misabellC Tour

free counters

sábado, 14 de agosto de 2010

l-taurina

Biblioteca de Doenças

Ansiedade
Prof. Dr. José de Felippe Junior


Os sintomas mais freqüentes de ansiedade são: dificuldade em pegar no sono, apreensão, irritabilidade, inquietação, impaciência, nervosismo, agitação, hiperatividade, labilidade emocional, humor lábil, insônia, dificuldade de aprendizado, respostas exageradas com sobressalto, susto e espanto. Pode ocorrer nos casos mais sérios a síndrome do pânico que é caracterizada pela sensação súbita de que vai morrer, a pessoa fica apavorada, com mal estar geral, suando frio, com tremores e batedeira no peito ( taquicardia ).
Evite cafeína sob qualquer forma: café, chá, guaraná em pó, etc. As pessoas que estão propensas a ataques de pânico e ansiedade são, muitas vezes, sensíveis à cafeína. Seria bom evitar estimulantes sob qualquer forma.
Não consuma açúcar branco, nem alimentos muito doces. As flutuações esporádicas do açúcar sangüíneo podem gerar sensações de ansiedade e liberar adrenalina pelas glândulas adrenais. Ingira carboidratos complexos como os grãos integrais e evite o "empty-calorie junk food " ( calorias vazias ) .
Eliminar as alergias alimentares, anotando o que você come e a incidência das crises. Você pode saber sobre a sua alergia alimentar com testes de bioresonância . ( vide nesta site )
Não consuma remédios que você não necessite. Procure fazer correlações entre os remédios que você estiver tomando e as crises de ansiedade. Algumas drogas que são consideradas como tendo efeitos tranquilizantes podem, na verdade, agitar o sistema nervoso de algumas pessoas. Determinados descongestionantes para a rinite e preparados com codeína para a tosse , podem apresentar este efeito.
Suplementos Nutricionais Complexo B: Todas as vitaminas do complexo B são vitais para o funcionamento adequado do sistema nervoso e para a manutenção da saúde mental. Uma forte suplementação de vitaminas do complexo B pode melhorar a função cerebral e ajudar na redução da ansiedade e do estresse. Tome vitamina B1, vitamina B6 e vitamina B12. Um bom suplemento é o levedo de cerveja
Vitamina C com bioflavonóides: São importantes para manter as glândulas adrenais saudáveis, que podem estar exaustas durante o período de ansiedade, devido a alta produção de adrenalina. A ingestão de doses altas de vitamina C foi associada à maior resistência ao estresse.
NADH: Um composto orgânico que pode ajudar a normalizar a química cerebral, promovendo uma sensação de calma e bem-estar. Dose sugerida: 5 a 15 mg ao dia. Ingerir com o estômago vazio.
Cálcio e magnésio: Tem um efeito calmante e ajuda a diminuir a sensação de nervosismo. Use produtos quelados ou na forma de citrato.
L-tirosina: Um aminoácido que pode ajudar a aliviar os sintomas do estresse e promover o sono. Ingerir com o estômago vazio e com suco de frutas. Não utilize se estiver consumindo beta-bloqueadores ou sofrer de pressão alta.
Gaba com inositol ou L-taurina : Agem como tranquilizantes naturais.
Melatonina: Promove o relaxamento e o sono Tem sido usada no tratamento de desordens mentais como a depressão e no tipo de insônia que acompanha a ansiedade. Comece com doses pequenas. Não é recomendado para grávidas ou mulheres que estejam amamentando.




Fitoterápicos

Valeriana: Uma erva tranquilizante segura e que não causa dependência cuja eficiência no tratamento de desordens da ansiedades já foi comprovada. A valeriana funciona especialmente bem em combinação com o maracujá. Ela pode causar sonolência.
Kava kava (Piper methysticum) : A kavaína, o principal composto bioativo encontrado no kava kava, provou sua eficiência em estudos clínicos com pacientes que sofriam de ansiedade. Cuidado pode provocar lesão hepática grave.
Ginkgo biloba: Melhora a oxigenação das células do cérebro e apresenta efeitos antidepressivos por melhorar o estado da microcirculação.
Ácidos graxos essenciais: Fazem parte dos revestimentos nervosos : membrana citoplasmática , membranas do mitocondria e bainha de mielina. Os ácidos graxos mais usados são o óleo de linhaça , o óleo de borragem e o óleo de prímula.
Combinação de ervas: Esta combinação deve incluir valeriana, maracujá, Betonica officinalis, gengibre, lúpulo, Scutellaria lateriflora, camomila e Cnicus benedictus.
Valeriana: A valeriana é provavelmente o fitoterápico mais usado na Europa para a tensão nervosa, ansiedade e insônia. Na verdade, está presente em dúzias de formulações e chás. Interessantemente, a valeriana é calmante e relaxante nos casos de tensão nervosa e ansiedade, enquanto que, ao mesmo tempo, melhora o estado de alerta e a concentração. É importante saber que o consumo excessivo de valeriana quando fatigado pode ter efeito estimulante. A valeriana parece ser o medicamento ideal para a família estressada moderna.
Maracujá: O maracujá funciona bem em fórmulas para tratar a insônia, combater o estresse, a tensão nervosa, a ansiedade, a inquietação e dores-de-cabeça de origem nervosa. Não use em caso de gravidez ou se estiver amamentando.
Betônica officinalis: A betônica foi muito apreciada e prescrita por centenas de anos por médicos do novo e do velho mundo para tratar distúrbios nervosos e do sono. Ela é particularmente útil na dor de cabeça associada à tensão nervosa. Também age como um desintoxicante do sangue e de certos órgãos. Junto com a valeriana a betônica acalma levemente o trato gastrointestinal. A betônica é oficialmente reconhecida pela Britih Herbal Pharmacopeia.
Gengibre : A tensão nervosa e a ansiedade geralmente são acompanhadas por distúrbios alimentares e digestivos. O gengibre é uma das melhores ervas para tratar dos distúrbios do trato digestivo. O gengibre assiste quase todos os aspectos da digestão. Ele estimula a produção da saliva e da bile e diminuí as náusea, os gases e a plenitude . Ele também melhora o peristaltismo tonificando a musculatura intestinal e otimizando a flora intestinal útil. A sua qualidade de estimular a circulação faz com que as demais ervas desta fórmula sejam mais eficazes . A raiz de gengibre ativa os mecanismos de limpeza do corpo através de suas propriedades diuréticas, diaforéticas e digestivas. O valor terapêutico do gengibre é oficialmente reconhecido na Grã Bretanha, Bélgica, e França.
Lúpulo : O lúpulo é amplamente cultivado na América do Norte, na América do Sul, Inglaterra, Alemanha e Austrália devido ao seu uso na produção de cerveja. Ele tem sido empregado como medicamento por mais de mil anos. O lúpulo tem sido usado como medicamento, talvez pelo mesmo período de tempo, para tratar da ansiedade e dos distúrbios do sono. O lúpulo é oficialmente reconhecido como medicamento na Grã Bretanha, Bélgica, e França.
Scutellaria Lateriflora: Provou ser útil nos distúrbios do sono, nervosismo, tremores e nos espasmos. Tem o poder de acalmar o sistema nervoso excitado. Há anos atrás ganhou reconhecimento oficial na United States Pharmacopeia e no National Formulary. Ela é ainda oficialmente reconhecida na Europa para tratar epilepsia, tensão nervosa e insônia.
Camomila : Enquanto a camomila tem sido usada modestamente nos Estados Unidos como chá e em outras preparações, ela não alcança o sucesso encontrado na Europa ocidental e oriental, especialmente, na Alemanha, onde é considerada uma verdadeira panacéia. A camomila tem sido muito estudada e é muito útil para os distúrbios do sono e digestivos. É carminativa e acalma o trato gastrointestinal, mas também estimula levemente o intestino, sem ser um laxativo propriamente dito. É oficialmente reconhecida na Grã Bretanha, Bélgica, França e Alemanha.
Cnicus benedictus : A Cnicus desempenha um papel de apoio nesta fórmula. Ajuda a ativar a vesícula biliar lenta e a corrigir problemas estomacais, digestivos, flatulência e dores de cabeça relacionadas com a tensão nervosa. Além disso, estimula a depuração do organismo por promover a perspiração e o aumento da diurese. Grã Bretanha, Alemanha e Bélgica reconhecem oficialmente a sua importância medicinal.


Outros nutrientes

Vervano: Considerado um relaxante dos nervos.
L-glutamina: Tranquiliza gentilmente o sistema nervoso central. Dose sugerida: 1.500mg dividos em três doses com o estômago vazio e ingerir com suco de frutas.
GABA: Ajuda a nutrir o cérebro e é essencial para a saúde das células cerebrais.




Outras Terapias de Apoio

Meditação : Aprender a meditar pode ajudar a dispersar sentimentos de ansiedade ou tensão, enquanto nos ensina a focar somente naquilo que queremos pensar. O controle da mente é uma parte integral do aprendizado para lidarmos com sentimentos descontrolados de ansiedade ou pânico.
Visualização : A capacidade de visualizarmos situações que geralmente precedem um ataque de pânico, com comportamentos alternativos racionais pode ajudar a controlar os distúrbios de ansiedade. Além disso, visualizar certas imagens quando nos confrontamos com sentimentos de pânico pode ajudar a dissipar o ataque.
Controle da respiração : A disciplina é inestimável para atingir o relaxamento. Nas situações de grande estresse o controle da respiração pode ser muito útil.
Aromaterapia : Certos aromas como a lavanda pode ajudar a dissipar o estresse e a promover um efeito tranquilizante. Óleos aromáticos podem ser carregados na bolsa ou no bolso para o uso fora do lar.


Fatos científicos de Realce

Enquanto a maior parte dos distúrbios de ansiedade estão ligados ao estresse ou outros fatores psicológicos, há muitas evidências indicando que são os distúrbios da neuroquímica cerebral os responsáveis pelo desencadeamento de uma crise de pânico. Norepinefrina e epinefrina são os neurotransmissores envolvidos e podem inadvertidamente iniciar uma reação em cadeia de eventos fisiológicos que criam o sentimento de pânico e a sensação de morte iminente. Sofrer de deficiências das vitaminas do complexo B e de vários minerais e aminoácidos pode causar claramente todos os tipos anormais de estados emocionais, implicando que a nossa alimentação pode afetar profundamente a nossa bioquímica cerebral.

http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca_doencas_ansiedade.asp

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada