misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Arquiteto de sistemas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O arquiteto de sistemas é o profissional da área de informática responsável pela concepção, desenho e desenvolvimento da arquitetura de sistemas computacionais. Dentre as suas responsabilidades podemos destacar:

determinar as necessidades de todas as pessoas envolvidas ou afetadas por qualquer mudança num sistema de informação;
fazer uma análise de alto nível nos requisitos do sistema, baseada nas necessidades dos usuários ou de restrições como custos e cronograma;
garantir que estes requerimentos sejam consistentes, completos, corretos e operacionalmente definidos;
realizar análises da relação custo/benefício para determinar a melhor forma de atender a um requerimento;
organizar os algoritmos (e outros processos) em módulos discretos de forma a minimizar a comunicação entre módulos e entre usuários e módulos;
organizar os sistemas em camadas de subsistemas e componentes que podem ser gerenciados por apenas um responsável subordinado ao arquiteto;
garantir que foi desenvolvida a arquitetura mais robusta possível;
criar um procedimento de testes, em conjunto com os desenvolvedores e usuários, para garantir que o nível de qualidade inicialmente proposto para o sistema seja alcançado;
gerar esboços, modelos, protótipos e manuais de usuário, com o objetivo de manter os desenvolvedores e usuários constantemente atualizados, das decisões tomadas para permitir a construção do sistema.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiteto_de_sistemas


UMA ARQUITETURA GENÉRICA PARA SISTEMAS DE BIBLIOTECA DIGITAL COMO PRETEXTO PARA CRIAÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISA
Luís Fernando Sayão


Resumo


As bibliotecas digitais são sistemas bastante complexos que integram um conjunto de serviços voltados para a captura, a catalogação, o armazenamento, a busca, a recuperação, a preservação e a gestão da informação digital. Cada uma das diferentes concepções de biblioteca digital adota um modelo e uma arquitetura diferente. O presente trabalho discute os conceitos e os princípios básicos envolvidos nos projetos e na arquitetura de sistemas de bibliotecas digitais, ao mesmo tempo em que propõe uma arquitetura genérica para esses sistemas. A partir dessa arquitetura extrai-se uma lista de temas de pesquisa para a área. Esses temas têm como objetivo cobrir as principais questões da área de bibliotecas digitais.

http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/22



Ciência da Informação
Print version ISSN 0100-1965
Ci. Inf. vol. 26 no. 1 Brasilia Jan./Apr. 1997
doi: 10.1590/S0100-19651997000100006
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL :
SISTEMAS ESPECIALISTAS NO GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO



Raquel Dias Mendes





Resumo
O principal objetivo deste artigo é propor um modelo para sistemas de gerenciamento da informação baseado em técnicas de inteligência artificial.
O modelo propõe uma arquitetura de sistema especialista para gerenciamento da informação, sugerindo a utilização de um analisador semântico embutido na interface do usuário final.
A abordagem enfatiza a dificuldade em se obter informações com precisão e qualidade, para apoiar tomadores de decisões, e a necessidade de prover os usuários finais com mecanismos, poderosos, capazes de analisar, selecionar e direcionar-lhes informações, de acordo com as necessidades e urgências de cada um.
Palavras-chave
Inteligência artificial; Sistemas especialistas; Sistemas de informação.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19651997000100006&script=sci_arttext

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada