misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Conteúdos Biblioteconomia


A Universidade

A Universidade de Évora foi fundada em 1559 e durante dois séculos destacou-se pelo seu papel na formação das elites e dos missionários do reino. Restaurada como Universidade pública em 1973, orienta desde aí a sua actividade para responder às novas exigências da Sociedade. Está especialmente vocacionada para a formação de recursos humanos que querem conquistar uma posição de relevo pelo mérito e pelo anseio de melhor servir a comunidade. Assim, a UÉ vem-se afirmando pela alta qualidade da sua formação, associada a valores perenes como o respeito mútuo, o desejo de saber, a honestidade intelectual e a liberdade de pensamento.

Somos actualmente uma Universidade moderna, com Centros de Investigação de qualidade, avaliados por painéis internacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, dispondo de um corpo docente altamente qualificado, integrando redes internacionais e programas de mobilidade que facultam aos seus estudantes e docentes oportunidades de contactos com as realidades de outros Países. Temos uma forte ligação às empresas procurando que o saber produzido não fique confinado às nossas paredes, ainda que históricas, mas seja posto ao serviço do desenvolvimento económico e social nos diferentes campos em que desdobramos a nossa actividade. E nesse permanente processo de transferência de conhecimento e de tecnologia propiciamos aos nossos alunos contactos fecundos com o tecido produtivo e com a cultura, preparando-os para os exigentes desafios de uma sociedade em acelerado processo de transformação estrutural.

No ano lectivo de 2010/11 estarão abertos 36 cursos de licenciatura, 85 cursos de mestrado (3 dos quais Erasmus Mundus) e 33 programas de doutoramento nas mais variadas áreas do saber, os quais estão já adequados ao processo de Bolonha e registados na Direcção-Geral do Ensino Superior. Reconhecemos a formação adquirida nos quartos ou quintos anos das antigas licenciaturas para efeitos de prosseguimento de estudos de mestrado. A diversificada oferta de acções de formação ao longo da vida, creditáveis para seguimento de outros ciclos de estudos, garante a actualização de conhecimentos num mundo em constante mudança. A Universidade é internacionalmente reconhecida, sendo regularmente avaliada pela European University Association e tendo sido aceite como membro da Magna Charta Universitatum.

Os nossos estudantes provêm de todo o País e de países estrangeiros. Na UÉ encontram a rara e preciosa combinação de um ensino de elevada qualidade ligado à investigação de vanguarda e ao contexto empresarial com um bom ambiente na dimensão humana e afectiva, onde é fácil fazer amigos e fruir de uma intensa vida cultural, onde se alia o estudo ao divertimento salutar, onde é fácil o acesso aos docentes para ajudar a esclarecer as dúvidas e apoiar a orientação dos percursos formativos. Pela confluência de todos estes aspectos, fundamentais para uma formação integral, a Universidade de Évora assume-se hoje, cada vez mais, como uma genuína comunidade académica. Daí que, aqueles que tiveram de partir depois de terminar o seu curso, levaram consigo a saudade e muitos cá voltam para prosseguir estudos de nível mais avançado. Com os cerca de oito mil alunos dos vários graus de ensino que ministramos, somos uma Universidade com a dimensão adequada, que não se quer afirmar pela dimensão mas por um autêntico espírito académico.

Se quer vir partilhá-lo connosco e connosco construir as bases para um futuro de qualidade, seja bem-vindo à nossa comunidade, que foi buscar a Camões o lema que a guia: “Honesto estudo com longa experiência misturado”.

O Reitor, Professor Carlos Brauman


Motores de Busca:

http://www.bib.uevora.pt/motores-de-busca

http://www.intute.ac.uk

http://bubl.ac.uk

http://scholar.google.com.br

http://www.scirus.com

http://www.strategian.com

http://www.scientificcommons.org

http://www.scientific-search-engines.com

http://www.ojose.com



http://www.uevora.pt

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada