pela estruturação dos sintagmas nominais (SN). Uma nova ferramenta para análise morfossintática foi criada e desenvolvida com a linguagem de programação Starlet, baseada na teoria de Gramáticas Afixos, grmaticas em dois níveis, resultante do trabalho anterior de C.H.A. Koster. Usando-se grmáticas em dois níveis, aumentou-se a capacidade descritiva desta nova linguagem e produziu-se um simples e elegante modelo que possibilitou uma representação mais detalhada dos procedimentos de análise. Um corpo maior constituído de textos da Agence France Presse (AFP News Brieves) foi usado para testar o analisador morfossintático. Os resultados demonstraram claramente a capacidade das gramáticas em dois níveis para alcançar a formalização de fenômenos linguísticos. As vantagens importantes deste método repousam na capacidade de se ter controle mais específico sobre a aplicação das regras de análise. Uma descrição mais sintática conduz a programas mais bem adaptados ao meio computadorizado e às necessidades linguísticas.

Palavras-chave: information retrieval. automatic indexing. Automatictreatment of natural languages. Affix Grammars. recuperação da informação. indexação automática. tratamento automático da linguagem natural. gramáticas afixos


Recuperação temática da informação . Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação v. 23, n. 1/4, 1990 (ARTIG)
GUIMARÃES, José Augusto Chaves
A Documentação enquanto atividade de seleção, tratamento e disseminação da informação, em uma ´corrente de elos indissociáveis´ (fluxo da informação). A etapa de tratamento da informação envolvendo dois procedimentos interdependentes: análise documental, abordada sob aspecto metodológico, com especial enfoque às formas de linguagens documentárias, e a recuperação da informação, abordada em seu conceito e nos problemas intervenientes no processo, tais como ´ruídos´ e ´silêncios´. Análise dos fatores especificidade e expressividade como características das linguagens documentárias, mostrando sua direta influência no processo de recuperação temática da informação, através de exemplos da área de Direito do Trabalho.

Palavras-chave: análise documental. indexação. linguagem documentária. recuperação da informação. representação temática da informação


Interface entre linguística e indexação: revisão de literatura . Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação v. 21, n. 1/2, jan./jun. 1988 (ARTIG)
NAVARRO, Sandrelei
Na tradução do conteúdo de um documento para linguagem documentária, intervêm vários elementos linguísticos. No entanto, para melhor compreendê-los é necessário esclarecer algumas questões. Primeiramente procurar saber o que os autores entendem por Linguística e Indexação e de que forma esta ciência vem sendo utilizada pelos documentalistas. A seguir, é importante diferenciar a linguagem natural da linguagem documentária, para finalmente identificar os principais elementos que caracterizam a interface entre a Linguística e a Indexação.

Palavras-chave: indexação. linguística. linguagem natural. linguagem documentária. semântica. sintaxe. pesquisas interdisciplinares em documentação


Elementos de Linguística para estudos de indexação . Ciência da Informação v. 12, n. 1, 1983 (ARTIG)
CINTRA, Anna Maria Marques
Na conversão da linguagem natural para a linguagem documentária, intervém vários fenômenos linguísticos. Para um estudo conceitual desses fenômenos, procedeu-se uma seleção de tópicos: processo de leitura e problemas relativos a semântica e a sintaxe.

Palavras-chave: natural language. documentary language. indexing. Lexical semantics. Syntax. linguagem natural. linguagem documentária. indexação. semantica lexical. sintaxe



Cabeçalho de assunto como linguagem de indexação . Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG v. 7, n. 2, set. 1978 (ARTIG)
CESARINO, Maria Augusta da Nóbrega; PINTO, Maria Cristina Mello Ferreira
O papel das linguagens de indexação como instrumento controlador de vocabulário nos sistemas de recuperação de informação. Características dos cabeçalhos de assunto como linguagem de indexação: pré-coordenação, vocabulário controlado, não hierarquia, linguagem enumerativa, função prescritiva, aplicação a SRI, unidimensionais, agrupamento alfabético dos termos, comparação entre o cabeçalho de assunto e outras linguagens de indexação quanto à expressividade, ambiguidade, compacidade e ao custo. Comentários sobre as listas de cabeçalhos de assunto mais conhecidas.

Palavras-chave: linguagem de indexação. recuperação da informação. cabeçalho de assunto


Funções das linguagens de indexação e recuperação da informação nos sistemas nacionais e internacionais de Informação Científica e Técnica . Ciência da Informação v. 7, n. 1, 1978 (ARTIG)
KOFNOVEC, L.
Discute-se a possibilidade de estabelecer interrelações entre linguagens de recuperação em sistemas nacionais e internacionais de informação científica e técnica (ICT). Mútua convertibilidade é possível e somente útil quando há uma interseção dos assuntos processados por diferentes linguagens de recuperação. Diversos tipos básicos de linguagem de recuperação, as quais estão em uso ou podem ser usadas em sistemas nacionais e internacionais de informação, são discutidas junto com as funções que eles deveriam desempenhar.

Palavras-chave: Languages of indexing. thesaurus. Classificationuniversal decimal. linguagem de indexação. tesauros. classificação decimal universal. recuperação


Teoria do conceito . Ciência da Informação v. 7, n. 2, 1978 (ARTIG)
DAHLBERG, Ingetraut
Com a ajuda das linguagens naturais é possível formular enunciados a respeito de conceitos individuais e conceitos gerais. Todo enunciado sobre objetos contém um elemento do respectivo conceito, que se identifica como característica do conceito. Características idênticas evidenciam relações entre conceitos. A intensão de um conceito é a soma total de características e a extensão do conceito é a soma total de conceitos mais específicos. A categorização formal dos conceitos - objetos, fenômenos, processos, propriedades, relações - tem importância na formação de sistemas e na combinação dos mesmos. São da maior importância as definições corretas dos conceitos, pois que o contínuo desenvolvimento do conhecimento e da linguagem, conduz-nos à utilização de sempre novos termos e conceitos cujo domínio nem sempre é facil manter. (HMPB)

Palavras-chave: concept. natural language. indexing language. intension. extension. definition. linguagem natural. conceito. linguagem de indexação. linguagem natural. intensão. linguagem de indexação. extensão. definição. intensão. extensão. definição


O processo classificatório como fundamento das linguagens de indexação . Revista de Biblioteconomia de Brasília v. 6, n. 1, jan./jun. 1978 (ARTIG)
CAMPOS, Astério Tavares
A falência dos sistemas tradicionais de classificação bibliográfica fez com que a Biblioteconomia moderna não apenas os alijasse das técnicas de recuperação da informação, mas procurasse substituí-los por processos meramente alfabéticos. Nisto houve um erro de perspectiva. Não basta, porém, a mera volta aos tesauros ou às classificações. É urgente o reconhecimento de que ambos (classificações e tesauros) constituem linguagens de indexação e que a indexação é fundamentalmente um processo classificatório. É mister, portanto, a partir das intuições de Ranganathan, e procurando fundamentá-las com maior rigor científico, encontrar uma teoria satisfatória do processo classificatório, tendo como pontos básicos as recentes conquistas da Lingüística e da Lógica.

Palavras-chave: processo classificatório. linguagem de indexação. classificação bibliográfica


Bibliografia Sul-Riograndense de Ciências Biomédicas: elaboração de uma linguagem padronizada . Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG v. 5, n. 1, mar. 1976 (ARTIG)
ROSA, Malvina Vianna
Descreve linguagem padronizada, tipo thesaurus escolhida como meio de indexação. Apresenta problemas enfrentados por planejadores de thesaurus. Salienta a estrutura classificatória básica, bem como a ordem de citação preferida. Expõe as etapas seguidas na construção do presente sistema de indexação.

Palavras-chave: ciências biomédicas. linguagem padronizada. tesauros. sistemas de indexação


Linguagens de indexação: uma experiência de análise e avaliação . Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG v. 5, n. 1, mar. 1976 (ARTIG)
CARVALHO, Maria Martha de; BOTELHO, Tânia Mara Guedes; PARANHOS, Wanda Maria Maia da Rocha
Descrição de uma experiência que compara e avalia cinco diferentes linguagens de indexação, adotando-se as medidas de sensibilidade e especificidade para se avaliar a eficácia de cada uma.

Palavras-chave: linguagem de indexação. avaliação. eficácia


Uma linguagem de busca para sistemas de recuperação de informação . Ciência da Informação v. 3, n. 1, 1974 (ARTIG)
TEIXEIRA, Iberê L. R.
Os atuais sistemas de recuperação de informação ressentem-se, em geral, de um método simples de consulta, que seja direta e facilmente utilizado pelo usuário. O método de recuperação aqui apresentado baseia-se numa linguagem de busca, através da qual o usuário codifica sua pesquisa, manipulando palavras-chave e/ou descritores que indexam o material a ser recuperado. Desta forma, simplifica-se o enunciado dos termos de interesse, bem como permite-se ao usuário associá-los entre si por meio de operações lógicas, do tipo OU, E e MAS NÃO. Embora orientado primordialmente para a recuperação de referências bibliográficas, o sistema criado pode ser aplicado a qualquer conjunto de dados que admita a indexação por palavra-chave ou descritor. Além disso, permite que a indexação seja feita sobre várias e diferentes características dos dados a recuperar; por exemplo, para as referências bibliográficas é possível a recuperação por nome do autor e por palavras do título, além de descritores.

Palavras-chave: Query language. information retrieval systems. indexation. sistemas de recuperação da informação. linguagem de busca. indexação

Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/index.php?dd60=1&dd61=linguagem%20de%20indexa%E7%E3o&acao=busca


TEXTOS RELACIONADOS À ESTRUTURA DE LINGUAGENS DE INDEXAÇÃO:
ACRESCIDOS AOS TEXTOS ANTERIORES PUBLICADOS AQUI.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada