misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Automação de Biblioteca:
Avaliação de software:
A realização de um estudo para seleção e escolha de um software para gerenciamento de serviços de bibliotecas deve privilegiar as seguintes etapas:
Uma boa revisão de literatura sobre o assunto; definir tecnicamente as necessidades da intituição;analisar as empresas prestadoras de serviços da área; verificar capacidade tecnológica e computacional da intituição.

Software pode ser definido como o conjunto de programas destinados a executar uma função específica ou um conjunto de funções.Um programa de computador é uma coleção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.


A capacidade de um software possui, em relação ao entendimento - intelegibilidade- à aprendizagem - apreensibilidade- e à satisfação do usuário, sob determinadas condições - operacionabilidade - configura um dos requisitos para avaliação como ferramenta adequada à realidade da unidade de informação, denominada usabilidade.
Usabilidade: demonstra a capacidade que um software possui em relação ao entendimento, aprendizagem e satisfação do usuário sob determinadas condições. Avalia aspectos referentes a facilidade de uso:
◦Inteligibilidade
◦Apreensabilidade
◦Operacionalidade

Formato de intercâmbio de informação:
A Rede Bibliodata coordenada pela Fundação Getúlio Vargas tem por finalidade desenvolver e manter uma metodologia para catalogação cooperativa. A Rede BIBLIODATA é uma experiência nacional pioneira na criação de uma rede de catalogação cooperativa, que visa a difusão dos acervos bibliográficos do país, o aperfeiçoamento dos serviços de documentação e informação das instituições participantes e o compartilhamento dos recursos empregados.

A ferramenta que possibilitou a concretização da catalogação cooperativa em ambiente digital e em rede corresponde ao MARC - MARC é a sigla para Machine Readable Cataloging que quer dizer catalogação legível por computador. Para o computador processar os dados catalogados é necessário colocá-los em forma legível pela máquina, identificando os elementos de forma clara, para que possa ler e interpretar os dados de um registro catalográfico. O Formato MARC é muito utilizado no mundo todo, existem formatos baseados no MARC em vários países, como nos Estados Unidos – USMARC, na Inglaterra – UKMARC, na França – InterMARC e no Canadá – CanMARC.
O MARC, desenvolvido pela Library of Congress e pela British Library para comunicação de descrições bibliográficas legíveis por computador, é um formato de registro. As informações contidas em uma ficha catalográfica não podem ser simplesmente digitadas no computador para produzir um catálogo automatizado. O computador precisa de um meio para interpretar a informação encontrada no registro bibliográfico. Este meio se encontra no Formato MARC, o qual veremos a seguir seu significado, seu histórico, seus objetivos, como funciona um registro MARC, os campos, subcampos e indicadores e sua importância para os bibliotecários.

Busca e recuperação no ambiente web:
Aquele que utiliza os serviços e produtos disponíveis no ciberespaço de uma unidade de informação, a partir de qualquer lugar do planeta é o usuário remoto.
Tipos de serviços aos usuários remotos
Os tipos de serviços ao usuário remoto prestados pelas bibliotecas poderiam facilitar informações aos usuários sobre questões de referencia e até questões detalhadas de pesquisa. Isto implica em duas funções: conhecer a literatura de serviços de referência aos usuários remotos e, conhecer serviços de referência específicos aos usuários remotos.
Serviços bibliotecários relacionados a educação a distância, conforme mencionado pela literatura na área da biblioteconomia e ciências da informação, geralmente referem-se a serviços de documentação, acesso ao catálogo e funções da circulação. E poucos, mas significativos, sobre os serviços de referência aos usuários remotos (Moss, 1997).

O acesso a revistas cientifícas eletrônicas pode ocorrer de modo restrito ou aberto e já existem fontes de informação específicas que identificam, localizam e permitem o acesso sob essas condições.Uma fonte de informação que possibilita a consulta a revistas de acesso aberto é o SCIELO.Coleção de revistas e artigos científicos. Possui uma grande variedade de temas relacionados à filosofia, com artigos completos disponíveis para download.
SciELO – modelo de publicação eletrônica para países em desenvolvimento

O acesso adequado e atualizado à informação técnico-científica é essencial para o desenvolvimento econômico e social, especialmente para apoiar os processos de tomada de decisão na planificação, formulação e aplicação de políticas públicas ou para apoiar o desenvolvimento e a prática profissional. O resultado da pesquisa científica é comunicado e validado principalmente através da publicação em periódicos científicos. Esse processo é válido para os países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Ainda assim, os periódicos científicos dos países em desenvolvimento enfrentam graves barreiras de distribuição e disseminação, o que limita o acesso e o uso da informação científica gerada localmente.

SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

O Modelo SciELO é o produto da cooperação entre a FAPESP (http://www.fapesp.br) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, BIREME (http://www.bireme.br) - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, instituições nacionais e internacionais relacionadas com a comunicação científica e editores científicos. Um projeto piloto, envolvendo 10 periódicos brasileiros de diferentes áreas do conhecimento, foi desenvolvido com êxito entre Março de 1997 e Maio de 1998, com o desenvolvimento e a avaliação de uma metodologia adequada para a publicação eletrônica na Internet. Desde Junho de 1998 o projeto opera regularmente, incorporando novos títulos de periódicos e expandindo sua operação para outros países. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq (http://www.cnpq.br) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Modelo SciELO contém três componentes.

O primeiro componente é a Metodologia SciELO, que permite a publicação eletrônica de edições completas de periódicos científicos, a organização de bases de dados bibliográficas e de textos completos, a recuperação de textos por seu conteúdo, a preservação de arquivos eletrônicos e a produção de indicadores estatísticos de uso e impacto da literatura científica. A Metodologia também inclui critérios de avaliação de revistas, baseado nos padrões internacionais de comunicação científica. Os textos completos são enriquecidos dinamicamente com links de hipertexto com bases de dados nacionais e internacionais, como por exemplo, LILACS e MEDLINE.

O segundo componente do Modelo SciELO é a aplicação da Metodologia SciELO na operação de websites de coleções de revistas eletrônicas. O Modelo SciELO favorece a operação de sites nacionais e também de sites temáticos. A aplicação pioneira é o site SciELO Brasil (http://www.scielo.br). Também estão em operação aplicações no Chile (http://www.scielo.cl) e em Cuba (http://www.scielo.sld.cu). Outros países estão avaliando ou recebendo treinamento da Metodologia SciELO. SciELO Saúde Pública (http://www.scielosp.org), uma biblioteca temática regional que cobre a área de Saúde Pública com periódicos científicos da América Latina e Espanha, foi inaugurada em Dezembro de 1999. Um portal para integrar e prover acesso à rede de sites SciELO está em operação em http://www.scielo.org.

O terceiro componente do Modelo é o desenvolvimento de alianças entre os atores nacionais e internacionais da comunicação científica - autores, editores, instituições científico-tecnológicas, agências de financiamento, universidades, bibliotecas, centros de informação científica e tecnológica etc, com o objetivo de disseminar, aperfeiçoar e atualizar o Modelo SciELO. A operação da rede SciELO baseia-se fortemente em infra-estruturas nacionais, o que contribui para garantir sua futura sustentabilidade.

O êxito no desenvolvimento da rede SciELO de periódicos científicos da América Latina e Caribe nos próximos anos contribuirá para que a informação científica gerada localmente possa estar disponível rapidamente, o que contribuirá para o aumento do uso da informação científica e técnica no processo de tomada de decisão nos diferentes níveis.
Disponível em: http://www.scielo.org/php/index.php

A avaliação de dicionários e enciclopédias na Internet, quando considera a confiabilidade das informações como critério de qualidade investiga a autoridade ou responsabilidade.
INTRODUÇÃO

A legislação sobre direitos autorais visa assegurar ao autor a propriedade sobre sua produção intelectual. Para tanto considera, para todos os efeitos, a produção intelectual como bens móveis.

A proteção dos direitos de obras intelectuais, é de ordem jurídica, independe de registro( Art. 18, da Lei nº 9.610/98), sendo facultado ao autor registra-la. Basta assim que se comprove sua autoria, reproduzida ou não.

O autor titular, no exercício do direito de reprodução, poderá colocar á disposição do público a obra, de forma, local e pelo tempo que desejar, a título oneroso ou gratuito.

Há que se observar que a proteção ao direito intelectual se estende a qualquer meio, forma ou local de divulgação, incluindo-se na forma as divulgações via internet.

A comprovação da autoria de obra divulgada na internet se fará utilizando-se de todas as formas e meios permitidos em direito.Pode-se citar como exemplo com princípio de prova de propriedade o simples registro e remessa da obra via E-mail.

OBRAS INTELECTUAIS

São objeto de proteção, as obras intelectuais, as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:

I - os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;

II - as conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza;

III - as obras dramáticas e dramático-musicais;

IV - as obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixe por escrito ou por outra qualquer forma;

V - as composições musicais, tenham ou não letra;

VI - as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas;

VII - as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;

VIII - as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética;

IX - as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza;

X - os projetos, esboços e obras plásticas concernentes à geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e ciência;

XI - as adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova;

XII - os programas de computador;

XIII - as coletâneas ou compilações, antologias, enciclopédias, dicionários, bases de dados e outras obras, que, por sua seleção, organização ou disposição de seu conteúdo, constituam uma criação intelectual.

NÃO SÃO OBJETO DE PROTEÇÃO

Não são objeto de proteção como direitos autorais :

I - as idéias, procedimentos normativos, sistemas, métodos, projetos ou conceitos matemáticos como tais;

II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios;

III - os formulários em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informação, científica ou não, e suas instruções;

IV - os textos de tratados ou convenções, leis, decretos, regulamentos, decisões judiciais e demais atos oficiais;

V - as informações de uso comum tais como calendários, agendas, cadastros ou legendas;

VI - os nomes e títulos isolados;

VII - o aproveitamento industrial ou comercial das idéias contidas nas obras.

DURAÇÃO DA PROTEÇÃO

Os direitos patrimoniais da propriedade intelectual perduram por toda existência do autor, subsistindo por mais setenta anos após a sua morte.

SANÇÕES ÀS VIOLAÇÕES DOS DIREITOS AUTORAIS

É destacar que as infrações aos dispositivos da lei de proteção aos direitos autorias, sujeitam os seus infratores às sanções civis de que trata esta lei, sem prejuízos das penas cabíveis.

Isso vale dizer que apropriação, reprodução, divulgação de qualquer forma utilizada, sem a autorização do autor, além das sanções civis ( prejuízo da indenização cabível)estará o infrator sujeito à pena de reclusão,de um a quatro anos, e de detenção de 3 meses a 1 ano (art.184, do Código Penal, com a redação dada pela Lei 10695 de 01/07/2003.

Curiosidade estatística. A Lei nº 9.610/98 que regulamenta os direitos autorais contém 115 artigos, além de incisos e alíneas.


--------------------------------------------------------------------------------

LEI No 10.994, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2004.

Publicada no D.O.U. de 15.12.2004



Dispõe sobre o depósito legal de publicações, na Biblioteca Nacional, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Esta Lei regulamenta o depósito legal de publicações, na Biblioteca Nacional, objetivando assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da bibliografia brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e cultura nacionais.

Art. 2o Para os efeitos desta Lei, considera-se:

I - Depósito legal: a exigência estabelecida em lei para depositar, em instituições específicas, um ou mais exemplares, de todas as publicações, produzidas por qualquer meio ou processo, para distribuição gratuita ou venda;

II – (VETADO)

III – (VETADO)

IV - Distribuição ou Divulgação: a obra comunicada ao público em geral ou a segmentos da sociedade, como membros de associações, de grupos profissionais ou de entidades culturais, pela primeira vez e a qualquer título;

V - Editor: a pessoa física ou jurídica que adquire o direito de reprodução gráfica da obra;

VI - Impressor: a pessoa física ou jurídica que imprime obras, por meios mecânicos, utilizando suportes vários;

VII – (VETADO)

Art. 3o Esta Lei abrange as publicações oficiais dos níveis da administração federal, estadual e municipal, compreendendo ainda as dos órgãos e entidades de administração direta e indireta, bem como as das fundações criadas, mantidas ou subvencionadas pelo poder público.

Art. 4o São equiparadas às obras nacionais, para efeito do depósito legal, as provenientes do estrangeiro que trouxerem indicações do editor ou vendedor domiciliado no Brasil.

Art. 5o O depósito legal será efetuado pelos impressores, devendo ser efetivado até 30 (trinta) dias após a publicação da obra, cabendo ao seu editor e ao autor verificar a efetivação desta medida.

§ 1o O não-cumprimento do depósito, nos termos e prazo deste artigo, acarretará:

I - multa correspondente a até 100 (cem) vezes o valor da obra no mercado;

II - apreensão de exemplares em número suficiente para atender às finalidades do depósito.

§ 2o Em se tratando de publicação oficial, a autoridade responsável por sua edição responderá pessoalmente pelo descumprimento do disposto neste artigo.

§ 3o Constituirá receita da Biblioteca Nacional o valor da multa a ser cobrada por infração ao disposto nesta Lei.

§ 4o O não-cumprimento do disposto nesta Lei será comunicado pelo Diretor-Geral da Biblioteca Nacional, à autoridade competente, para os fins do disposto neste artigo.

Art. 6o As despesas de porte decorrentes do depósito legal são de responsabilidade exclusiva dos respectivos depositantes.

Parágrafo único. A Biblioteca Nacional fornecerá recibos de depósito de todas as publicações arrecadadas, reservando-se o direito de determinar a substituição de todo e qualquer exemplar que apresente falha de integridade física.

Art. 7o Para facilitar e agilitar o recebimento dos exemplares, em qualquer parte do território nacional, a Biblioteca Nacional poderá descentralizar a coleta do depósito legal, através de convênios com outras instituições, sendo-lhe permitido repassar a essas entidades um dos exemplares recolhidos.

Art. 8o O depósito legal regulamentado nesta Lei não se confunde com o registro de obras intelectuais pelos autores ou cessionários, conforme o disposto, respectivamente, nos arts. 17 e 53, § 1o, da Lei no 5.988, de 14 de dezembro de 1973.

Art. 9o O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 90 (noventa) dias, a partir de sua publicação.

Art. 10. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 11. Revoga-se o Decreto no 1.825, de 20 de dezembro de 1907.

Brasília, 14 de dezembro de 2004; 183o da Independência e 116o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Gilberto Gil

Disponível em: http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/direitos_autorais.htm

Sistemas automatizados:
Os sistemas de recuperação da informação evoluíram por gerações que se carcterizam por interfaces baseadas em menus e comandos, e interfaces gráficas.Os tipos de dados armazenados por cada uma dessas gerações, são respectivamente metadados, dados com texto integral e multimídia.Recuperação de Informação (RI) é uma área da computação que lida com o armazenamento de documentos e a recuperação automática de informação associada a eles. É uma ciência de pesquisa sobre busca por informações em documentos, busca pelos documentos propriamente ditos, busca por metadados que descrevam documentos e busca em banco de dados, sejam eles relacionais e isolados ou banco de dados interligados em rede de hipermídia, tais como a World Wide Web. A mídia pode estar disponível sob forma de textos, de sons, de imagens ou de dados. Há, entretanto, muita confusão entre os termos e conceitos "recuperação de dados", "recuperação de documentos", "recuperação de informações" e "recuperação de textos". Na verdade, cada um destes é uma área especial que possui seu próprio corpo de conhecimento e literatura, teoria, praxis e tecnologias.

Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Recupera%C3%A7%C3%A3o_de_informa%C3%A7%C3%A3o


Na estratégia de busca de informações aquela que utiliza os operadores - E, Não, Ou, Próximo, no sentido de incluir ou excluir documentos que contenham determinadas palavras ou termos é chamada de busca booleana.
George Boole possibilitou a busca booleana.

• AND / E
Esses símbolos permitem que você encontre resultados que contenham obrigatoriamente as duas palavras. Em nosso exemplo, você poderia digitar peixes AND biologia ou peixes E biologia.

• OR / OU
A busca com or / ou fornece endereços com uma das palavras digitadas. Com peixes OR biologia ou peixes OU biologia você encontrará sites que têm a palavra "peixes" e também sites com a palavra "biologia".

• NOT / NÃO
Essa é uma busca exclusiva. Se você sabe que ao buscar "peixes" muitos sites de astrologia podem surgir em sua frente, digite peixes NOT astrologia ou peixes NÃO astrologia. Serão listados sites com a palavra "peixes", mas sem a palavra "astrologia".

• Aspas
Escreva a expressão entre aspas quando quiser encontrar as palavras juntas e na mesma seqüência. Um exemplo? "Peixes marinhos". Todos os sites encontrados terão, necessariamente, essa expressão.

• Asteriscos
O uso de asterisco permite a busca de uma parte da palavra. Assim, se você digitar mar*, vai encontrar resultados como: marítimo, marinho, marista etc.

Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-171-803-,00.html


A ferramenta que consiste em utilizar uma web privativa no processo de comunicação, permitindo a distribuição de documentos e dados, com facilidade de uso da interface e acesso a formatos multimídia é a Intranet.Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.

Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.

O termo foi utilizado pela primeira vez a 19 de Abril de 1995, num artigo da autoria técnica de Stephen Lawton[1], na Digital News & Reviews.

INTRANET: Rede local privativa com funcionalidades similares a da INTERNET. EXTRANET: É denominada EXTRANET um conjunto formado por 2 ou mais INTRANET's conectadas com base na infra-estrutura da INTERNET. INTERNET: Rede de alcance mundial que conecta outras redes e computadores.

Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Intranet

Base de dados:
Em relação ao nome de duas bases de dados bibliográficas, em CD-ROM , que incluem informações na área jurídica são PERI - PERI - periódicos e jornais da Biblioteca do Senado Federal e NJUR - NJUR - normas jurídicas (dados desde 1946)

A seleção de bases de dados online comparada à base de dados em CD-ROM pode ser mais vantajosa para biblioteca quando o volume da demanda for baixo.
1. Introdução às Bases de Dados Relacionais

1.4 Vantagens (e Desvantagens) dos Sistemas de Base de Dados

As principais vantagens dum SGBDR, face a um vulgar sistema de ficheiros, são:

• Resposta rápida aos pedidos de informação. Como os dados estão integrados numa única estrutura (a base de dados) a resposta a questões complexas processa-se mais velozmente.

• Acesso múltiplo. O software de gestão de base de dados permite que os dados sejam acedidos de diversíssimas maneiras. Nomeadamente, os dados podem ser visualizados através de pesquisas sobre qualquer um dos campos da tabela.

• Flexibilidade. Em consequência da independência entre dados e programas, qualquer alteração num desses elementos não implica modificações drásticas no outro.

• Integridade da informação. Dada a absoluta exigência de não permitir a redundância, as modificações de dados são feitas num só sítio, evitando-se assim possíveis conflitos entre diferentes versões da mesma informação.

• Melhor gestão da informação. Em consequência da localização central dos dados, sabe-se sempre como e onde está a informação.

A principal, e mais significativa, desvantagem dos sistemas de gestão de base de dados é o seu custo, não tanto em termos de preço do software de base, mas fundamentalmente em despesas de desenvolvimento. É um tipo de software altamente sofisticado que requer, para o seu desenho e desenvolvimento, pessoal com uma formação adequada.

Os custos resultantes duma má conceptualização são enormes. A construção duma base de dados deficiente tem consequências nefastas numa organização. Tanto em custos directos, como em termos psicológicos, ficando na memória da organização uma animosidade contra as "geniais" inovações tecnológicas.

Diponível em:http://www.portalwebmarketing.com/Tecnologia/mdr_introducao_modelo_dados_relacional_indice/mdr_vantagens_e_desvantagens_sistemas_base_dados/tabid/656/Default.aspx


Os quatro arquivos que compõem o módulo de definição dos parâmetros para criar uma base de dados utilizando-se o software Winisis são FDT - Tabela de Definição de Campos , FMT - PlaniIha “default” de entrada de dados (onde pé o número da página). Note-se que o nome da base de dados reduzido a 5 caracteres, se necessário , FST - Tabela de Seleção de Campos para o arquivo invertido , PFT - Formato "default” de exibição.

Um pesquisador da área de biblioteconomia e Ciência da Informação necessita fazer um levantamento em uma base de dados referencial de grande abrangência nessa área.Então utilizará a base LISA.A Library & Information Science Abstract, popularmente conhecida como Base Lisa,já está disponível para levantamentos bibliográficos, por meio do Internacional Protocol (IP), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(Ibict), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A Library & Information Science Abstract é uma ferramenta de indexação e resumos de informação com cerca de 550 títulos de periódicos, utilizada em 60 países.
Cobre temas como biblioteconomia e ciência da informação. Atende,
principalmente, a bibliotecários e profissionais da informação que trabalham
com recuperação on-line de informações, tecnologia da informação, serviços
técnicos, e aos editores e vendedores de informação.



Internet:
A Internet foi introduzida no Brasil pelo seguinte órgão Rede Nacional de Pesquisa.
http://www.rnp.br


Na Internet "www = world wide web" representa um sistema desenvolvido para prover acesso hipertexto de documentos na Internet.A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada