misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Protótipos

Conceitos: Protótipos

Como usar
Os protótipos são usados de uma maneira direta para reduzir o risco. Eles podem reduzir a incerteza sobre:

A viabilidade de negócio de um produto que está sendo desenvolvido
A estabilidade ou o desempenho da tecnologia-chave
Compromisso do projeto ou provisão de fundos: criação de um pequeno protótipo de prova de conceito
O entendimento de requisitos
A aparência do produto, sua usabilidade.
Um protótipo pode ajudar a criar o suporte do produto, mostrando algo concreto e executável aos usuários, clientes e gerentes.

A natureza e a meta do protótipo devem permanecer claras, entretanto, durante toda a vida útil. Se você não pretende desenvolver o protótipo até o produto real, não pressuponha repentinamente que, como o protótipo funciona, deve tornar-se o produto final. Um protótipo exploratório e comportamental, que pretenda experimentar muito rapidamente alguma interface de usuário, raramente evolui para um produto forte e flexível.

Tipos de Protótipos
Você pode visualizar protótipos de duas maneiras: o que eles exploram; como evoluem ou qual é seu resultado.

No contexto da primeira visão - o que eles exploram - há dois tipos principais de protótipos:

Um protótipo comportamental, que enfatiza a exploração de determinado comportamento do sistema.
Um protótipo estrutural, que explora algumas questões arquiteturais ou tecnológicas.
No contexto da segunda visão - seu resultado - há também dois tipos de protótipos:

Um protótipo exploratório, que é descartado quando fica pronto, também chamado de protótipo para descarte.
Um protótipo evolutivo, que gradualmente evolui para se tornar um sistema real.
Protótipos Exploratórios
Um protótipo exploratório é projetado para ser como um pequeno "experimento" para testar algumas suposições importantes sobre o projeto, de funcionalidade, tecnologia ou ambos. Ele pode ser tão pequeno quanto algumas centenas de linhas de código, criadas para testar o desempenho de um software-chave ou componente de hardware. Ou pode ser uma maneira de esclarecer os requisitos, um pequeno protótipo desenvolvido para examinar se o desenvolvedor entende um determinado requisito comportamental ou técnico.

Os protótipos exploratórios tendem a ser "descartados" intencionalmente, e seu teste costuma ser informal. O design dos protótipos exploratórios tende a ser muito informal e também a ser o trabalho de um ou dois desenvolvedores no máximo.

Protótipos Evolutivos
Os protótipos evolutivos, como o nome sugere, evoluem de uma iteração para a próxima. Enquanto não houver qualidade de produção inicialmente, o código tende a ser retrabalhado conforme o produto é desenvolvido. Para manter o retrabalho gerenciável, eles tendem a ser projetados mais formalmente e testados com uma certa formalidade mesmo nos estágios iniciais. Conforme o desenvolvimento do produto, o teste torna-se formalizado, como normalmente é o design.

Protótipos Comportamentais
Os protótipos comportamentais tendem a ser protótipos exploratórios; eles não tentam reproduzir a arquitetura do sistema que será desenvolvido. Em vez disso, enfatizam o que o sistema fará conforme a visão dos usuários (a "pele"). Freqüentemente, esse tipo de protótipo é "rápido e obscuro," não sendo criado conforme os padrões do projeto. Por exemplo, o Visual Basic pode ser usado como a linguagem de protótipo, enquanto o C++ destina-se ao projeto de desenvolvimento. Os protótipos exploratórios são temporários, realizados com o mínimo de esforço e descartados depois de servirem ao seu propósito.

Protótipos Estruturais
Os protótipos estruturais tendem a ser protótipos evolutivos; é mais provável que eles usem a infra-estrutura do sistema final (os "ossos") e se desenvolvam para se tornarem o sistema real. Se o protótipo é feito com a linguagem de "produção" e o conjunto de ferramentas, há a vantagem adicional de ser capaz de testar o ambiente de desenvolvimento e permitir que algumas pessoas se familiarizem com novas ferramentas e procedimentos.



Copyright (c) 1987 - 2001 Rational Software Corporation

http://www.wthreex.com/rup/process/workflow/manageme/co_proto.htm

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada