misabellC Tour

free counters

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vegetais e frutas em pó são os alimentos do momento

A novidade do momento são os vegetais e as frutas em pó (ou liofilizados). Eles são produzidos a partir da desidratação do alimento.

Os vegetais e as frutas são submetidos a altas temperaturas, forçando a desidratação da água que existe em sua composição.
Essa umidade é então evaporada através da circulação do ar.

E então, é melhor o consumo desses alimentos em pó ou in natura? Ambos têm suas vantagens...

Como os vegetais e as frutas são submetidos a altas temperaturas para sua desidratação, perdem um pouco de certas vitaminas e minerais nesse processo. Não é muito, mas partindo desse princípio, seria melhor a ingestão do alimento in natura.

"Alimentos em pó são ótima opção para quem não suporta o gosto de vegetais e frutas e acaba não ingerindo esses alimentos".Porém, o alimento em pó também traz muitos benefícios:

-Seu volume é muito reduzido, facilitando o transporte. Além de que em pó, não é necessária refrigeração, facilitando o transporte em viagens ou por períodos prolongados.

-A praticidade fala alto. Algumas pessoas não tem tempo ou funcionários para higienizar, pré preparar e armazenar corretamente esse tipo de alimento.

-Os alimentos em pó são ótima opção para quem não suporta o gosto de vegetais e frutas e acaba não ingerindo esses alimentos. Essas pessoas costumam apresentar deficiência de algumas vitaminas e minerais. Sendo em pó, fica fácil adicionar à sopas, almôndegas, hambúrgueres, molhos, bolos e inúmeras outras preparações.


-Eles também são ricos em fibras: favorecem o funcionamento do intestino e eliminação de toxinas, diminuem a absorção de colesterol, retardam a absorção de glicose e aumentam a saciedade! A pectina, uma fibra que vira gel no intestino facilitando a eliminação de toxinas, é preservada nesse processo de liofilização.

-Alguns alimentos são desidratados com a casca (no caso das frutas) ou com as folhas (no caso de alguns legumes como a mandioca) e muitas vezes na casca e nas folhas estão a maior parte de minerais e vitaminas.

Vale ficar alerta porém para um detalhe importante: como desidratados, os vegetais e as frutas diminuem muito de volume, cuidado para não exagerar, comer muito e ultrapassar na quantidade de calorias!

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/11694-Vegetais-e-frutas-em-po-sao-os-alimentos-do-momento.htm

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada