misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A importância da reposição de líquidos durante o exercício

Correio Braziliense

A importância da reposição de líquidos durante o exercício

Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena






Durante a realização de atividade física em diferentes condições ambientais, como temperatura, umidade, exposição solar e ao vento, o exercício pode causar uma elevação da temperatura corporal (central e da pele), que leva a respostas corporais para eliminação do calor como aumento da secreção de suor e do fluxo sanguíneo da pele.

A maioria dos consensos sobre reposição de líquidos no exercício preconiza que todo o peso perdido durante o exercício deve ser reposto com a ingestão máxima tolerada de líquidos para melhorar o desempenho e prevenir a desidratação.

Devemos ingerir líquidos antes, durante e após o exercício físico. Para garantir que o indivíduo inicie o exercício bem hidratado, recomenda-se que ele beba cerca de 250 a 500 ml de água, duas horas antes da atividade.

Durante o exercício recomenda-se iniciar a ingestão já nos primeiros 15 minutos e continuar bebendo a cada 15 a 20 minutos. O volume a ser ingerido varia conforme as taxas de sudorese, na faixa de 500 a 2.000 ml/hora. Se a atividade durar mais de uma hora, ou se for intensa do tipo intermitente mesmo com menos de uma hora, devemos repor carboidrato na quantidade de 30 a 60 gramas por hora e sódio na quantidade de 0,5 gramas por litro (exemplo: duas garrafas pet de 500 ml de uma bebida esportiva).

A bebida deve estar numa temperatura em torno de 15 a 22 graus celsius e apresentar um sabor de acordo com a preferência do indivíduo. Após o exercício físico, deve-se continuar ingerindo água para compensar as perdas adicionais de água pela urina e sudorese. Deve-se aproveitar para ingerir carboidratos, em média de 50g de glicose (através de um alimento rico em hidrato de carbono), nas primeiras duas horas após o exercício para que se promova a ressíntese do glicogênio muscular e o rápido armazenamento de glicogênio nos músculos e no fígado.

http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_42/2010/08/11/ficha_saudeplena_fitness/id_sessao=42&id_noticia=27185/ficha_saudeplena_fitness.shtml?parceiro=correioweb

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada