misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Recortes de jornais da Biblioteca do Senado serão digitalizados

Institucional
12/08/2010 - 11h26
Recortes de jornais da Biblioteca do Senado serão digitalizados

Um acervo de três milhões de recortes de jornais sobre os mais variados assuntos - aproximadamente cinco mil temas -, coletados pela Biblioteca do Senado desde 1974, sairá das estantes deslizantes, climatizadas e com sistema de segurança, onde estão armazenados, para entrar no espaço virtual da internet, por meio da digitalização. Com isso, uma enorme gama de informações estará à disposição de toda a população brasileira e também de interessados em todo o mundo.

O processo de digitalização será realizado pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Gráfica do Senado) que, com esse trabalho, inicia uma nova modalidade de prestação de serviço.

A conclusão da primeira etapa está prevista para o final deste ano. São cerca de 160 mil recortes de jornais sobre eleição, partido político e legislação eleitoral. Quando o trabalho de digitalização estiver concluído, os interessados poderão ter acesso ao texto completo da notícia, com a recuperação podendo ser feita por autor, título, nome do jornal, data e assuntos, no site da Biblioteca Digital do Senado, pelo endereço http://www2.senado.gov.br/bdsf/.

- É um projeto importante para a memória brasileira, possibilitando o acesso ao nosso patrimônio histórico sobre ciências políticas e sociais em língua portuguesa. Vai representar uma mudança absoluta na democratização do acesso à informação - afirma a diretora da biblioteca, Simone Bastos Viera.

Edição completa

Além de guardar os recortes de jornais classificados por temas, a Biblioteca do Senado mantém, em arquivos, a edição completa do jornal em papel, trabalho que teve início em 1985 e já conta com mais de 60 mil exemplares. Em microfilmes, há exemplares de alguns jornais mais antigos. Há preciosidades nesses espaços, como a coleção do Correio Braziliense de 1808 a 1974.

Atualmente, nove jornais de circulação nacional são arquivados diariamente, em sua versão completa: O Globo, O Dia, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Valor Econômico. Dessas mesmas publicações, são feitos os recortes guardados em papel. Mesmo com o processo de digitalização desse material, a versão integral dos periódicos continuará sendo arquivada.

Pesquisas

Cerca de mil e quinhentas consultas são feitas anualmente ao material microfilmado. O usuário conta com uma sala na biblioteca para realizar sua pesquisa em máquinas apropriadas para a leitura, podendo gravar os arquivos de seu interesse em CDs ou pendrives.

Já as consultas aos recortes de jornais são estimadas em 34 mil a cada ano, por item solicitado. Enquanto todo o acervo de recortes não estiver digitalizado, o usuário poderá continuar realizando pesquisas na Biblioteca do Senado, em Brasília. É cobrado apenas o valor de R$ 0,30 pela cópia de cada recorte solicitado.

Constituinte

Em 1987, a Biblioteca iniciou um processo pioneiro de digitalização de recortes de jornais sobre a cobertura da Assembleia Constituinte. O banco de dados sobre esse assunto conta atualmente com cerca de 34 mil textos digitalizados e acessíveis aos usuários em qualquer terminal de computador.

A Biblioteca também deu início, em 2004, à clipagem eletrônica de alguns jornais, reunindo, em um banco de notícias, o material que as empresas jornalísticas disponibilizam diariamente na internet. Esse banco já conta com quase 132 mil notícias, que podem ser recuperadas por título, autor, assunto e data. Paralelamente a esse trabalho, o recorte dos jornais continua sendo realizado para as notícias que não são encontradas na internet.


Denise Costa / Repórter da Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



http://www.senado.gov.br/noticias/print.aspx?codNoticia=103903

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada