misabellC Tour

free counters

terça-feira, 25 de maio de 2010

Conteúdos Biblioteconomia


Os sistemas pré e pós-coordenados:
Os sistemas de indexação pertecem a um dos esquemas mencionados abaixo:
Indexação pré-coordenada na qual os termos são combinados com a finalidade de identificar itens especifícos, principalmente em se tratando de assuntos complexos. Neste caso, as expressões compostas que refletem assuntos compostos são previamente combinados sendo assim inseridas nos vocabulários controlados. Por exemplo, Instituição Educacional.
Indexação pós-coordenada na qual os termos são combinados ou correlacionados no momento da psquisa para recuperação da informação.Por exemplo nesta espécie de indexação os dois termos do item anterior - Instituição Educacional - seriam registrados separadamente, como Instituição e Educação sendo a combinação efetuada no instante da pesquisa.
O primeiro tipo ou sistema - indexação pré-coordenada - resulta em vocabulários controlados demasiadamente extensos, apresentando um grande número de termos indexados, pois os assuntos compostos já entram no vocabulário sob a forma combinada.
O segundo tipo ou sistema - indexação pós-coordenada serve-se de vocabulários controlados bem mais restritos, pois a combinação se realiza no momento da pesquisa.
Tome-se por exemplo o termo conservação que pode ser combinado com vários outros para formar conceitos diversos:

Alimentos:conservação
Carne: conservação
Frutas: conservação
Legumes: conservação
Natureza: conservação

Na indexação pré-coordenada o vocabulário inclui necessariamente todas estas entradas compostas.Na indexação pós-coordenada os documentos são registradas sob ambos os termos, e é sob alimentos e sob conservação, sob carne e sob conservação, sob frutas e sob conservação, etc.No tesauro, o descritor conservação aparece uma vez.
Neste caso, o termo conservação pode considerado como um modificador.
Na pré-coordenação os vocabulários sempre serão bem mais extensos do que na pós-coordenação.
Visto pode ser verificado comparando-se as listsa de cabeçalhos de assuntos(pré-coordenados) com os tesauros(pós-coordenados).
Na elaboração de vocabulários controlados são levados em consideração pontos diversos, no caso de sistemas pós-coordenados relativos à entrada de um termo isolado ou à entrada de termos previamente ordenados sob a firma final.Em alguns sistemas, o isolado denomina-se modificado ou faceta.
Isolado é o termo representativo de assuntos que não podem ser considerados como assuntos básicos, sendo aplicados a várias disciplinas.O termo desenvolvimento exemplifica este conceito.
Em geral, os termos relativos a prpriedades e processos são tratados como "isolados" ou "modificadores", ou a "facetas" para combinações posteriores permitindo em vocabulário de recuperação bem mais rico.Igualmente são tratados como "isolados" ou "modificadores! ou "facetas" os termos empregados em combinações diversas - dentro de assuntos específicos - como os produtos agrícolas, industriais e químicos, os recursos naturais, etc.(
O Thesaurus Informatique do CNRS, por exemplo organizando hierarquicamente os conceitos por meio de "noções da mesma natureza (categorias ou facetas). Esta organização por facets foi preferida porque permite a criação de árvores hierárquicas separadas. Foram utilizadas oito facetas:
Ciência e tecnologia Fenômenos
Condições operatórias Materiais
Equipamento Processo
Fatores comuns Propriedade

Essas categorias ou facetas ou modificadores aparecem entre parentesis não foram incluídas na lista alafabética não podem ser utilizadas como descritores independentes.
Convém observar que há conceitos simples representados por palavras compostas:
Cana-de-açúcar
Cruz vermelha
Fruta-pão

Mas também há conceitos compostos representados por termos simples: Menina(representa um conceito composto por duas idéias: criança + sexo feminino)
Termo é a palavra(ou expressão) utilizada para a inclusão temática de um item no sistema de informação e para recuperação posterior do mesmo assunto.
O termo não obstante indicar um assunto simples(conceito simples) pode ser composto por mais de uma palavra: cana-de-açúcar é um termo composto que indica um conceito simples, enquanto que menina é um termo simples(ou único) que indica um conceito composto ou complexo.

Tipos de índices:
De acordo com os parâmetros diversos os índices podem se incluir uma das espécies mencionadas a seguir:
Índices conforme seu arranjo:
- alfabético
- cronológico
- hierárquico
- númerico
- concordâncias

Índices conforme e o tipo de entrada:
- autor (onomástico)
- cabeçalho de assunto
- citações
- descritores
- palavra-chave
- título (Biblionímico)
Índices de acordo com a forma de apresentação:
- fichas
- impressos
- computadorizados
- fitas magnéticas
- discos magnéticos
Índices conforme a estrutura:
- acesso único
- conjuntivo
- subordinado
- coordenado
convencional
invertido
- palavra-chave no contexto(KWIC/PACT)
Índices de acordo com a forma de consulta:
Sequencial
Seletivo
Índice é um mecanismo ou instrumento auxiliar empregado na busca, localização e recuperação de informações.
Parâmetro é o elemento cuja modificação de valor altera o resultado(solução)de um problema sem lhe alterar porém, a natureza.
Pode-se-ia realcionar uma grande variedade de índices utilizados em sistemas de informação:
- acasalamento bibliográfico
- concordâncias
- índice alfabético
- índice coordenado
- índice de citações
- índices de livros
- índices em cadeia
- índices permutado
- índices relativos
- índices sistemático, etc.

Uma lista como esta não traz informação substancial quanto aos tipos de índices, mas com a finalidade de facilitar a identificação de tipos diversos.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada