misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arquiteto de Software é um termo abrangente e pode se referir a uma grande variedade de papéis. Existem muitas definições aceitáveis. Consenso em terminologias independentes de empresas e certificações estão contribuindo para evoluir os conceitos em torno desse papel desde a última década.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiteto_de_software

Arquitetura tecnológica de informações e suas implicações na forma de gestão e na competitividade das organizações.


Autores
CANDIDO, Gesinaldo Ataíde [A]
JACOBSEN, Alessandra de L. [B]
KEMCZINSKI, Avanilde [C]
KRÜCKEN, Lia [D]


[A] Professor do Departamento de Administração e Contabilidade, do Centro de Humanidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC.
[B] Professora do Departamento de Ciências da Administração, do Centro Sócio Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC.
[C] Professora do Departamento de Informática da Universidade da Região de Joinville (UNIVALLE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC.
[D] Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC.;

RESUMO (pt_BR)
Analisa a relação entre arquitetura tecnológica e competitividade organizacional. Define duas situações distintas a partir das seguintes questões: o que é mais interessante para a organização? a) Provocar o ajuste dos processos a partir de tecnologias de informações disponíveis no ambiente; ou b) Partindo das necessidades das organizações, buscar tecnologias disponíveis que sejam adequadas aos seus processos, considerando-se, ainda, a sua estrutura, o seu modo de funcionamento, além de outros aspectos relacionados aos seus membros, suas habilidades e à cultura inerente. Uma terceira situação, também considerada ao longo desse trabalho, identifica uma relação cíclica entre os componentes da arquitetura tecnológica e necessidades organizacionais, ressaltando a importância de se considerar a necessidade de mudança na forma de gestão.

Palavras-chave: Arquitetura tecnológica. Vantagem competitiva.


http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000001459&dd1=138c4


Cliente-servidor

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus

Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.

Muitas vezes os clientes e servidores se comunicam através de uma rede de computador com hardwares separados, mas o cliente e servidor podem residir no mesmo sistema. A máquina servidor é um host que está executando um ou mais programas de servidor que partilham os seus recursos com os clientes.

Um cliente não compartilha de seus recursos, mas solicita o conteúdo de um servidor ou função de serviço. Os clientes, portanto, iniciam sessões de comunicação com os servidores que esperam as solicitações de entrada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cliente-servidor


Arquitetura de rede

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arquitetura de rede é como se designa um conjunto de camadas e protocolos de rede. A especificação de uma arquitetura deve conter informações suficientes para permitir que um implementador desenvolva o programa ou construa o hardware de cada camada, de forma que ela obedeça corretamente ao protocolo adequado.

Podem-se utilizar cabos de energia, iguais aos cabo das tomadas elétricas, para montar uma rede doméstica.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_rede

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada