misabellC Tour

free counters

sábado, 14 de agosto de 2010

Tiamina

Sinónimos Tiamina; factor anti-beribéri; aneurina; factor anti-neurítico.

Principais Fontes na Natureza
A tiamina ocorre de modo generalizado nos alimentos, mas na maioria dos casos em quantidades pequenas. A melhor fonte de tiamina é a levedura de cerveja seca. Outras boas fontes incluem a carne (porco, cordeiro, vaca), aves, cereais de grão inteiro, nozes, leguminosas, legumes secos e alimentos animais.

Nos grãos de cereais, o farelo rico em tiamina é removido durante a moagem do trigo para produzir a farinha branca e durante o polimento do arroz integral para produzir arroz branco.

Homem
O homem e outros primatas dependem da sua ingestão de alimentos para cobrir as suas necessidades em vitamina B1.

Estabilidade
A vitamina B1 é instável ao calor, meios alcalinos, oxigénio e radiação. A hidrossolubilidade é também um factor de perda de tiamina a partir dos alimentos. Cerca de 25% da tiamina nos alimentos é perdida durante o processo de cozedura normal. Podem ser perdidas quantidades consideráveis na água de descongelação dos alimentos congelados ou na água utilizada para cozinhar carnes e vegetais. Para preservar a tiamina, os alimentos devem ser cozinhados num recipiente coberto durante o mais curto de espaço de tempo possível e não devem ser mergulhados em água ou aquecidos durante muito tempo. Os sucos e a água utilizada para a cozedura devem ser reutilizados em guisados e molhos.

Prinicipais antagonistas
Vários alimentos, tais como o café, o chá e o peixe cru, nozes de bétele e alguns cereais podem actuar como antagonistas.

Os medicamentos que causam náusea e perda de apetite, aumento da função intestinal ou da excreção urinária, diminuem a disponibilidade da tiamina.

O envenenamento por arsénico ou outros metais pesados produz os sintomas neurológicos da deficiência de tiamina. Estes metais agem bloqueando um passo metabólico crucial envolvendo a tiamina na sua forma de coenzima.

Principais sinergistas
Vitamina B12, B1, B6, niacina, ácido pantoténico.

Funções
A tiamina é essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono através da suas funções coenzimáticas. As coenzimas são “moléculas auxiliares” que activam as enzimas, as proteínas que controlam os milhares de processos bioquímicos que ocorrem no corpo. A coenzima da tiamina – pirofosfato de tiamina PFT - é a chave para várias reacções na decomposição da glucose em energia. A PFT actua como coenzima na descarboxilação oxidativa e nas reacções de transcetolização. A tiamina também desempenha um papel na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico.

Deficiência marginal
Vários inquéritos sobre nutrição mostraram que a tiamina é deficiente marginalmente num número relativamente grande de pessoas e deve, por isso, ser considerada uma vitamina problema. A deficiência marginal de tiamina pode manifestar-se em sintomas tão vagos como fadiga, irritabilidade e falta de concentração. Situações frequentemente acompanhadas por deficiência marginal de tiamina e que necessitam de suplementação são:

a gravidez e a amamentação
grandes esforços físicos
elevado consumo de álcool
elevada ingestão de hidratos de carbono
certas doenças (disenteria, diarreia, cancro, náuseas/vómitos, doenças hepáticas, infecções e hipertiroidismo).

Deficiência franca
As duas principais doenças relativas à deficiência em tiamina são o beribéri (prevalecente no Oriente) e o síndroma de Korsakoff. O beribéri, que traduzido significa “não posso, não posso”, mostra-se primariamente em desordens dos sistemas nervoso e cardiovascular. Existem três tipos de beribéri: o beribéri seco, uma polineuropatia com grave perda de massa muscular; o beribéri húmido com edema, anorexia, fraqueza muscular, confusão mental e finalmente falha cardíaca; e o beribéri infantil, no qual os sintomas de vómitos, convulsões, distensão abdominal e anorexia aparecem de repente e podem ser seguidos por morte por falha cardíaca.

O beribéri foi em tempos endémico em países onde o arroz polido constituía uma grande parte da dieta, especialmente no sudoeste asiático. Hoje em dia, muitos países fortificam o arroz e outros grãos de cereais de forma a substituir os nutrientes perdidos durante o processamento.

Actualmente é o síndroma de Korsakoff que se encontra com mais frequência. A deficiência é causada por uma combinação de factores, incluindo a ingestão inadequada (como na situações em que o álcool substitui os alimentos), absorção diminuída e aumento das necessidades. Embora esteja associado ao álcool, o síndroma encontra-se também ocasionalmente em pessoas que fazem jejum ou sofrem de vómitos crónicos. Os sintomas vão de confusão e depressão leves a psicose e coma. Se o tratamento for adiado, a memória pode ser permanentemente afectada.

Dose Diária Recomendada (DDR)
As necessidades de tiamina estão ligadas à ingestão de energia por causa do seu papel no metabolismo dos hidratos de carbono. Para adultos, a Dose Diária Recomendada é de 0,5 mg por 1000 kcal, o que significa uma quantidade de 1,0-1,1 mg por dia para mulheres e 1,2-1,5 mg para homens, baseadas na ingestão calórica média. Podem ser recomendados 0,4 a 0,5 mg adicionais por dia durante a gravidez e amamentação. As necessidades das crianças são inferiores: 0,3-0,4 mg/dia (bebés) e 0,7-1,0 mg/dia (crianças), dependendo da idade e ingestão calórica da criança.

Suplementos
A tiamina é frequentemente formulada em suplementos multivitamínicos em combinação com outras vitaminas do complexo B. Algumas pessoas tomam levedura de cerveja como uma forma de suplementação de tiamina.

Utilização terapêutica
A tiamina é específica no tratamento do beribéri e em outras manifestações de deficiência de vitamina B1 (p.ex. síndroma de Korsakoff, nevrite periférica).O intervalo de dosagem vai de 100 mg/dia em estados de deficiência leves, a 200 mg-300 mg em casos graves.

A administração de tiamina é benéfica frequentemente na neurite acompanhada por consumo excessivo de álcool ou na gravidez. Com a polineuropatia alcoólica, a dose terapêutica está frequentemente no intervalo de 10-15 mg/dia. Quando o alcoolismo leva ao delirium tremens, são administradas por injecção lenta grandes doses de vitamina B1 em conjunto com outras vitaminas. Foram aconselhadas elevadas dose de tiamina (100-600 mg) no tratamento de situações tão diferentes como o lumbago, ciática, nevrite trigeminal, paralesia facial e nevrite óptica. A resposta a este tratamento tem sido, no entanto, variável.

Segurança
A tiamina é bem tolerada em pessoas saudáveis, mesmo com doses orais muito elevadas. A única reacção encontrada nos seres humanos é do tipo hipersensitivo. Na grande maioria dos casos estas reacções de hipersensibilidade ocorreram após injecções com tiamina em pacientes com uma história de reacções alérgicas. Na administração por via parentérica a dose que produziu estas reacções variou de 5 a 100 mg, a maioria das quais ocorreram nas quantidades mais elevadas. Foram também relatados casos bastante raros de reacções de hipersensibilidade após doses orais extremamente elevadas (na casa dos 5-10 g). Todas estas reacções foram transitórias e assim a margem de segurança para a administração oral é bastante alargada.

História
A história da tiamina é ao mesmo tempo fascinante e importante, dado que foi através da descoberta e denominação da tiamina que a palavra “vitamina” (do Latim vita=vida, amina=composto contendo nitrogénio) foi criada. Para além disso, a noção de que a ausência de uma substância nos alimentos podia causar uma doença era revolucionária no inicio de 1900s. A pesquisa inicial da tiamina estabeleceu, assim, as fundações para toda a pesquisa sobre nutrição que se seguiu.

Sec. VII. A primeira descrição clássica do beribéri no “Tratado Geral sobre a Etiologia e Sintomas de Doença” (autor: Ch’ao-Yuan-fang Wu Ching).
1882-86 K. Takaki, cirurgião geral, diminui dramaticamente a incidência do beribéri na marinha japonesa ao melhorar a dieta dos soldados.

1897 Os oficiais médicos holandeses Eijkman e Grijns mostram que os sintomas de beribéri podem ser produzidos em frangos alimentadas com arroz polido e que estes sintomas podem ser evitados ou curados com uma alimentação de farelo de arroz.

1912 Casimir Funk isola o factor anti-beribéri de extractos de farelo do arroz e chama-lhe vitamina – uma amina essencial à vida. O nome é facilmente aceite e ajuda a focar a atenção no novo conceito de doenças de deficiência.

1915 McCollum e Davis propõe a vitamina hidrossolúvel B1 como factor anti-beribéri.

1926 Jansen e Donath isolam o factor anti-beribéri do farelo do arroz.
1927 O Conselho de Investigação Médico Britânico propõe a vitamina B1 como factor anti-beribéri.

1936 Robert R. Williams, que começou inicialmente as suas investigações com a vitamina B1 e o beribéri em Manila por volta de 1910, identifica e publica a fórmula química e dá-lhe o nome de tiamina.

1937 É conseguida a primeira produção comercial de tiamina.

1943 Williams et al e Foltz et al conduzem estudos sobre dieta que mostram a deficiência generalizada de tiamina nos EUA.

1943 São criados pelo Comité de Nutrição e Alimentação dos EUA padrões de identidade para a farinha enriquecida, determinando que a tiamina, a niacina, a riboflavina e o ferro sejam adicionados à farinha branca.

Fonte: www.vitaminas.bayer.pt

Vitamina B1 (Tiamina)
A Vitamina B1 (nome químico tiamina, anteriormente conhecida também por vitamina F) tem as seguintes funções no organismo:

Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.
Auxilia as células na produção de combustível para que o corpo possa viver.
Melhora a atitude mental e o raciocínio.
A carência desta vitamina na alimentação humana pode conduzir à avitaminose designada por beribéri.

Sinais de falta: Insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e da memória, problemas de concentração.

Inimigos da Vitamina B1: Álcool, café e cigarro, antiácido, barbitúricos, diuréticos, excesso de doces e açúcar.

Alimentos ricos em Vitamina B1
Ervilhas, feijão, pão integral, fiambre, arroz integral, cereais integrais, nozes, fígado, rins, carne de porco, peixes, amendoins, verduras amargas e gema de ovo.

Geral
Nome trivial Vitamina B1
Fórmula química C12h67ClN4OS·HCl
Outros Nomes Tiamina
Número CAS 67-03-8
Dosagem
Necessidade diária 1,0-1,2 mg
Sobredosagem >200 mg
Essencialidade ---
Alimentos ricos em Vitamina B1 Ervilhas, feijões, pão integral, fiambre, gema de ovo, figado, rins, nozes, cereais, carne de porco.
Características físicas
Forma Sólido, pó
Cor branco
Solubilidade Solúvel em água
Densidade x g/cm³
Massa molar 337,3 g/mole
Ponto de Ebulição 248 °C
Ponto de Fusão x °C

Fonte: pt.wikipedia.org

Vitamina B1 (Tiamina)
Principais Fontes na Natureza
A tiamina ocorre de modo generalizado nos alimentos, mas na maioria dos casos em quantidades pequenas. A melhor fonte de tiamina é a levedura de cerveja seca. Outras boas fontes incluem a carne (porco, cordeiro, vaca), aves, cereais de grão inteiro, nozes, leguminosas, legumes secos e alimentos animais.

Nos grãos de cereais, o farelo rico em tiamina é removido durante a moagem do trigo para produzir a farinha branca e durante o polimento do arroz integral para produzir arroz branco.

Homem
O homem e outros primatas dependem da sua ingestão de alimentos para cobrir as suas necessidades em Vitamina B1 (Tiamina).

Estabilidade
A Vitamina B1 (Tiamina) é instável ao calor, meios alcalinos, oxigénio e radiação. A hidrossolubilidade é também um factor de perda de tiamina a partir dos alimentos. Cerca de 25% da tiamina nos alimentos é perdida durante o processo de cozedura normal. Podem ser perdidas quantidades consideráveis na água de descongelação dos alimentos congelados ou na água utilizada para cozinhar carnes e vegetais. Para preservar a tiamina, os alimentos devem ser cozinhados num recipiente coberto durante o mais curto de espaço de tempo possível e não devem ser mergulhados em água ou aquecidos durante muito tempo. Os sucos e a água utilizada para a cozedura devem ser reutilizados em guisados e molhos.

Prinicipais antagonistas
Vários alimentos, tais como o café, o chá e o peixe cru, nozes de bétele e alguns cereais podem actuar como antagonistas.

Os medicamentos que causam náusea e perda de apetite, aumento da função intestinal ou da excreção urinária, diminuem a disponibilidade da tiamina.

O envenenamento por arsénico ou outros metais pesados produz os sintomas neurológicos da deficiência de tiamina. Estes metais agem bloqueando um passo metabólico crucial envolvendo a tiamina na sua forma de coenzima.

Principais sinergistas
Vitamina B1 (Tiamina)2, B1, B6, niacina, ácido pantoténico.

Funções
A tiamina é essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono através da suas funções coenzimáticas. As coenzimas são "moléculas auxiliares" que activam as enzimas, as proteínas que controlam os milhares de processos bioquímicos que ocorrem no corpo. A coenzima da tiamina - pirofosfato de tiamina PFT - é a chave para várias reacções na decomposição da glucose em energia. A PFT actua como coenzima na descarboxilação oxidativa e nas reacções de transcetolização. A tiamina também desempenha um papel na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico.

Deficiência marginal
Vários inquéritos sobre nutrição mostraram que a tiamina é deficiente marginalmente num número relativamente grande de pessoas e deve, por isso, ser considerada uma vitamina problema. A deficiência marginal de tiamina pode manifestar-se em sintomas tão vagos como fadiga, irritabilidade e falta de concentração. Situações frequentemente acompanhadas por deficiência marginal de tiamina e que necessitam de suplementação são:

a gravidez e a amamentação
grandes esforços físicos
elevado consumo de álcool
elevada ingestão de hidratos de carbono
certas doenças (disenteria, diarreia, cancro, náuseas/vómitos, doenças hepáticas, infecções e hipertiroidismo).

Deficiência franca
As duas principais doenças relativas à deficiência em tiamina são o beribéri (prevalecente no Oriente) e o síndroma de Korsakoff. O beribéri, que traduzido significa "não posso, não posso", mostra-se primariamente em desordens dos sistemas nervoso e cardiovascular. Existem três tipos de beribéri: o beribéri seco, uma polineuropatia com grave perda de massa muscular; o beribéri húmido com edema, anorexia, fraqueza muscular, confusão mental e finalmente falha cardíaca; e o beribéri infantil, no qual os sintomas de vómitos, convulsões, distensão abdominal e anorexia aparecem de repente e podem ser seguidos por morte por falha cardíaca.

O beribéri foi em tempos endémico em países onde o arroz polido constituía uma grande parte da dieta, especialmente no sudoeste asiático. Hoje em dia, muitos países fortificam o arroz e outros grãos de cereais de forma a substituir os nutrientes perdidos durante o processamento.

Actualmente é o síndroma de Korsakoff que se encontra com mais frequência. A deficiência é causada por uma combinação de factores, incluindo a ingestão inadequada (como na situações em que o álcool substitui os alimentos), absorção diminuída e aumento das necessidades. Embora esteja associado ao álcool, o síndroma encontra-se também ocasionalmente em pessoas que fazem jejum ou sofrem de vómitos crónicos. Os sintomas vão de confusão e depressão leves a psicose e coma. Se o tratamento for adiado, a memória pode ser permanentemente afectada.

Dose Diária Recomendada (DDR)
As necessidades de tiamina estão ligadas à ingestão de energia por causa do seu papel no metabolismo dos hidratos de carbono. Para adultos, a Dose Diária Recomendada é de 0,5 mg por 1000 kcal, o que significa uma quantidade de 1,0-1,1 mg por dia para mulheres e 1,2-1,5 mg para homens, baseadas na ingestão calórica média. Podem ser recomendados 0,4 a 0,5 mg adicionais por dia durante a gravidez e amamentação. As necessidades das crianças são inferiores: 0,3-0,4 mg/dia (bebés) e 0,7-1,0 mg/dia (crianças), dependendo da idade e ingestão calórica da criança.

Suplementos
A tiamina é frequentemente formulada em suplementos multivitamínicos em combinação com outras vitaminas do complexo B. Algumas pessoas tomam levedura de cerveja como uma forma de suplementação de tiamina.

Utilização terapêutica
A tiamina é específica no tratamento do beribéri e em outras manifestações de deficiência de Vitamina B1 (Tiamina) (p.ex. síndroma de Korsakoff, nevrite periférica).O intervalo de dosagem vai de 100 mg/dia em estados de deficiência leves, a 200 mg-300 mg em casos graves.

A administração de tiamina é benéfica frequentemente na neurite acompanhada por consumo excessivo de álcool ou na gravidez. Com a polineuropatia alcoólica, a dose terapêutica está frequentemente no intervalo de 10-15 mg/dia. Quando o alcoolismo leva ao delirium tremens, são administradas por injecção lenta grandes doses de Vitamina B1 (Tiamina) em conjunto com outras vitaminas. Foram aconselhadas elevadas dose de tiamina (100-600 mg) no tratamento de situações tão diferentes como o lumbago, ciática, nevrite trigeminal, paralesia facial e nevrite óptica. A resposta a este tratamento tem sido, no entanto, variável.

Segurança
A tiamina é bem tolerada em pessoas saudáveis, mesmo com doses orais muito elevadas. A única reacção encontrada nos seres humanos é do tipo hipersensitivo. Na grande maioria dos casos estas reacções de hipersensibilidade ocorreram após injecções com tiamina em pacientes com uma história de reacções alérgicas. Na administração por via parentérica a dose que produziu estas reacções variou de 5 a 100 mg, a maioria das quais ocorreram nas quantidades mais elevadas. Foram também relatados casos bastante raros de reacções de hipersensibilidade após doses orais extremamente elevadas (na casa dos 5-10 g). Todas estas reacções foram transitórias e assim a margem de segurança para a administração oral é bastante alargada.

História
A história da tiamina é ao mesmo tempo fascinante e importante, dado que foi através da descoberta e denominação da tiamina que a palavra "vitamina" (do Latim vita=vida, amina=composto contendo nitrogénio) foi criada. Para além disso, a noção de que a ausência de uma substância nos alimentos podia causar uma doença era revolucionária no inicio de 1900s. A pesquisa inicial da tiamina estabeleceu, assim, as fundações para toda a pesquisa sobre nutrição que se seguiu.

Sec. VII. A primeira descrição clássica do beribéri no "Tratado Geral sobre a Etiologia e Sintomas de Doença" (autor: Ch?ao-Yuan-fang Wu Ching).

1882-86 K. Takaki, cirurgião geral, diminui dramaticamente a incidência do beribéri na marinha japonesa ao melhorar a dieta dos soldados.

1897 Os oficiais médicos holandeses Eijkman e Grijns mostram que os sintomas de beribéri podem ser produzidos em frangos alimentadas com arroz polido e que estes sintomas podem ser evitados ou curados com uma alimentação de farelo de arroz.

1912 Casimir Funk isola o factor anti-beribéri de extractos de farelo do arroz e chama-lhe vitamina - uma amina essencial à vida. O nome é facilmente aceite e ajuda a focar a atenção no novo conceito de doenças de deficiência.

1915 McCollum e Davis propõe a vitamina hidrossolúvel B1 como factor anti-beribéri.

1926 Jansen e Donath isolam o factor anti-beribéri do farelo do arroz.

1927 O Conselho de Investigação Médico Britânico propõe a Vitamina B1 (Tiamina) como factor anti-beribéri.

1936 Robert R. Williams, que começou inicialmente as suas investigações com a Vitamina B1 (Tiamina) e o beribéri em Manila por volta de 1910, identifica e publica a fórmula química e dá-lhe o nome de tiamina.

1937 É conseguida a primeira produção comercial de tiamina.

1943 Williams et al e Foltz et al conduzem estudos sobre dieta que mostram a deficiência generalizada de tiamina nos EUA.

1943 São criados pelo Comité de Nutrição e Alimentação dos EUA padrões de identidade para a farinha enriquecida, determinando que a tiamina, a niacina, a riboflavina e o ferro sejam adicionados à farinha branca.

Fonte: www.roche.pt

Vitamina B1
A vitamina B1 é essencial para converter os açúcares, as gorduras e o álcool em energia. É necessária para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular, incluindo o bom funcionamento do músculo cardíaco.

O que é A vitamina B1 ou tiamina é uma das vitaminas do chamado complexo B. Este grupo de vitaminas tem em comum (excepto a vitamina B12 e o ácido fólico), o facto de a sua função estar relacionada com a libertação de energia contida nos alimentos. Também, à excepção da vitamina B12, têm a característica de serem solúveis em água, o que impede o seu armazenamento no corpo.Para que se utiliza A vitamina B1 tem a função de transformar os açúcares (hidratos de carbono), as gorduras e o álcool em energia. Ajuda também a eliminar produtos tóxicos resultantes do metabolismo, que de outra forma causariam lesões ao coração, bem como ao sistema nervoso.Em que situações deve ser utilizado A vitamina B1 tem a função de transformar os açúcares (hidratos de carbono), as gorduras e o álcool em energia. Ajuda também a eliminar produtos tóxicos resultantes do metabolismo, que de outra forma causariam lesões ao coração, bem como ao sistema nervoso.Como se utiliza A vitamina B1 encontra-se sobretudo no fígado, coração e rins, na carne de porco, nos flocos de cereais, pão e massas enriquecidos, nas batatas, nas leguminosas, arroz e pão integral e frutos secos (castanha de caju, amêndoa, amendoim, nozes).Que precauções deve ter A vitamina B1 encontra-se sobretudo no fígado, coração e rins, na carne de porco, nos flocos de cereais, pão e massas enriquecidos, nas batatas, nas leguminosas, arroz e pão integral e frutos secos (castanha de caju, amêndoa, amendoim, nozes).Quando não deve ser utilizado A vitamina B1 encontra-se sobretudo no fígado, coração e rins, na carne de porco, nos flocos de cereais, pão e massas enriquecidos, nas batatas, nas leguminosas, arroz e pão integral e frutos secos (castanha de caju, amêndoa, amendoim, nozes).Que problemas podem surgir com a sua utilização Manifestações de excessoO excesso de vitamina B1 é eliminado pelos rins sendo os sintomas de excesso desconhecidos.

Manifestações de carência
Os sintomas de carência de vitamina B1 são:

perda de apetite;
confusão mental;
membros inchados;
perda de sensibilidade;
distúrbios nervosos;
fraqueza muscular
aumento do volume do coração.
O quadro clínico de privação desta vitamina é o beribéri.Modo e quantidade de administração Segundo o «Food and Nutrition Board» (National Research Council- National Academy of Sciences, 1989), a quantidade diária recomendada de vitamina B1, é:

Crianças: 1,0 mg.
Homens: 1,5 mg.
Mulheres: 1,1 mg.
Grávidas: 1,5 mg.
Lactantes: 1,6 mg.

O que fazer em caso de utilização excessiva Segundo o «Food and Nutrition Board» (National Research Council- National Academy of Sciences, 1989), a quantidade diária recomendada de vitamina B1, é:

Crianças: 1,0 mg.
Homens: 1,5 mg.
Mulheres: 1,1 mg.
Grávidas: 1,5 mg.
Lactantes: 1,6 mg.

A quem se dirigir em caso de utilização excessiva Segundo o «Food and Nutrition Board» (National Research Council- National Academy of Sciences, 1989), a quantidade diária recomendada de vitamina B1, é:

Crianças: 1,0 mg.
Homens: 1,5 mg.
Mulheres: 1,1 mg.
Grávidas: 1,5 mg.
Lactantes: 1,6 mg.

Perigos durante a gravidez e a amamentação Segundo o «Food and Nutrition Board» (National Research Council- National Academy of Sciences, 1989), a quantidade diária recomendada de vitamina B1, é:

Crianças: 1,0 mg.
Homens: 1,5 mg.
Mulheres: 1,1 mg.
Grávidas: 1,5 mg.
Lactantes: 1,6 mg.

Como se conserva
Como a vitamina B1 é solúvel na água, recomenda-se que a água de cozedura dos alimentos seja aproveitada, e que os legumes sejam cozidos com a casca (batata). Além disso, deve evitar-se o contacto do alimento com o ar (evitar oxidações).Medicamentos com esta substância activa Bê-cê (Codilab), Becozyme (Roche), Bécozyme C (Roche), Bio-strath (Crefar), Cebion Multi (MERCK), Centrum Fórmula Avançada (Whitehall), Centrum Júnior (Whitehall), Codivite (Codilab), Complexan B (Upsifarma), Complexo B "Basi" (Basi), Complexo B "Basi" Xarope (Basi), Dagravit B Complex Drageias (Asta Medica), Dagravit B Complex Xarope (Asta Medica), Dagravit B1 Retard (Asta Medica), Dagravit total 30 (Asta Medica), Fosfo-astenil (Sanofi-Synthelabo), Linamin Plus (Seber), Neurobion (Merck), Polivitamínico "CPH" (CPH), Pramet (Abbott), Prenatal® (WLP), Protovit N Gotas (Roche), Revital (Basi), Stresstabs 600 (Whitehall), Supradyn Cápsulas (Roche), Supradyn Comp. Eferv. (Roche), Tonosol (Unifa), Totaforte (Asta Medica), Tridocémine (Roussel), Trifosfaneurina (Lepori), Varimine Comprimidos (Atral), Varimine Gotas (Atral), Varimine Stress (Atral), Varimine Xarope (Atral), Vi-dailin (Abbott), Vitaglumil (Salusif), Vitanor (Medical), Vitasten (Pfizer), Viterra terapêutica (Pfizer).

O que fazer em caso de esquecimento Bê-cê (Codilab), Becozyme (Roche), Bécozyme C (Roche), Bio-strath (Crefar), Cebion Multi (MERCK), Centrum Fórmula Avançada (Whitehall), Centrum Júnior (Whitehall), Codivite (Codilab), Complexan B (Upsifarma), Complexo B "Basi" (Basi), Complexo B "Basi" Xarope (Basi), Dagravit B Complex Drageias (Asta Medica), Dagravit B Complex Xarope (Asta Medica), Dagravit B1 Retard (Asta Medica), Dagravit total 30 (Asta Medica), Fosfo-astenil (Sanofi-Synthelabo), Linamin Plus (Seber), Neurobion (Merck), Polivitamínico "CPH" (CPH), Pramet (Abbott), Prenatal® (WLP), Protovit N Gotas (Roche), Revital (Basi), Stresstabs 600 (Whitehall), Supradyn Cápsulas (Roche), Supradyn Comp. Eferv. (Roche), Tonosol (Unifa), Totaforte (Asta Medica), Tridocémine (Roussel), Trifosfaneurina (Lepori), Varimine Comprimidos (Atral), Varimine Gotas (Atral), Varimine Stress (Atral), Varimine Xarope (Atral), Vi-dailin (Abbott), Vitaglumil (Salusif), Vitanor (Medical), Vitasten (Pfizer), Viterra terapêutica (Pfizer).

Outra informação sobre o medicamento Bê-cê (Codilab), Becozyme (Roche), Bécozyme C (Roche), Bio-strath (Crefar), Cebion Multi (MERCK), Centrum Fórmula Avançada (Whitehall), Centrum Júnior (Whitehall), Codivite (Codilab), Complexan B (Upsifarma), Complexo B "Basi" (Basi), Complexo B "Basi" Xarope (Basi), Dagravit B Complex Drageias (Asta Medica), Dagravit B Complex Xarope (Asta Medica), Dagravit B1 Retard (Asta Medica), Dagravit total 30 (Asta Medica), Fosfo-astenil (Sanofi-Synthelabo), Linamin Plus (Seber), Neurobion (Merck), Polivitamínico "CPH" (CPH), Pramet (Abbott), Prenatal® (WLP), Protovit N Gotas (Roche), Revital (Basi), Stresstabs 600 (Whitehall), Supradyn Cápsulas (Roche), Supradyn Comp. Eferv. (Roche), Tonosol (Unifa), Totaforte (Asta Medica), Tridocémine (Roussel), Trifosfaneurina (Lepori), Varimine Comprimidos (Atral), Varimine Gotas (Atral), Varimine Stress (Atral), Varimine Xarope (Atral), Vi-dailin (Abbott), Vitaglumil (Salusif), Vitanor (Medical), Vitasten (Pfizer), Viterra terapêutica (Pfizer).

Fonte: www.millenniumbcp.pt

vitamina B1
Faz parte do complexo B
Sinonímia: tiamina, aneurismas

FUNÇÃO
Tem efeito antineurítico e sua ação é antiberibérica. É indispensável a saúde do sistema nervoso, dos músculos e do coração. E como fator de crescimento normal, da regularidade do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. (transforma carboidratos em energia), e da manutenção do apetite. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro. Faz respiração tecidual. Melhora a atitude e o raciocínio. Útil na digestão.

CLASSIFICAÇÃO
Termolábil e hidrossolúvel.

METABOLISMO
A tiamina é absorvida principalmente na parte superior do duodeno e um aumento significativo da concentração tiamínica é observado na secção distal do intestino somente após ingestão de grandes doses. Depois de absorvida, a tiamina, através da mucosa intestinal, é transportada para o fígado, por meio da circulação portal e, dessa forma, parte da vitamina aí encontra retorna ao lúmen intestinal com a bile, em um ponto bem distante do local de absorção máxima. Na sua quase totalidade , a tiamina é introduzida com os alimentos, em partes sob sua forma livre (especialmente os alimentos de origem animal), e mais freqüente, sob forma de pirofosfato.

A tiamina absorvida pelo intestino delgado sofre fosforilação na mucosa intestinal, sendo absorvida sob essa forma. Quando da administração oral de doses elevadas, alguma tiamina pode ser secretada pela mucosa intestinal dentro do lúmen, aparecendo nas fezes sob forma de tiamina não absorvida.

Já nos alcoólatras parece existir uma deficiência de absorção de tiamina que provavelmente em grande parte é responsável pela incidência de déficit tiamínico observado nesses indivíduos.

A tiamina é encontrada nas células como monofosfato ou pirofosfato e distribuída em todos os tecidos e as mais altas concentrações encontram-se no fígado, cérebro, rim e coração.

DEFICIÊNCIA
Produz béri-béri, (insuficiência cardíaca e manifestações nervosas). Em geral o béri-béri ocorre em indivíduos com dieta rica em glicídeos e baixa em tiamina. Também causa Síndrome de Wernicke – Korsakoff, perda de peso, nervosismo, fraqueza muscular; distúrbios cardiovasculares e gastrointestinais, confusão mental, depressão, letargia, instabilidade emocional, irritabilidade.

EXCESSO
As vitaminas hidrossolúveis não são tóxicas e as quantidades armazenadas no corpo são normalmente pequenas. Quando ingeridas em excesso em relação a necessidade corporal, elas são facilmente excretadas na urina e, assim devem ser continuamente supridas na dieta.

FONTES
Carne de porco, cereais integrais e legumes são fontes mais ricas de tiamina. Nozes, lentilha, soja, gema de ovo, fígado, coração, presunto, levedo de cerveja. As camadas externas dos grãos são particularmente ricas em tiamina. Assim, a farinha de trigo integral é uma boa fonte da vitamina, enquanto o pão branco, preparando a partir do grão moído é pobre em tiamina. Leite, verduras, rabanete, batata-doce, espinafre, maçã, damasco, ameixa, banana. Cozimento álcool, cafeína e antiácidos destroem a vitamina B1.

Fonte: vitaminas.netsaber.com.br

vitaminas B1
Como todas as vitaminas do complexo B, qualquer excesso é excretado e não armazenado no organismo. Deve ser reposta diariamente.

As vitaminas B são sinérgicas, ou seja, mais potentes juntas do que quando usadas separadamente. A necessidade dessas vitaminas aumenta durante as enfermidades, a estafa e em cirurgia.

Também é conhecida como a vitamina da disposição, devido aos efeitos benéficos sobre o sistema nervoso e disposição mental, além de ter efeito diurético.

Benefícios
Estimula o crescimento.
Ajuda na digestão, particularmente de carboidratos.
Aumenta a disposição mental.
Mantém o funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração.
Ajuda a combater enjôos.
Alivia dores dentárias pós-operatórias.
Auxilia no tratamento da herpes-zóster.

Doenças causadas pela deficiência
Beribéri.

Fontes Naturais
Levedura seca, farelo de arroz, trigo integral, cereais, amendoim, carne de porco, a maioria dos vegetais, farelo de trigo, leite.

Recomendação Pessoal
Se você fuma e gosta de bebidas alcoólicas ou consome muito açúcar, precisa de uma quantidade maior de vitamina B1.

Se está grávida, no período de amamentação ou tomando pílula anticoncepcional, tem uma maior necessidade dessa vitamina.

Algumas pessoas tem o hábito de ingerir antiácido após as refeições, estará perdendo a tiamina que conseguiu do alimento.

Em situações de estafa, enfermidade, ansiedade, trauma e período pós-cirúrgicos, a dose de complexo B, que inclui a tiamina, deve ser aumentada.

Fonte: www.saudenarede.com.br

Vitamina B1
Tiamina
Esta vitamina em muitas das suas funções se destaca por interferir diretamente no metabolismo de proteínas, gorduras e principalmente de carboidratos. A tiamina tem função de coenzima* no organismo quando se liga ao um P (fósforo).

As principais fontes desta vitamina são as carnes (boi, víceras, porco, aves), a gema do ovo e os grãos integrais (germe dos grãos).

A deficiência da vitamina B1 é rara e é chamada de Beribéri. Seus principais sintomas são relacionados ao Sistema Nervoso Central pela falta de glicose (desordem no metabolismo dos carboidratos), como a fadiga, depressão, instabilidade emocional, anorexia e retardamento do crescimento. Esse distúrbio ocorre muito em alcoólatras ou em regiões onde a alimentação básica é de cereais refinados.

Co-enzima é uma substância que tem como principal característica, assim como as enzimas, atuar nas células de forma com que estas exerçam suas devidas funções. A co-enzima é uma "ajudante" da enzima.

Fonte: www.nutrimais.com

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada