misabellC Tour

free counters

sábado, 14 de agosto de 2010

ACIDO PANTOTÉNICO – PANTOTENATO DE CALCIO – PANTENOL

O ácido pantoténico conhecido por todos os nomes referidos em cima é uma vitamina hidrossolúvel e outro elemento do complexo B. Contribui para a formação das células , para os padrões normais do crescimento e para o desenvolvimento do sistema nervoso central .

É vital para o bom funcionamento das glândulas supra-renais . É essencial para a transformação dos lípidos e dos hidratos de carbono em energia . É necessária para a síntese dos anticorpos , para a utilização do PABA e da colina . A dose diária para o adulto ( conforme recomenda a FDA dos Estados Unidos ) é de 10 miligramas ( mg ) .

Pode ser sintetizada no organismo pelas bactérias intestinais .

É boa para :
Facilita a cicatrização das feridas .
Combate as infecções ao promover a síntese de anticorpos .
Ajuda no tratamento do choque pós-operatório.
Previne a fadiga .
Minimiza o efeito tóxico de muitos antibióticos .

Doenças carenciais : A falta desta vitamina pode provocar :
Hipoglicemia , úlceras duodenais , problemas da pele e do sangue .

Outros simtomas de deficiencia vitaminica :
Problemas gastrointestinais ( gastrite , úlcera gástrica , vesícula biliar , perturbações digestivas ) , infecções ( susceptibilidade elevada ) .

Melhores fontes naturais :
Carne , cereais , integrais , gérmen e farelo de trigo , rim , fígado , coração , vegetais de folha verde , levedura de cerveja , frutos secos , frango e melaços .

Tomar suplementos :
Encontra-se com maior frequência em suplementos do complexo B , numa variedade de doses de 10 a 100 mg . A dose diária que habitualmente se toma é de 10 a 300 mg .

Não se conhecem efeitos tóxicos .

Os seus inimigos :
O calor , técnicas de transformação ou confecção dos alimentos , enlatados , cafeína , sulfamidas , comprimidos para dormir , estrogénios e o alcool .

Concelhos de Como tomar :
Se sente frequentemente formigueiros nas mãos e nos pés , deve aumentar o seu consumo de vitamina B5 ( ACIDO PANTOTÉNICO, PANTENOL, PANTOTENATO DE CÁLCIO ) em combinação com outras vitaminas B .
O ácido pantoténico pode proporcionar uma excelente defesa contra eventuais situações de stress .
Ficou comprovado que uma dose diária de 1000 mg é eficaz para diminuir a dor da artrite nalguns casos .
Se sofrer de alergia , pode obter alívio com as Vitaminas B5 e VIT C . Tome 1000 mg de cada uma com as refeições da manhã e da noite .

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada