misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Diretrizes básicas para o Serviço de Referência e Informação:
Avanço de tecnologia, diversidade crescente de recursos informacionais e de grupos de usuários tem implicado no aparecimento de novos e aperfeçoados sistemas de recuperação de informação, exequido, portanto alta prestação de serviços.
Devido ao interesse diversificado dos usuários, têm-se aceito a idéia de compartilhamento de recursos, contando para isso com sistemas cooperativos e funcionamento de bibliotecas em redes.
Necessidades de aperfeiçoamento contínuo do bibliotecário.Estas diretrizes visam a oferecer subsídios para a determinação de um padrão básico de prestação de S.R.(Serviço de Referência) e informação.
Sistema de Referência e Informação e seus níveis:
Encargo fundamental para atingir a satisfação dos usuários reais e potenciais. No processo de transferência de informação, sua função tem a característica principal de otimizar o uso dos recursos informacionais, por meio de real interação do sistema com os usuários em dois níveis:
-Direto: inclui o atendimento pessoal e a instrução oferecida aos usuários.
-Indireto: o acesso à informação pelos instrumentos bibliográficos, base de dados e recursos providos de acordos interbibliotecários.

Serviços::
Existência do S.R. (Serviço de Referência) e informação não é só para ir de encontro às necessidades imediatas do usuário como para antecipar suas demandas.
Preparação de "manual de serviço" para uso e também para ser consultado pelo usuário.
Necessidades de avaliação periódica dos serviços prestados e encaminhamento a fontes externas, a fim de apontar barreiras e deficiências. Identificação dos usuários reais e potenciais para detectar graus de satisfação e sucesso na obtenção da informação.
Oferecimento de programas de instrução aos usuários para facilitar o conehcimento do potencial bibliográfico existente. Adequação do ambiente físico da biblioteca para possibilitar melhor interação do usuário ao sistema. Além do atendimento pessoal, outras formas de comunicação devem ser providas: correpondência, telefone e outros. Extensão de atendimento ao usuário, por meio de cooperação inter-bibliotecária e encaminhamentos a outros Serviços e Informação.

Recursos Informacionais
Adoção de política de seleção que atende não só aos interesses imediatas de usuários reais como, também, as demandas possíveis e usuários em potencial. Atentar para campos determinados que podem ser cobertos pelos acertos cooperativos. Composição do acervo levando em conta vários tipos de suportes, bem como duplicação de itens muito solicitados para agilizar demandas.
Relacionar seleção de materiais com níveis de prestação de serviço: demandas gerais, apoios, pesquisa, etc. Revisão constante quanto à condição, utilização e atualidade do material, para fins de conservação, descarte e reposição.
Padrões de atendimento ao público e horário de funcionamento e concordância com necessidades dos usuários.
A equipe de referência deve promover ativamente o uso de todos os serviços da biblioteca.

Ambientação física
Localização do S.R. (Sistema de Referência) e informação e suas unidades em pontos próximos à entrada principal.
Coleção de referência localizada em área de fácil acesso.
Provisão de salas especiais para estudo individual e em grupo.

Pessoal
Adequação de formação acadêmica, conhecimentos profissionais e facilidade de comunicação com o público.
Educação contínua e aprefeiçoamento profissional.

Avaliação
Pesquisa periódica junto aos usuários para avaliar os serviços deve ser atribuída a pessoas qualificadas para esse fim. Resultados serão utilizados para relatórios, previsões orçamentárias e decisões administrativas.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada